terça-feira, 5 de junho de 2012

Moeda de troca

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 05/06/2012
 

A Executiva Nacional do PT se reúne hoje para escolher o candidato à Prefeitura do Recife. O secretário do Governo de Pernambuco,Maurício Rands, que perdeu a convenção para o atual prefeito, João da Costa, desistiu de disputar a prévia em favor da candidatura do senador Humberto Costa, que nem estava inscrito na disputa. João da Costa resolveu ir à luta: não cederá à pressão e desembarca em São Paulo com a proposta de realização de nova prévia. A anterior, ele venceu por estreita margem, mas o pleito foi anulado pela cúpula petista.

» » »

O PT romperá com a lei da gravidade no Recife se impedir um prefeito de pleitear a reeleição à qual tem direito de disputar. E cometerá uma violência a mais se decidir o assunto numa reunião de cúpula, sem aceitar a proposta de nova prévia para que os militantes da base escolham o candidato.

» » »

Toda essa confusão não existiria se não houvesse uma disputa local, mas a forma como o assunto está sendo encaminhado nada tem a ver com a brigalhada dos petistas pernambucanos. Trata-se, na verdade, de uma tentativa de resolver o problema do candidato do PT em São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad, nome ungido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que ainda não decolou.

Aliança

O PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), ameaça lançar candidato próprio na capital paulista e outro no Recife se João da Costa for candidato à reeleição. O veto ao atual prefeito e a indicação de um petista da confiança do governador pernambucano para candidato do PT no Recife seria uma forma de resolver o problema. Ou seja, a cabeça do prefeito é a solução para a aliança em São Paulo.

Vertical

A intervenção da cúpula do PT no Recife é o desdobramento de outra decisão vertical: a escolha do ex-ministro Fernando Haddad como candidato da legenda em São Paulo, imposição do ex-presidente Lula. A senadora Marta Suplicy (foto), que pretendia disputar as prévias da legenda, foi forçada a desistir da candidatura. No sábado, a petista não foi ao lançamento da candidatura de Haddad.

Mineirão 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), visitaram ontem as obras de reforma do Mineirão.
Estão confiantes de que o estádio, localizado na Pampulha, será concluído no prazo de 200 dias. As obras de reforma começaram em janeiro de 2010 e incluem o rebaixamento do gramado, a ampliação do estacionamento e uma tribuna de imprensa para 3 mil jornalistas. O estádio terá capacidade para 64 mil torcedores.

Salários

A Comissão mista que examina o aumento salarial de 937 mil servidores do governo federal se reúne hoje com o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton da Costa; a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes),Marina Barbosa Pinto; e o secretário de Assuntos Jurídicos da Federação Nacional dos Médicos, Antônio José dos Santos.

Juros/O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, comparece hoje à Comissão Mista de Orçamento para discutir a política monetária. A intervenção no Banco Cruzeiro do Sul esquentou a audiência.

Troca de guarda/ O ministro Celso Amorim participou da cerimônia de despedida da Fragata União, no Líbano, a convite do comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto. O navio foi substituído pela Fragata Liberal, que coordenará, até o ano que vem, a Força de Paz da ONU em Beirute.

Homenagem/ O centenário do ex-deputado federal Janary Nunes foi lembrado ontem, em sessão solene no Senado, com a participação do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), do senador Randolfe Rodrigues (PSol- AP), do deputado Sebastião Bala (PDT-AP) e do ex-governador do Amapá Nova da Costa. Janary foi o primeiro governador do Amapá, ainda na Era Vargas. No governo JK, presidiu a Petrobras.

CAIXA

Apesar da economia ter desacelerado no primeiro quadrimestre, o superavit primário do governo, de janeiro a abril, foi quase o dobro da meta de R$ 28 bilhões fixada pela equipe econômica para o período: R$ 45 bilhões

Nenhum comentário: