quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Malandros, otários e rancorosos

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Imaginem um parlamento composto por três tipos de pássaros: os malandros, que não catam os piolhos da cabeça de ninguém; os otários, que catam os de todo mundo; e os rancorosos, que só catam os daqueles que catam os dos outros também. No começo, os malandros se dão bem. Mas, por sua causa, os otários entram em extinção. No fim, porém, os rancorosos serão os grandes sobreviventes. Simplesmente, porque não haverá mais otários em número suficiente para catar os piolhos dos malandros.

A situação foi relatada por Richard Dawkins no livro O gene egoísta, no qual ele mostra por que o altruísmo é importante para a sobrevivência da espécie humana. É uma simulação da teoria dos jogos, na qual "os bons rapazes ganham sempre".

A história tem tudo a ver com o que está acontecendo na Câmara. Uma parte da base do governo resolveu obstruir os trabalhos para obrigar a presidente Dilma Rousseff a se enquadrar nas regras do jogo do "condomínio do poder", que herdou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O "dá ou desce" é o começo de um jogo entre malandros, otários e rancorosos na base do governo. Se os rancorosos forem à luta, os malandros vão perder.

Descentralização

Delegados da "velha guarda" da Polícia Federal avaliam que a estratégia adotada nos últimos dois anos de descentralizar as operações é o motivo de ações sensíveis acontecerem sem o conhecimento do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto). Para alguns deles, manter o ministro informado das principais ações da corporação não tem relação com ser alvo de influência política.

Cana dura


Em 2007, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, chegou a avisar com antecedência o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão de seu cunhado e que a casa de seu irmão Vavá seria alvo de busca e apreensão. Mesmo assim, a operação ocorreu no dia seguinte normalmente.

Pressão//


Um grupo suprapartidário vai amanhã até a Controladoria-Geral da União (CGU) para cobrar do ministro, Jorge Hage, explicações sobre as medidas que estão sendo tomadas para investigar as irregularidades nos ministérios dos Transportes, da Agricultura e do Turismo.

Menos imposto

O Senado aprovou ontem a redução da alíquota da contribuição à Previdência Social para o microempreendedor individual sobre o valor do piso desse montante, equivalente ao salário mínimo. Houve acordo entre governo e oposição. Baixou de 11% para 5%

Água fria

A bancada governista encarou a reunião do Conselho Político, ontem no Palácio do Planalto, como balde de água fria na pauta para o segundo semestre do Congresso. A presidente foi taxativa em dizer que os parlamentares não devem votar nenhum projeto que represente mais gastos para o governo. Dilma citou a votação da PEC 300, que estabelece piso para as forças de segurança dos estados, e o reajuste dos servidores do Poder Judiciário. Para os parlamentares, sem novos aportes financeiros, a pauta do Congresso fica esvaziada.

Honoris causa/ Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 1975 e 2003, Moreira Alves será agraciado com o título de doutor honoris causa da Escola de Direito de Brasília, hoje, às 9h, na sede do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Será entregue pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

Consenso/ Do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) (foto), sobre o congelamento da pauta de votações na Casa. "Pela primeira vez na Câmara, nós temos um grande acordo na Casa. O governo não quer votar nada e a oposição também não quer."

Abandono/ A Comissão de Direitos Humanos da Câmara deve realizar uma audiência com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para cobrar assistência especial para as vítimas do massacre de Realengo. Adolescentes que estavam na escola, no dia do massacre, estão sofrendo de depressão e a prefeitura pouco tem feito por eles.

Nenhum comentário: