terça-feira, 12 de junho de 2012

Tempo fechado

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 10/06/2012
Estão marcados os depoimentos dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF) na CPI mista do caso Cachoeira, na qual o PT e o PSDB se digladiam. Além disso, uma reunião administrativa da comissão deverá examinar a convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot e do dono da Delta Construções, Fernando Cavendish, arrastando o PMDB para o olho do furacão.

» » »

O depoimento de Perillo será na terça-feira, às 10h15, quando o governador goiano terá que explicar a tortuosa operação de venda da casa em que Cachoeira foi preso pela Polícia Federal, durante a Operação Monte Carlo. O depoimento do governador do Distrito Federal está marcado para quarta-feira, no mesmo horário. O petista será questionado sobre contratos de recolhimento de lixo no DF com a Delta, cuja rescisão foi anunciada na semana passada.

» » »

PT e PSDB se acusam mutuamente. E o PMDB não está gostando nada disso, porque pretende manter o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), longe da CPI. O que faz os ânimos se exaltarem é a quebra do sigilo bancário da Delta.

Sigilo

O PT se articula para aprovar a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do governador Marconi Perillo na CPI do Cachoeira, na quinta-feira. As condições políticas precisarão ser criadas durante o depoimento do governador goiano. O PMDB ainda não se convenceu a tomar a iniciativa. Apenas o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) pretende votar a favor da quebra de sigilos. Ele é o suplente da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT).

Ciranda

A bancada do PSDB na CPI do Cachoeira começa a revelar fissuras. Alguns defendem a tese de que o governador Marconi Perillo deve se antecipar à comissão e abrir os sigilos bancário e fiscal. O rolo com a venda da casa do governador goiano para o bicheiro minou a solidariedade partidária.

Gabinetes

Ex-chefe de gabinete de Perillo, Eliana Gonçalves Pinheiro deve ser convocada a depor na CPI. Segundo a PF, ela era o contato com Cachoeira e sabia das investigações envolvendo aliados do contraventor: Eliane avisou o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Geraldo Messias, aliado de Perillo, que agentes da PF fariam uma busca na residência dele. Outro que deve ser convocado é Cláudio Monteiro, ex-chefe de Gabinete de Agnelo.

Despedida

O ministro do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso completará 70 anos em 3 de setembro. Como deve se aposentar ainda em agosto, talvez tenha que sair da Corte antes de o julgamento do mensalão terminar. Nada impede, porém, que se despeça do tribunal apresentando o seu voto.

Deriva

Acionistas do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), as empreiteiras Queiroz Galvão e Camargo Corrêa estão no sufoco. Por causa do vexame do petroleiro João Cândido, o navio que não queria navegar, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, mandou a Transpetro suspender os contratos de construção de 16 dos 22 navios encomendados ao estaleiro. Vão ter que meter a mão no bolso para manter o EAS funcionando e receber as encomendas novamente. Quem está arrancando os cabelos com a perda dos investimentos é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o grande artífice da construção do estaleiro.

Adiantamento

Segundo a Petrobras, o Atlântico Sul não pode reclamar. Do valor total de R$ 2,2 bilhões da encomenda de 22 petroleiros e do casco da plataforma P-55, já recebeu um adiantamento de R$ 1,4 bilhão

Não se afinam//

As relações da presidente Dilma Rousseff com a cúpula do PMDB estão mais geladas do que nunca. Como as reuniões de coordenação de governo são cada vez mais raras, o vice-presidente Michel Temer foi completamente alijado do centro de decisões.

Fórum/ Começa amanhã o Fórum sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Durante cinco dias, os participantes do fórum tratarão de temas como mudanças climáticas, evoluções demográficas, saberes autóctones, transição rumo a uma economia verde e segurança da água.

Empresários/ Organizado pelo Pacto Global das Nações Unidas, a Rio+20 Corporate Sustainability Forum reunirá mais de 2 mil empresários, líderes governamentais e representantes da sociedade civil de diversas partes do mundo para discutir inovação e colaboração. A diretora da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, confirmou presença no evento, que será realizado de 15 a 18 de junho.

Nenhum comentário: