sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mamãe, coragem

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), entrou em campo para articular a eleição da líder do PSB na Câmara, deputada Ana Arraes (PE), para a vaga do ministro Ubiratan Aguiar, que está prestes a se aposentar no Tribunal de Contas da União (TCU). Campos mobiliza velhos aliados da Câmara e governadores amigos, que já pedem votos para a líder do PSB — ela é sua mãe e foi a deputada mais votada da história de Pernambuco.


» » »

A candidatura de Ana Arraes estava sendo articulada na base governista desde o começo da legislatura, mas foi atropelada pela movimentação da bancada do PT, que lançou o nome do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), cujo padrinho é o governador da Bahia, Jaques Wagner.

» » »

Campos e Wagner travam uma disputa por espaços em nível nacional, que mira as eleições de 2014 e de 2018. Ambos não poderão se reeleger e estão na linha de sucessão da presidente Dilma Rousseff. Representam também a velha rivalidade entre políticos pernambucanos e baianos pela liderança do Nordeste.

 Pulverização


A candidatura petista pulverizou os votos da base governista, com o surgimento de mais três concorrentes: o líder do PTB, Jovair Arantes (GO); Milton Monti (PR-SP); e Átila Lins (PMDB-AM). O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), cujo nome havia sido sugerido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não aceitou a missão. O líder da bancada do PT, Paulo Teixeira (foto), acredita na possibilidade de uma composição em torno de Carneiro. "A candidatura é pra valer. Vamos começar as conversas para unificar a base".

Liderança//


A presidente Dilma Rousseff deve anunciar hoje o novo líder do governo no Congresso. Apesar de os deputados Pepe Vargas (PT-RS) e Gilmar Machado (PT-MG) desejarem o posto, o nome mais cotado é mesmo o do peemedebista Mendes Ribeiro (RS).

Seguranças

Depois que teve o carro atingido por tiros no Rio de Janeiro, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) passou a circular com dois seguranças pelo Congresso. O ex-governador fluminense é um dos articuladores do movimento pela aprovação da PEC 300, que estabelece um piso nacional para policiais civis, militares e bombeiros.

Greve

Lideranças das forças de segurança de todo o país têm encontro marcado para a próxima terça-feira com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Vão dar um ultimato ao petista: caso a PEC 300 não entre na pauta de votação, prometem organizar uma greve nacional de policiais e bombeiros.

Parceria

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, destacou a conselheira Regiane Gonçalves para cursar, a partir de setembro, a sessão anual do Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional da França, que forma a elite dos quadros civis franceses no setor de defesa e estratégia. É a primeira vez que um diplomata brasileiro participa do curso.

A vez de Minas

Nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, foram nomeados para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) quatro ministros do Rio de Janeiro, três de Santa Catarina e cinco de São Paulo. No mesmo período, nada menos que sete mineiros se aposentaram no STJ e nenhum magistrado do estado foi nomeado para o tribunal. Agora, um mineiro está entre os indicados à presidente Dilma para uma vaga no STJ: o desembargador Herbert José de Almeida Carneiro. A magistratura e a classe política de Minas estão unidas em torno de seu nome.

Cubanos

O presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto, discutiu com uma delegação de autoridades de Cuba que visita o Brasil o caso dos cinco cubanos presos há 13 anos nos Estados Unidos, um deles condenado a duas prisões perpétuas. Todos são acusados de espionagem. O embaixador de Cuba, Carlos Zamora, busca apoio para um requerimento de habeas corpus em tramitação na Justiça norte-americana e um pedido de indulto.

Propaganda

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República publicou edital para a contratação de empresas de publicidade que prestarão serviços ao governo federal. O objetivo é contratar três companhias que se revezarão para gastar em campanhas publicitárias um montante de R$ 150 milhões

Passeio/ Depois das intensas negociações envolvendo a prorrogação dos restos a pagar e da votação do Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), resolveu viajar para Portugal. O deputado José Guimarães (PT-CE) exercerá a liderança interinamente.

Comandante/ O ministro da defesa, Nelson Jobim, não poupa elogios à atuação do ex-deputado José Genoino (PT-SP), seu assessor especial na pasta. Como diria o Jamelão, o ex-guerrilheiro fica tão à vontade como "pinto no lixo" quando se reúne com os oficiais-generais.

Agenda/ Antes do recesso, o governo pretende aprovar na Câmara três projetos: a MP 528, que reajusta em 4,5% a tabela do Imposto de Renda; o projeto do Pronatec, que concede bolsas de estudo para escolas técnicas; e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A PEC 300 e a Emenda 29 estão fora de cogitação.

Nenhum comentário: