terça-feira, 30 de agosto de 2011

Troca de guarda

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, ontem, em seu ex-blog, pôs o dedo na ferida da oposição. " A espetacularização eleitoral reforça o fator imagem. Por mais que se tente estender a vida útil dos políticos para cargos majoritários, há um limite (....) As gerações políticas brasileiras de 1964 e 1968 estão se aproximando daquela fronteira."


» » »

De fato, a troca de guarda nos partidos é uma tendência natural, mas não se dá sem tensões, principalmente quando o velho está morrendo e o novo ainda não nasceu. O problema é mais grave na oposição, cujos líderes nacionais vêm de três derrotas sucessivas. É exemplar, neste caso, a disputa entre os ex-governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) pela vaga de candidato a presidente da República em 2014.

» » »

Maia assinala que os partidos utilizarão as eleições de 2012 para buscar a renovação. "Em 2014, as gerações de 64 e 68 estarão no entorno de 70 e 74 anos. No mundo todo — e há muitos anos — que os chefes de governo/presidentes estão na faixa dos 50 anos", lembra. As exceções reforçariam a regra da renovação. "Dessa forma, não serão surpreendidos em 2014 e, daí por diante, com o esgotamento evidente das gerações de 64 e 68 na disputa presidencial", aposta.

Cariocas

Para ilustrar sua tese, Maia lembra que três candidatos a prefeito do Rio de Janeiro têm menos de 45 anos: o prefeito peemedebista Eduardo Paes (foto), candidato à reeleição; e os deputados Rodrigo Maia (DEM) e Octávio Leite (PSDB). Stepan Nercessian (PPS) é um pouco mais velho.

Paulistanos

Em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva força a barra no PT para emplacar o ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), que também é jovem, como candidato a prefeito. Encampou a mesma tese da renovação. Outros postulantes também são novos, como a ex-vereadora Soninha Francine (PPS) e o deputado Gabriel Chalita (PMDB). No PSDB, ainda há expectativa de que o ex-governador José Serra se candidate, o que seria a exceção.

Retaguarda

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara analisa hoje requerimento do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) que solicita a convocação da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O parlamentar quer explicações sobre a relação entre a ministra e Claudionor de Macedo, da ONG Cesap, para a qual Ideli destinou emendas parlamentares entre os anos de 2007 e 2010, como senadora. Claudionor foi coordenador de campanha de Ideli para o governo de Santa Catarina.

Internacional

Não será surpresa se for cantada a Internacional no seminário que o PT promoverá na quinta-feira, em Brasília, para discutir a crise mundial e os rumos da esquerda no mundo. Estão confirmados representantes de 19 países, entre eles os do Partido Comunista Chinês. Socialistas latino-americanos, europeus e orientais confirmaram presença.

Correição

O Ministério Público Federal (MPF) abre as portas hoje para quem tiver alguma reclamação ou sugestão sobre a atuação dos subprocuradores gerais da República. A iniciativa faz parte de um processo de correições, em realização pelo órgão. Até o gabinete do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sofrerá inspeção sobre eficiência e pontualidade.

Tabagismo

Ontem foi dia de combate ao tabagismo. Responsável por vários tipos de câncer — de boca, faringe, estômago e, principalmente, de pulmão. Só no Brasil, o cigarro mata por ano 20 mil fumantes

Lutadores/ O ex-pugilista e deputado federal Acelino Popó Freitas (PRB-BA) apresentou projeto de lei para regulamentar as Lutas Marciais Mixadas (MMA – sigla em inglês) no Brasil. Popó aproveita o embalo da popularidade que a modalidade ganhou nos últimos meses para profissionalizar de vez a luta no país. Segundo o deputado, a marca do maior evento de MMA vale US$ 1 bilhão.

Em solo/ A Polícia Federal está desenvolvendo tecnologia de integração para o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) comprado de Israel com os Vants do Exército, produzidos com tecnologia nacional. A ideia é permitir que os dois modelos possam compartilhar imagens coletadas e que o material seja disponibilizado tanto para a PF como para a Defesa.

Não vai/ O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), avisa que não irá à reunião convocada pelas tendências de esquerda do PT para constituir um campo unificado, para a qual foi convidado, nem na qualidade de líder da bancada. A Executiva Nacional do PT, da qual faz parte, se reúne no mesmo dia.

Eleições//

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove amanhã a última das três audiências públicas sobre as eleições municipais do ano que vem. Serão discutidos os atos preparatórios do pleito, propagandas eleitorais e a conduta dos agentes públicos durante a campanha

Nenhum comentário: