domingo, 10 de junho de 2012

Bananas de dinamite

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 09/06/2012

O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot quer assumir a condição de homem-bomba da CPI mista do caso Cachoeira, voluntariamente. Pretende depor para denunciar as pressões que teria sofrido de Carlos Cachoeira para favorecer a construtora Delta nas licitações do órgão.

Pagot também se propõe a denunciar suposta utilização de verbas públicas para financiamento de campanha eleitoral em São Paulo, no caso, recursos da obra do Rodoanel. Diante do que anda falando, nove requerimentos para convocação de Pagot já foram apresentados na CPI, mas, até agora, nenhum foi a votação.

Afastado do cargo de diretor-geral do Dnit durante a crise que derrubou o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), as declarações de Pagot reforçam as suspeitas de que o PT pretende atuar na CPI para atingir o ex-governador José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo. Curioso é que o ex-chefe de Pagot, o senador Nascimento, acaba de anunciar apoio ao candidato tucano.

Proteção

O senador Randolfe Rodrigues (foto), do PSol-AP, resolveu abrir as baterias contra o relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG). Segundo Randolfe, o parlamentar cria dificuldades para todos os requerimentos da oposição que possam envolver a Delta. "Tudo que tem interface com a empresa tem sido sobrestado", dispara.

Empresas

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), anunciou ontem que pretende requerer ao governo federal o nome de todas as empresas beneficiadas, nos últimos três anos, por financiamentos subsidiados concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Rubens quer saber se houve ajuda do BNDES a alguma empresa ligada ao contraventor Carlos Cachoeira.

Chapão

Candidato à Prefeitura de Salvador, Nelson Pellegrino (PT) deve receber o apoio do PDT na convenção do partido marcada para amanhã. Os trabalhistas preferem manter a aliança com o PT. O presidente da legenda, Carlos Lupi, negocia o acordo com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). O vice de Pellegrino, porém, deve ser o ex-secretário municipal de Transportes de Salvador José de Mattos, do PP. Além do PP e do PDT, Pellegrino conversa com o PSD, o PSC, o PSB, o PR, o PRP, o PTC e o PTdoB.

Colateral

O ex-governador e atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), teve a prisão preventiva e o bloqueio de R$ 500 mil em bens e contas bancárias solicitados pelo Ministério Público de Goiás. Administrador da segunda maior cidade do estado, é acusado de superfaturamento e desvio de recursos nos contratos de limpeza urbana assinados com a Delta, do empresário Fernando Cavendish.

Sem diálogo

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (foto), negocia com os líderes da oposição o fim da obstrução às votações na Comissão Mista de Orçamento, que não delibera há 40 dias. Líderes do DEM e do PSDB, respectivamente, Felipe Maia (RN) e Duarte Nogueira (SP) queixam-se da falta de interlocução com os governistas que atuam na comissão.

Crescimento

O IPCA mensal, desde setembro de 2011, vem apresentando quedas ininterruptas. Tanto que o IPCA acumulado em 12 meses passou de 7,31%, em setembro de 2011, para 4,99% em maio de 2012. O índice reforçou a estratégia do Banco Central de baixar a taxa Selic, mas não mexeu com as expectativas do mercado em relação ao crescimento neste ano: a previsão é de 2%.

Código

O deputado Bohn Gass (PT-RS), presidente da comissão que examina a medida provisória do novo Código Florestal, acredita que o relatório sobre o tema deve ser concluído até o início de julho. Será uma síntese do texto apresentado pelo governo e das 727 emendas de parlamentares. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) é o relator.

Intercâmbio

O PCdoB comandará o intercâmbio parlamentar entre Brasil e China, cujo grupo de trabalho foi instalado ontem na Assembleia Popular Nacional, em Pequim, sob presidência do deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI). O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), sacramentou o acordo. Também estão na China Perpétua Almeida (PCdoB-SC) e o líder do PT, Jilmar Tatto (SP).

Saúde

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta que permite o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o tratamento de doenças graves, especificando na lei as enfermidades abrangidas. O projeto tramita em caráter conclusivo pelas comissões da Casa.

Nenhum comentário: