quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bastiões da oposição

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenciável petista, Dilma Rousseff, saíram ontem em socorro do candidato do PMDB a governador de Minas, Hélio Costa, ameaçado de perder a eleição para o governador tucano Antonio Anastasia, que concorre à reeleição. A presença de Lula na campanha do peemedebista é uma tentativa de evitar que o estado continue na esfera do PSDB, ainda mais com a eleição de dois senadores de oposição: o ex-governador tucano Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco (PPS).

Com o mesmo objetivo, Lula desembarca hoje à noite em Ribeirão Preto (SP), com Dilma, para um comício do petista Aloizio Mercadante, que perde feio para Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo governo. A vantagem do tucano continua robusta o suficiente para lhe garantir uma vitória no primeiro turno. A campanha governista está melhor, porém, na disputa pelo Senado, com Marta Suplicy (PT) na liderança e Netinho (PCdoB) favorecido pela desistência do ex-governador Orestes Quércia (PMDB) - que estava coligado com ostucanos em São Paulo.

As chances de Dilma vencer no primeiro turno continuam grandes, mas isso não significa que a oposição será varrida do mapa. Por enquanto, os adversários do presidente Lula têm possibilidades efetivas de vitória em 10 estados: Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Piauí, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Roraima, além de Minas e São Paulo.

Defesa

Os petistas ficaram animados com a intervenção do presidente Lula no programa eleitoral da candidata do partido ao Planalto, Dilma Rousseff. De acordo com integrantes da campanha, essa participação era uma questão de honra para a candidata, para o partido e para o próprio presidente. A oposição, porém, critica duramente a ostensiva presença de Lula como presidente da República na campanha. "Ele abandonou a liturgia do cargo e virou um cabo eleitoral", dispara o presidente do PPS, Roberto Freire.

Bateu, levou

Levantamento feito por integrantes da campanha de Dilma Rousseff aponta que a candidata subiu o tom contra o adversário José Serra (PSDB) oito vezes. Em pelo menos quatro ocasiões, Dilma acusou o tucano de fazer "jogo sujo", de praticar "calúnia", estar "desesperado" e "tentar enganar o eleitor".

Cacife

A Justiça Eleitoral autorizou o senador Marcelo Crivella (PRB) a exibir, na TV, o depoimento do presidente Lula pedindo votos para ele. A decisão complica a vida do peemedebista Jorge Picciani, candidato preferencial do governador do Rio, Sérgio Cabral, ao Senado. Eles disputam as duas vagas do Senado com os ex-prefeitos Cesar Maia (DEM) e Lindberg Faria (PT), do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, respectivamente, as duas cidades mais populosas do estado.



Mudança A Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando a mudança da sede da Imprensa Oficial, onde está instalada sem ônus para a União. Alugou um imóvel sem estacionamento para os contribuintes no Setor de Autarquias Sul. O novo endereço custará por mês R$ 900 mil

Mão de obra

Falta mão de obra especializa no país. A importação de pessoal qualificado tende a aumentar. Nos últimos cinco anos, mais de 180 mil trabalhadores estrangeiros foram atraídos pelo Brasil, 90% deles com formação técnica, curso médio ou superior.

Capitalização

A Petrobras e um pool de sete bancos iniciaram uma campanha junto aos investidores globais a fim de "vender" a capitalização da companhia, propagandeada como a maior da história do capitalismo: R$ 128 bilhões. O mercado está nervoso. Ontem, na Bovespa, as ações preferenciais caíram 4,33 pontos e as ordinárias, 4,44 pontos.

Diamantes / O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Polícia Federal vão implantar um banco de dados para identificar a origem dos diamantes brutos produzidos no Brasil e coibir o comércio ilegal. A cerimônia de assinatura do acordo será hoje, no Departamento de Polícia Federal, no Setor de Autarquias Sul, com a presença do diretor-geral do DNPM, Miguel Antônio Cedraz Nery, e do diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa.

Julgamento / O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje o recurso de acusados de participarem da realização de empréstimos irregulares no esquema do mensalão do PT para não serem julgados pelo Supremo. Alegam que apenas José Genoino deve responder perante o STF por ser o único detentor de foro privilegiado - é deputado federal. O ministro Joaquim Barbosa negou-lhes o pedido para desmembrar o processo.

Monólogo / Dilma Rousseff está cada vez mais arredia com a imprensa. Ontem, ao chegar para uma entrevista coletiva, impôs o tema a ser abordado: a divulgação do relatório do Pnad. Ao ser questionada sobre outros assuntos, a candidata desconversou e encerrou a entrevista.

Nenhum comentário: