sexta-feira, 18 de maio de 2012

Acima das responsabilidades

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/05/2012
 
A cúpula do PT não desistiu de acertar contas com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na CPI mista do caso Cachoeira. Vê no engavetamento da Operação Vegas, anterior à operação Monte Carlo, uma oportunidade de representar contra Gurgel por crime de responsabilidade no Senado. Como se sabe, a Casa presidida pelo senador José Sarney (PMDB-AP) tem competência constitucional para afastá-lo do cargo.

»    »    »  

Os petistas acusam o procurador-geral da República de omissão no caso da investigação realizada pela Polícia Federal sobre as atividades criminosas do contraventor Carlos Cachoeira em Las Vegas, nos Estados Unidos, nas quais estaria envolvido também o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Os documentos foram encaminhados a Gurgel pela Polícia Federal em setembro de 2009.

»    »    »  

A gana da bancada petista contra o procurador-geral da República é fomentada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o pôs no rol dos desafetos. O problema é que a disposição dos petistas não é compartilhada pela cúpula do PMDB, o principal aliado da legenda no Congresso, que tem hegemonia no Senado e não quer encrenca com o Ministério Público Federal.

Acaso

A chamada Operação Vegas, mantida em sigilo de Justiça, na verdade foi um inquérito instaurado na Polícia Federal para apurar o vazamento de uma ação contra casas de jogos ilegais. No momento em que os grampos começaram a revelar o envolvimento de autoridades públicas com Carlos Cachoeira, o juiz responsável pela operação decidiu interromper as investigações e remeter o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República.

Infiltração

O contraventor Carlos Cachoeira comandava uma ampla rede de policiais cooptados na Polícia Federal, na Polícia Rodoviária Federal e nas polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, cujos sigilos foram quebrados ontem pela CPI mista. Além do sargento reformado da Aeronáutica e ex-investigador da Abin Idalberto Matias de Araujo — o Dadá —, dois delegados da PF, seis da Polícia Civil de Goiás, um coronel, dois tenentes-coronéis, um major e um capitão da PM goiana também faziam parte da rede.

Arapongas

O Comando da Aeronáutica abriu investigação sobre a atuação, por conta própria, de agentes vinculados aos serviços de inteligência das Forças Armadas. O sargento aposentado Idalberto Matias de Araujo, o Dadá, prestou um longo depoimento aos investigadores da Força. A serviço de Cachoeira, Dadá operava com o sargento da PM Jairo Martins de Souza, lotado na Casa Militar do GDF; o policial civil do Distrito Federal Joaquim Thomé Neto; e o policial aposentado Marcelo de Oliveira Lopes, especialista em informática. Foi essa equipe que filmou os encontros do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu com vários integrantes do governo num hotel de Brasília.

Joias


A Polícia Federal apreendeu na casa de Carlos Cachoeira cerca de R$ 1,5 milhão em dinheiro vivo, mas as joias da mulher do contraventor, Andressa Mendonça, não. Quando os policiais que faziam a operação de busca e apreensão localizaram as joias, ela não permitiu que fossem levadas com o argumento de que todas eram presentes do ex-marido, Wilder Pedro de Morais, suplente do senador Demóstenes Torres. “O Carlinhos até agora não me deu nenhuma”, argumentou.

Royalties

Relator do polêmico projeto de partilha dos royalties de petróleo da camada pré-sal, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) está conversando com os líderes de todos os partidos para que seja possível a votação, ainda este mês, do relatório. Seis medidas provisórias trancam a pauta da Câmara.

Encontro

A presidente Dilma Rousseff terá hoje, em São Paulo, um encontro privado muito especial. Visitará em Taboão da Serra o ex-arcebispo de São Paulo dom Evaristo Arns. Seria o presidente natural da Comissão da Verdade, não fosse a idade avançada e o estado de saúde frágil. O cardeal liderou a luta em defesa dos direitos humanos durante o regime militar e coordenou o maior levantamento já feito sobre a tortura e o assassinato de prisioneiros políticos nos anos de chumbo.

Pedofilia

Apenas nos primeiros quatro meses de 2012, o módulo Criança e Adolescente do Disque 100 registrou um aumento de 71% das ocorrências de exploração sexual de menores em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril deste ano, foram 34.142 denúncias.

Nas costas/ O Palácio do Planalto não está gostando da convocação de ministros para depor em comissões da Câmara e do Senado. Nesta semana, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, teve que explicar na Câmara o caso das lanchas do Ministério da Pesca. Guido Mantega, da Fazenda, conseguiu adiar seu depoimento no Senado por uma semana. Quem também adia um depoimento na Câmara é o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

Universidades/ O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, enfrenta a primeira greve: professores de 33 universidades federais aderiram à paralisação da categoria deflagrada ontem, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Os profissionais pedem a reestruturação do plano de carreira e melhoria das condições de trabalho.

Colaboraram Josie Jerônimo e Rosana Hessel

Nenhum comentário: