sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A guerra do SUS

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O governo perdeu a batalha contra a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que garante mais verbas para a saúde. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidiu colocar a matéria em votação em setembro, a pedido dos líderes da base, que estão sob forte pressão da Frente Parlamentar da Saúde. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), tentou empurrar o assunto com a barriga, mas não conseguiu. A oposição, que pretendia votar na próxima semana, pressiona a base governista.

» » »

Ao contrário de seu antecessor, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não moveu uma palha para esvaziar o movimento. No fundo, no fundo, deseja a aprovação da medida. A saúde é o ponto mais fraco do governo Dilma, com um percentual de desaprovação de 69%, segundo a última pesquisa CNI/Ibope. O índice de aprovação do governo no setor é de apenas 28%.

» » »

A pressão sobre os deputados para a aprovação da Emenda 29 vem, sobretudo, dos prefeitos, que gastam 19,5% de suas receitas com o SUS. Para a União, a destinação de 10% do orçamento para a saúde não será o fim do mundo. A conta cairá no colo dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, que para gastar 12% do orçamento com a saúde terão de desembolsar mais R$ 27 bilhões.

Bingo

Quem também anda animada com a aprovação da Emenda 29 é a bancada da jogatina, que vislumbra na proposta a oportunidade de legalizar os jogos no Brasil, como forma de criar uma nova fonte de recursos para a saúde. A outra alternativa é tirar um naco dos royalties de petróleo dos estados produtores para o Sistema Único de Saúde. Não compensa reduzir investimentos em saneamento, habitação e educação, que têm grande impacto na saúde da população.

$U$


O deficit de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) gira em torno de R$ 66,5 bilhões

Carlismo

Os deputados tucanos Jutahy Junior (foto) e Antônio Imbassahy, ambos baianos, já não aguentam mais ver o líder de sua bancada, Duarte Nogueira (PSDB-SP), à reboque do líder do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), na Câmara dos Deputados. Apesar de serristas de carteirinha, ambos discordam da retórica agressiva do parlamentar baiano.

Copa do Mundo

Governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz anda animado com as obras do estádio Mané Garrincha. Pesquisa realizada pelo Instituto Exata OP revela que 68,3% dos moradores de Brasília são a favor da construção do estádio; 23% disseram ser contra; e 8% declararam-se imparciais. Além disso, 67% dos moradores do DF avaliam positivamente a possibilidade de a cidade receber a abertura da Copa do Mundo. Já em São Paulo, 60% da população não vê importância na abertura dos jogos, segundo pesquisa Datafolha.

Lei do silêncio

Na avaliação de integrantes do PR, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) anda falando demais. O partido decidiu que a partir de agora apenas o presidente da legenda, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), falará em nome da sigla sobre a relação com o governo.

Sheiks

Os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), desembarcarão na próxima terça-feira em Brasília para uma audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura do Senado. Tentarão salvar o que puderem dos royalties do petróleo da camada pré-sal. Na quinta-feira, será a vez dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), e da Bahia, Jaques Wagner, que estão de olho grande nas compensações pela exploração do óleo.

Cauteloso/ Líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR) negou que será o candidato do partido ao governo do DF. Segundo ele, é muito cedo para definir os rumos da campanha de 2014. Dias defende a realização de prévias internas para escolher os candidatos majoritários da legenda e, assim, evitar rachas internos.

Ética/ O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, assina hoje com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, convênio para ensinar ética e promover transparência eleitoral nas escolas públicas do estado.

Embaixador/ O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, nomeou ontem o ex-piloto Emerson Fittipaldi embaixador do DF no mundo automobilístico. A intenção é reformar o autódromo e atrair grandes eventos da área e do motociclismo.

Euros/ A Eurobrasil — associação sediada em Bruxelas, na Bélgica, que fomenta as relações entre a União Europeia e o Brasil — assinou convênio com a Arko Advice Pesquisas, do cientista político Murilo Aragão. Investidores europeus estão de olho no mercado brasileiro.

Cyber// A Polícia Federal prepara a sua entrada nas redes sociais. A exemplo de como a polícia britânica conduziu as investigações das ondas de ataques no último mês, a PF quer estar pronta para crimes que passem pelo ambiente virtual.



Nenhum comentário: