domingo, 17 de julho de 2011

Solidão do poder

Por Luiz Carlos Azedo

Com Leonardo Santos

O senador Pedro Simon(PMDB-RS) pôs o dedo na ferida: “A presidenta Dilma Rousseff está só. Vive um clima de guerra interna, onde cada um quer resolver a sua parte e cada um quer tirar vantagem o quanto pode. São brigas e picuinhas por meia dúzia de cargos, meia dúzia de favores e não se tem uma preocupação com o sentido da linha do governo”, criticou.

» » »

O político gaúcho aparteava o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), na sexta-feira, perante um plenário quase vazio. Por causa do recesso, a maioria dos senadores já havia partido de Brasília, mas Simon registrou sua preocupação com um cenário que considera perigoso. Segundo ele, o governo tenta sair de uma crise na área política e administrativa, enquanto os Estados Unidos e a Europa enfrentam uma grave incerteza econômica e financeira. Uma agravamento do problema internacional pode pegar o país desarticulado para enfrentar o problema.

» » »

“Não vejo em nenhum partido, nem no governo nem na oposição nem na imprensa nem em lugar nenhum a preocupação com o tempo que estamos vivendo”, disparou Simon. Esse diagnóstico não é isolado. Alguns líderes da base pensam de igual maneira, mas o fazem de forma velada.

PEC 300//

A bancada tucana quer votar a PEC 300, que determina um piso salarial para bombeiros e policiais civis e militares. Os governadores do PSDB, liderados por Geraldo Alckmin (SP), são contra.

Meio de campo

A agenda oficial dos últimos dias da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, expõe a mudança do papel desempenhado na pasta desde que ela tomou posse. Na última semana, dos 22 compromissos registrados, 13 foram de reuniões com outros ministros. Na gestão do ex-ministro Antonio Palocci, raramente eram realizados encontros com ministros e a agenda se limitava a despachos internos com a presidente Dilma e assessores do próprio ministro.

Trombada

O prefeito petista do Recife, João da Costa (foto), e o deputado João Paulo (PT-PE), que o antecedeu, caminham para um confronto na convenção da legenda. O primeiro é candidato à reeleição, o segundo quer voltar à prefeitura. O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), tenta evitar a catástrofe.

Florestas

Com base no padrão de desmatamentos consolidados, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) prevê mais devastação das florestas de julho deste ano a agosto de 2012: 7.134km².
A atual taxa de desmatamento, medida entre agosto de 2009 e julho de 2010, é de 6.451km².

Agreste

O grande encontro entre a presidente Dilma Rousseff e governadores do Nordeste será em Arapiraca, no agreste de Alagoas, no próximo dia 5, tendo como anfitrião o tucano Teotônio Vilela Filho (foto). O governo federal escolheu uma cidade do sertão para discutir a implementação do programa Brasil Sem Miséria nos estados da região.

Pacote

Durante encontro com sindicalistas da IUGT, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que conversou com a presidente Dilma Rousseff e que ela está preocupada com a situação dos Estados Unidos e da Europa. Adiantou também que o governo prepara um pacote de medidas para proteger a economia do país.

Tudo errado

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia classifica como “erro crasso” o fato de o PSDB insistir na tese de que os problemas da atual administração Dilma são uma “herança maldita” de Lula. “A oposição é a Dilma e não a Lula. Até porque o populismo de Lula mitificou sua liderança”, avalia o cacique do DEM. “O PSDB carrega o carma de ter sido derrotado por Lula, traumatizou essa relação e quer buscar a forra”, arremata.

Greve

Segundo o deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR), que é delegado, os governos estaduais e federal enfrentarão enorme dificuldade na área de segurança pública no próximo semestre. O deputado prevê uma paralisação maciça das forças de segurança. Prevista para 8 e 9 de agosto, o objetivo da greve é pressionar o Congresso para votar a PEC 300, que cria um piso nacional para policiais civis e militares e bombeiros.

Contas/O Tribunal Superior Eleitoral realiza audiência pública no próximo dia 5 para definir as regras para as eleições municipais de 2012. O TSE pretende ouvir os partidos e estabelecer mecanismos que possam agilizar as prestações de contas após as eleições.

Patrões/A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) promove um jantar com 200 pessoas para o ex-presidente Lula. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, quer demonstrar que Lula continua prestigiado no meio empresarial.

Não valeu/ O juiz Hortênsio Augusto Pires Nogueira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza (ICE), suspendeu a licitação para contratação das obras do Hospital de Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral. Atendeu recurso do Consórcio Damiani/OTT, que havia oferecido melhores preços, mas que foi desclassificado em benefício da construtora Marquise, terceira colocada na licitação.

Nenhum comentário: