sábado, 16 de janeiro de 2010

Efeito dominó

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


O vice-governador Paulo Octávio comunicou à cúpula do DEM que não pretende se candidatar ao governo do Distrito Federal em 2010. “Foi uma decisão familiar, tomada com a minha esposa e os meus filhos”, disse ontem, à coluna, por telefone, direto de Nova York. A prioridade de Paulo Octávio, segundo um assessor, é a preservação do grupo empresarial que lidera há 30 anos. Pesou na balança a posição irredutível da esposa de Paulo Octávio, Ana Cristina, neta de Juscelino Kubitschek, e a opinião dos quatro filhos. A decisão foi tomada nos Estados Unidos, onde Paulo Octávio passou o fim de ano com a família. E foi comunicada ao presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Com isso, o sistema de poder que administra o Distrito Federal, cujo vértice era composto pelo governador José Roberto Arruda e o vice Paulo Octávio, está praticamente fora da disputa de 2010. É praticamente impossível uma recomposição das forças políticas que sustentam o atual governo com o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), que é candidato ao Palácio do Buriti. Tanto Arruda, que luta para chegar ao final do mandato, como Paulo Octávio, em vias de abandonar a política, atribuem a Roriz a responsabilidade pelas denúncias feitas pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa.

Búzios

Nos bastidores das investigações realizadas sob sigilo de Justiça, muita água ainda vai rolar. O próximo a desistir de disputar as eleições de 2010 pode ser o ex-governador Joaquim Roriz , em cuja administração teria se iniciado o suposto esquema de cobrança de propina de fornecedores que teria irrigado o “mensalão” da Câmara Legislativa. Roriz não teria o corpo fechado para enfrentar os desdobramentos das investigações.


Sucessão

Com Paulo Octávio fora da disputa, o caminho ficou mais aberto para a coalizão que está sendo articulada pelo candidato do PT, Agnelo Queiroz (foto), já que o senador Cristovam Buarque, do PDT, pretende apenas renovar seu mandato no Senado. O petista explora a radicalização do confronto entre Arruda e Roriz.

Zunindo

A mosca na sopa de Agnelo, porém, parece ser o jovem deputado distrital José Antônio Reguffe (foto), que o PDT pretende lançar candidato ao Governo do Distrito Federal. Se Roriz desistir da disputa, a eleição seria um embate entre Agnelo e Reguffe.

Alambrado

Quem anda costeando o alambrado é o deputado Alírio Neto (PPS), presidente da CPI que investiga o escândalo de Brasília. Ex-secretário de Justiça do governo Arruda, deixou a administração por decisão da cúpula da legenda, mas se mantém na base governista na Câmara Legislativa. Sua atuação na CPI ainda é uma incógnita. Alírio sonha com os votos de Arruda, mas o PPS migrou para a oposição.

Portal

Os trabalhadores que quiserem se formalizar como pequenos empresários vão contar, a partir de 8 de fevereiro, com um novo sistema na internet, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O sistema poderá superar a meta de 1 milhão de trabalhadores formalizados como empreendedores até o fim deste ano.
O programa Empreendedor Individual estima os trabalhadores informais em 11 milhões

Irmãos/ O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ainda não desistiu do apoio do senador Osmar Dias (PDT), que pretende concorrer ao governo do Paraná. O candidato do PSDB a governador é o prefeito de Curitiba, Beto Richa. O pedetista é irmão do senador Álvaro Dias, que pleiteava a vaga de
candidato tucano.

Fórum/ O Fórum Social Mundial (FSM) de 2010, que completa 10 anos, será descentralizado. Serão 27 locais espalhados pelo mundo. A abertura será em Porto Alegre, de 25 a 29 deste mês, mas haverá eventos em Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. O presidente Lula e seus colegas Evo Morales (Bolívia), Mojica (Uruguai) e Fernando Lugo (Paraguai) já confirmaram presença. Candidatos à sucessão de 2010, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Ciro Gomes (PSB) também.

Azebundsman/ Em relação à nota Bolsa, publicada ontem, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) esclarece que não está previsto reajuste do Bolsa Família neste ano. O governo repassará aos beneficiários mais de R$ 13,1 bilhões, mas lembra que o terceiro e mais recente reajuste do Bolsa Família foi de 10% e ocorreu em setembro de 2009. Deve-se a esse reajuste a ampliação dos recursos destinados ao Bolsa Família no Orçamento de 2010.

Imprevisível

No Chile, a eleição de amanhã é imprevisível. Eduardo Frei, candidato da Concertação, chega ao segundo turno empatado com Sebastián Piñera, candidato conservador, que venceu o primeiro turno.

Nenhum comentário: