sexta-feira, 29 de julho de 2011

O PT vai à luta

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Partido mais votado do país nas eleições passadas, a prioridade do PT em 2012 será eleger o maior número possível de prefeitos. O problema é como realizar esse objetivo sem estremecer as relações com o PMDB e outras legendas da coalizão de governo, como o PSB.


» » »

Para a presidente Dilma Rousseff, nas eleições municipais, a melhor opção é não entrar em bola dividida. No limite, só apoiar candidatos quando houver confronto com a oposição. Essa postura é facilitada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já é o principal articulador político do PT nas eleições municipais.

» » »

Exemplo da difícil convivência entre os partidos da base é a disputa pela Prefeitura de São Paulo. O PT não abre mão de candidatura própria. E o ex-presidente Lula tenta emplacar o ministro da Educação, Fernando Haddad, como nome petista. O PMDB lançou o deputado federal Gabriel Chalita, que tem notórias ligações com o governador tucano Geraldo Alckmin. E o PSB, partido do governador pernambucano, Eduardo Campos, tem acordo com o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que tenta viabilizar a candidatura do ex-petista Eduardo Jorge (PV), seu secretário de Meio Ambiente.

Pesquisa

A propósito, pesquisa Vox Populi divulgada ontem mostra um cenário de disputa apertada na capital paulista. A senadora Marta Suplicy e o ex-governador José Serra seriam os favoritos se fossem os candidatos do PT e do PSDB, respectivamente. Encomendado pela Força Sindical, o levantamento mostra que a eleição será uma roleta russa se os dois estiverem fora da disputa. Hoje, o nome mais forte seria o de Celso Russomano (foto), do PP, mesmo assim com ligeira vantagem em relação aos demais.

Geladeira

O Palácio do Planalto mantém distância dos líderes do PR. Até o momento, nem a ministra das Relações Instiutucionais, Idelli Salvatti, procurou os líderes do partido para agendar um encontro depois do fim do recesso. O líder da bancada na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), minimiza o fato e diz que o partido continua na base do governo.

Biometria

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, se encontra hoje com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, Riu Ramos Ribeiro, para discutir a inclusão de Cuiabá na próxima etapa do recadastramento biométrico de eleitores. A primeira etapa, que está em andamento, abrange 10 estados e deve recadastrar seis milhões de eleitores. O objetivo é chegar às eleições de 2012 com 10 milhões.

Sucessor

Há no PMDB grande expectativa quando à permanência no governo Dilma do ministro da Defesa, Nelson Jobim, após ele ter afirmado publicamente que teria votado em José Serra (PSDB) nas últimas eleições presidenciais. Para o seu próprio partido, Jobim estaria sinalizando que não pretende continuar por muito tempo na pasta. O ministro passou a sofrer ataques sistemáticos de dirigentes petistas.

Vacina

O Ministério da Saúde ampliou para 29 anos a faixa etária alvo da vacinação contra a hepatite B. Atualmente, o público em foco são jovens entre 19 e 24 anos, que recebem três doses da vacina. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo quer prevenir o surgimento de casos entre gestantes e bebês. Serão gastos R$ 45 milhões.

Entre elas/ A presidente Dilma Rousseff recebe a presidente argentina Cristina Kirchner hoje, no Palácio do Planalto. Em seguida, oferecerá um almoço no Itamaraty. Mas descartou a participação na inauguração da nova sede da embaixada da Argentina, motivo que trouxe Kirchner ao Brasil.

Político/ Todos os ministros da área de infraestrutura participam hoje da divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Governo (PAC) durante os primeiros seis meses de governo Dilma. A coletiva que será dada à imprensa contará com a presença de, pelo menos, 20 titulares da Esplanada.

Inovação/ Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no WTC Sheraton, em 3 de agosto, o 4º Congresso de Inovação reunirá grandes nomes da economia brasileira: Frederico Curado (Embraer), Sérgio Gabrielli (Petrobras), Josué Gomes da Silva (Coteminas), Carlos Fadigas (Braskem), José Rubens de La Rosa (Marcopolo), Pedro Passos (Natura), entre outros.

Imagem/ Um gaiato resolveu pegar pesado com o Congresso no Aeroporto Internacional de Brasília. No corredor de desembarque do portão 10, no painel do Ministério do Turismo com a foto das torres do Congresso, o engraçadinho tascou mais uma opção de resposta e marcou com um xis: circo.

Caloteiros//

O procurador-geral do Distrito Federal, Rogério Leite Chaves, reativou o Núcleo de Grandes Devedores do GDF, um grupo de procuradores com atuação direta nas ações que envolvem inadimplentes cujo débito supera R$ 500 mil. Atualmente, 400 empresas estão na mira do grupo.

Nenhum comentário: