quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os favoritos

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


A eleição para os governos estaduais está praticamente definida em 16 unidades da Federação, a começar pelo chamado Triângulo das Bermudas. No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) deve se reeleger com facilidade. Seu principal adversário, Fernando Gabeira (PV), nunca foi um candidato que o ameaçasse, serviu mesmo de palanque para a campanha à Presidência da República de Marina Silva (PV). O PSDB não lançou candidato no Rio e apoiou Gabeira.

Em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve voltar ao Palácio dos Bandeirantes. Desde o começo da disputa, sua candidatura descolou do tucano José Serra, que postula a Presidência da República. O discurso de Alckmin se alinhou subliminarmente ao de Dilma Rousseff (PT) por apresentar um roteiro do tipo "São Paulo vai muito bem, obrigado", em simetria com o programa da petista na tevê. Ao contrário, Aloizio Mercadante (PT), seu principal adversário, falou muito mal do seu estado durante toda a campanha.

A maior reviravolta da eleição ocorreu em Minas Gerais, onde o governador tucano Antonio Anastasia (PSDB), com as asas de Aécio Neves (PSDB) e de Itamar Franco (PPS), foi o grande besouro da eleição, aquela espécie do reino animal que, segundo o Barão de Itararé, por sua anatomia, não poderia voar. O senador Hélio Costa (PMDB), apesar do apoio de Dilma Rousseff (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, largou como favorito e, mais uma vez, mostrou que é ruim de chegada. Do ponto de vista dos discursos eleitorais, foi uma situação semelhante à de São Paulo. Deu errado falar de Minas Gerais.

Já ganharam

Também têm possibilidade de liquidar a fatura no próximo domingo, vencendo as eleições para os respectivos governos estaduais, Tião Viana (PT), no Acre; Omar Aziz (PMN), no Amazonas; Jaques Wagner (PT), na Bahia; Cid Gomes (PSB), no Ceará; Agnelo Queiroz (PT), no Distrito Federal; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; André Puccinelli (PMDB), no Mato Grosso do Sul; Sinval Barbosa (PMDB), no Mato Grosso; Simão Jatene (PSDB), no Pará; José Maranhão (PMDB), na Paraíba; Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco; Rosalba Ciarlini (DEM), no Rio Grande do Norte; e Marcelo Déda (PT), em Sergipe.

Emoções

No Rio Grande do Sul, o petista Tarso Genro ainda tem possibilidade de vencer no primeiro turno, evitando uma segunda eleição contra o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB). A mesma situação ocorre em Goiás, onde o tucano Marconi Perillo lidera a disputa com boa vantagem em relação a Iris Rezende (PMDB). No Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) vive a mesma expectativa em relação a Jackson Lago (PDT),ameaçado de impugnação, e Flávio Dino (PCdoB), que hoje empurram a eleição para o segundo turno. A acirrada disputa entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) também pode se resolver no primeiro turno. Já em Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) está na cola do governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição.

Indecisos

É grande ainda o número de indecisos na eleição para presidente da República, o que pode, de fato, levar a eleição para o segundo turno, embora as pesquisas divulgadas ontem sinalizem a vitória de Dilma Rousseff (PT) no domingo. Segundo a CNI/Ibope, seriam 18% os eleitores indecisos; já na CNT/Sensus, esse percentual soma 24,6%.

Título

Muita desinformação sobre o procedimento de votação. A pesquisa da CNT/Sensus mostrou que 4,5% dos eleitores imaginam que é preciso apenas a apresentação do Título de Eleitor para votar, e 11,1% disseram que precisam apenas de documento de identidade com foto. A regra estabelece a necessidade de apresentação de dois documentos, mas essa exigência está sendorevista pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto deve ser decidido hoje.

Lixo

Mais de 82 mil urnas eletrônicas, modelo 98, serão descartadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram consideradas ultrapassadas e estão sendo desmontadas por uma firma contratada por licitação. A fase de descaracterização das urnas é de extrema importância para a segurança da Justiça Eleitoral. As etiquetas da Justiça Eleitoral, de identificação do modelo da urna e de patrimônio, são retiradas e trituradas antes da eliminação.

Confronto na tevê

A TV Globo realiza hoje o último debate entre os candidatos à Presidência da República. Participarão do programa Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol).

Inquéritos

O Rio Grande do Norte ultrapassou o Rio de Janeiro e é o estado campeão em crimes eleitorais neste ano. São 75 casos desde julho. Até agora, a Polícia Federal instaurou 660 inquéritos. As suspeitas de compra de voto - que resultam em cassação de mandato, casoforem comprovadas - são 150

Incêndio / Todo-poderoso na Esplanada, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, é o único político do PT que não é interino no cargo. Suspendeu as férias para apagar o incêndio dentro dos Correios, foco de crises durante todo o governo Lula. A maior preocupação do governo é encontrar uma solução para a questão das franquias da estatal.

Reforço / O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), tirou férias e embarcou para Maceió, onde reforçará a campanha de Ronaldo Lessa (PDT). O pedetista disputa o governo de Maceió contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB) e Teotônio Vilela Filho (PSDB), que tenta a reeleição.

Pressão / O governo está com medo da crise na emissão de passaportes pela Polícia Federal. Há sinais de que uma greve está para ser deflagrada pela corporação na próxima semana.

Nenhum comentário: