sábado, 25 de junho de 2011

Pirataria na rede

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
O governo minimiza os ataques de hackers a órgãos federais, instituições públicas e empresas privadas. Avalia que o Serpro, que concentra a parte mais pesada das informações, está preparado para enfrentar essa espécie de guerra cibernética. E que as informações mais sigilosas, concentradas no Itamaraty, na Defesa e na Presidência da República, estão a salvo dos piratas da rede.

» » »

O Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não registram invasões em seus bancos de dados até agora. O Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, tampouco.

» » »

O diagnóstico do governo é de que está se fazendo uma tempestade em copo d"água. Teme que isso estimule os que se dedicam a bisbilhotar e revelar segredos alheios na rede. Ou seja, não haveria uma ação centralizada com o objetivo de sabotar ou violar o sigilo de órgãos, instituições e empresas, mas uma espécie de ataque especulativo.

No Copa

Considerado o terceiro homem mais poderoso da Câmara, depois do presidente Marco Maia (PT) e do líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), o deputado Eduardo Cunha (foto), do PMDB-RJ, colocará à prova o prestígio político. Sua filha Daniela casa-se nos salões do Hotel Copacabana Palace, no Rio, com Ariel Marcelo Doctorovich, filho de Jorge Doctorovich, que atua no setor farmacêutico. Todos os aliados de Cunha foram convidados.

Conversas//

A presidente Dilma Rousseff estuda uma estratégia para se aproximar dos deputados da base aliada, assim como fez com os parlamentares do Senado por causa da votação do Código Florestal. Por enquanto, a postura tem sido se reunir com os líderes de cada bancada, mas a presidente está disposta a ampliar as conversas.


Internacional

O ex-prefeito Cesar Maia foi eleito vice-presidente do Comitê Executivo da Internacional Democrata de Centro (IDC), em reunião realizada ontem, em Bruxelas, na Bélgica. Foi indicado pelo presidente do DEM, José Agripino Maia, com apoio do secretário-geral da IDC, Antonio Lopez-Isturiz.

Especialistas

O perfil dos funcionários do Serpro que compõem o grupo de respostas a ataques virtuais é de profissionais com amplo conhecimento em invasões de servidores. Eles também possuem uma rede social voltada para o combate às invasões sofridas nos últimos dias.

Terras

O governo pretende encaminhar ao Congresso um projeto enrijecendo o controle e venda de terras a estrangeiros. Quer submeter transações com terras que envolvam mais de 5 hectares ao Conselho Nacional de Terras. As transações acima de 500 mil hectares deverão ser aprovadas pelo Congresso. Por essa razão, há uma corrida às terras disponíveis na Amazônia legal, em Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e na Bahia. Suspeita-se que grupos estrangeiros controlem 5,5 milhões de hectares.

Treinamento/ O governo federal desistiu de contratar empresa de mídia para ensinar os ministros a darem entrevistas à imprensa. A avaliação é que o treinamento resolve o problema de colocação das ideias, mas não resolve o problema de conteúdo das entrevistas.

Viajantes/No mês de junho, a Polícia Federal bateu o recorde de emissão de passaportes em um único dia. No dia 17 foram emitidos quase 20 mil passaportes, para uma média diária de 8 mil. Segundo a PF, o aumento está relacionado à ampliação dos horários de atendimento e à aquisição de 800 impressoras.

Desastres/Segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), houve aumento no número de acidentes aéreos registrados no país. Até 20 de junho de 2011, foram 74 acidentes. O número representa 67% do total de 2010, quando houve 110 casos.

Segredos

Somente no ano passado foram emitidos no Itamaraty e em todas as embaixadas do Brasil 426 documentos ultrassecretos, dos quais 292 vieram de representações diplomáticas do Brasil no exterior e 134, do próprio Itamaraty. Durante todo o ano, a diplomacia produziu 340.203 documentos.

Nenhum comentário: