sábado, 19 de maio de 2012

Nós quem, cara-pálida?

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 19/05/2012
 
A blindagem dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), na CPI mista do caso Cachoeira por um suposto acordo entre PT, PMDB e PSDB não é unanimidade entre governistas e oposicionistas.

»   »   »

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Fernando Francischini (PSDB-PR) mandaram recado para os demais integrantes da CPI mista: não pactuam com esse entendimento.

»   »   »

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), anunciou ontem que o governador de Goiás, Marconi Perillo, pretende depor na comissão para esclarecer seu suposto envolvimento com Cachoeira. E que, até por isso, seria inevitável a convocação dos demais governadores. Alvaro enfrenta críticas na cúpula do PSDB por ter indicado Randolfe na vaga de um tucano. O senador do PSol não poupa críticas ao governador de Goiás.

Outra coisa

Flagrado por um cinegrafista do SBT mandando um torpedo para o governador fluminense, Sérgio Cabral — no qual diz: “A relação com o PMDB vai azedar na CPI, mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu (sic)” —, o petista Cândido Vaccarezza (SP) nega a intenção de blindar o peemedebista. “Nas 300 mil gravações feitas pela Polícia Federal, não existe nenhuma referência a ele, ou seja, não há nenhum envolvimento de Cabral com Cachoeira. A viagem a Paris do governador não é objeto de investigação da CPI”, argumenta Vaccarezza.

Carreiras//

A Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão reabriu as negociações do governo com os servidores das agências reguladoras e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). As propostas em discussão são a modernização das carreiras e os planos de cargo.


Tricotando

O ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG) esteve ontem com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), do PSB, no Recife. Amigos desde o tempo em que eram deputados federais, são aliados políticos em Minas e em outros estados onde tucanos e socialistas caminham juntos. “O PSB, desde a minha primeira eleição para o governo, era um dos principais aliados nossos e continua até hoje participando do projeto transformador que implementamos em Minas Gerais. Tenho que respeitar hoje a posição do partido do governador Eduardo Campos, do PSB aliado ao PT em nível federal, mas como já disse e repito, o futuro a Deus pertence.”

Ética
A bancada do PSDB no Senado pediu ao Conselho de Ética Pública da Presidência a abertura de processo administrativo contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel. O ministro divulgou nota na qual refuta críticas de que usou jatinho fretado por um empresário, em outubro do ano passado, para participar de seminário em Roma. Segundo o ministro, o Artigo 7º do Código de Conduta da Alta Administração Federal admite a participação em seminários e congressos, “desde que tornada pública eventual remuneração, bem como o pagamento das despesas de viagem pelo promotor do evento”.

Racismo

A juíza Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo, condenou a estudante Mayara Penteado Petruso a um ano, cinco meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo. A pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. Cabe recurso de apelação ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região. “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”, escreveu a estudante, logo após a divulgação do resultado das eleições para presidente da República em 2010. Os maiores índices de votação de Dilma foram registrados na Região Nordeste.

Fronteiras

Em duas semanas, o Comando Militar da Amazônia, por meio da Operação Ágata 4, monitorou as regiões de fronteira com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa. Apreendeu 33 quilos de cocaína em pasta, destruiu duas pistas de pouso irregulares, interditou cinco garimpos e apreendeu 235 embarcações

Estrada/ A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou ontem, no Diário Oficial da União, a homologação do resultado do leilão de concessão da Rodovia BR-101, no trecho entre o município de Mucuri (BA) e a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, o pior do país. Um recurso questionando o resultado foi indeferido pela ANTT.

Produção/
Entre os senadores que estão em seu primeiro mandato, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Ana Amélia (PP-RS) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) foram os que mais conseguiram aprovar projetos no Senado: cinco cada.


Nenhum comentário: