terça-feira, 22 de maio de 2012

Um mito por terra

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 22/05/2012
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comparece hoje à Comissão de Orçamento e Finanças do Senado para explicar as mudanças na caderneta de poupança. A oposição prometeu muito barulho caso a mudança fosse feita, mas limita-se a marcar posição na prática. Seus economistas até gostaram da alteração. A tese de que a caderneta de poupança é “imexível” é mais um mito que cai por terra.

O mito surgiu após o confisco da poupança pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, durante tentativa de eliminar a hiperinflação com mais um pacote econômico. Sua popularidade a partir daí começou a despencar. A medida provisória que trata da mudança nas regras de reajuste da caderneta de poupança, porém, não mexeu com a popularidade da presidente Dilma Rousseff e deve ser aprovada sem dificuldades.

O relator da MP da caderneta de poupança, deputado Henrique Fontana (PT-RS), somente apresentará seu parecer dia 29, mas não há grande controvérsia sobre as novas regras. Há consenso no mercado de que seria impossível baixar a taxa Selic a menos de 8,5% sem mexer na poupança. Ao fazer a mudança, o governo criou um ambiente favorável para forçar os bancos a reduzirem seus spreads bancários, que sempre foram muito mais altos do que os rendimentos da poupança.

Florestas

A presidente Dilma acerta os últimos detalhes dos vetos ao novo Código Florestal aprovado pelo Congresso com um olho nas queimadas da Amazônia e outro na Rio%2b20. Vem aí um pacote de medidas oficiais comprometidas com a economia sustentável, o que inclui o quesito responsabilidade ambiental nos novos contratos públicos de obras e serviços e nas compras de suprimentos pelo setor público. O prazo para sancionar o novo Código se esgota na sexta-feira.

Mão peluda

Se depender do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito João da Costa não será candidato à reeleição. A convenção do PT em que foi o primeiro colocado com 51,9% dos votos será anulada pela cúpula petista por fraude. O placar apertado contra Maurício Rands, chefe da Casa Civil do governo de Pernambuco, pode fazer do resultado da convenção uma vitória de Pirro. Na cúpula petista já se fala até na expulsão do prefeito.

Vacina // 

O Ministério da Saúde não pretende prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, com encerramento previsto para sexta-feira. Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde devem procurar os postos de saúde das 8h às 17h. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país. Foram vacinadas 13,4 milhões de pessoas

Na cabeça

O ex-governador Paulo Hartung, PMDB, já comunica aos aliados que será mesmo candidato a prefeito de Vitória, com um petista na vice. O prefeito João Coser (PT) mobiliza forças para aprovar a aliança e rejeitar a candidatura da deputada Irini Lopes (PT), ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que deixou o cargo para ser candidata. Considerado imbatível nas urnas, Hartung empurrou para trás a fila de aliados pretendentes ao posto: o ex-prefeito Luiz Paulo Velozzo Lucas (PSDB), o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) e o deputado estadual Luciano Rezende (PPS).

Recrudesceu

A bancada do PT pretende voltar à carga contra a revista Veja na CPI mista do caso Cachoeira. Ontem, o líder da bancada do PT, Jilmar Tatto, de São Paulo, distribuiu nota em defesa do presidente do PT, Rui Falcão, e contra a revista.

Fica

A saída do deputado Cândido Vaccarezza da CPI mista do caso Cachoeira não foi sequer cogitada pelos caciques da legenda na reunião de ontem à noite. O flagrante do torpedo para o governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB), que criou constrangimento para os governistas, vai para o folclore do PT. “Foi acidente de trabalho”, justifica um petista.

Consultoria

Ex-presidente da Delta, Fernando Cavendish procurou o empresário Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, para pedir conselhos sobre o caso Carlos Cachoeira. A conversa foi no meio da semana passada, em um hotel de Brasília. Gato escaldado, Veras advertiu-o de que o pior dos mundos é a empresa ser considerada inidônea pelo governo federal. Se depender da presidente Dilma Rousseff, é o que vai acontecer.


Sabatina/ A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve analisar nesta semana a indicação de Vinícius Marques de Carvalho para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por um período de quatro anos. Também serão analisadas a recondução de Alessandro Serafin Octaviani Luis (Conselheiro) e a indicação de Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo para a superintendência geral do conselho.

Resíduos/ O Ministério do Meio Ambiente está analisando o edital sobre o acordo setorial para a logística reversa de resíduos sólidos urbanos secos. Tanto fabricantes quanto indústria, distribuidoras e comerciantes participarão do acordo.

Nenhum comentário: