sexta-feira, 2 de julho de 2010

Euforia no ninho

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Resolvido o problema do vice de José Serra (PSDB), cujo momento mais agudo foi a ameaça de rompimento da aliança com o DEM, o ninho tucano viveu momentos de euforia, por causa das pesquisas internas realizadas pelo marqueteiro Luiz Gonzales. O candidato do PSDB a presidente da República, graças às inserções de tevê e rádio, que tem o formato de comerciais, estaria em empate técnico com a petista Dilma Rousseff (PT), até com ligeira vantagem.

» » »

Os comerciais de 30 segundos exibidos em todo o território nacional foram avaliados em pesquisas qualitativas antes de irem ao ar e obtiveram alto grau de aprovação. O tracking do PSDB, que nada mais é do que uma bateria de pesquisas por telefone ponderada por cálculos estatísticos, serve de bússola para José Serra.

» » »

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta semana havia confirmado a vantagem de cinco pontos de Dilma em relação a Serra. Agora, cresce a expectativa em relação às pesquisas do Ibope e do Datafolha que foram a campo nos últimos dias e que deverão ser divulgadas de hoje para domingo. Segundo os tucanos, a probabilidade de discrepância entre suas pesquisas internas e os dois grandes institutos de pesquisa são mínimas. Caso Serra volte ao patamar de 40%, estimam, o jogo eleitoral estaria zerado novamente. É esperar pra ver.

Consolação

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) deve ser o novo líder do partido no Senado. Havia sido sondado em fevereiro, mas houve resistência do senador Arthur Virgílio Neto (AM), que ocupa cargo desde o começo do governo Lula. Depois do constrangimento a que Dias foi submetido nos últimos dias, a cúpula do PSDB quer acomodá-lo na liderança da bancada de senadores.

Xaxado

O deputado federal tucano Rômulo Gouveia é o vice de Ricardo Coutinho (PSB), candidato a governador apoiado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que foi cassado. O parlamentar queria concorrer a eleição, mas foi enquadrado e aceitou a vice. O senador Efraim Morais, do DEM, manteve a candidatura à reeleição na chapa de Coutinho no grito. Na situação, o PT indicou o deputado Rodrigo Soares para vice do governador da Paraíba, José Maranhão, candidato à reeleição. Os dois candidatos ao Senado são do PMDB: os deputados federais Vital do Rego Filho e Wilson Santiago.

Solitária

A petista Dilma Rousseff, por ora, faz campanha praticamente sozinha no Rio Grande do Sul. Evita a companhia do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (foto) para não empurrar o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) para o palanque de José Serra (PSDB). Entrevistas e encontros com produtores gaúchos são prioridades na agenda.

Na Rede

Já são 73 milhões os usuários de internet no Brasil. Crianças de 6 a 14 anos são 12% do total, enquanto as pessoas de 15 a 34 anos compõem 56,1% dos internautas

Fumaça

O desembargador gaúcho Paulo de Tarso Vieira Sanseverino e Maria Isabel Gallotti Rodrigues, do TRF da 1ª Região, foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para preencher as duas vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Vão ocupar, respectivamente, os lugares dos ministros Denise Arruda e Fernando Gonçalves, que se aposentaram em abril. Ambos os magistrados serão sabatinados na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

Vices

O governador Orlando Pessuti (PMDB), que desistiu da reeleição, impôs ao ex-governador Roberto Requião (PMDB), candidato ao Senado, o vice da chapa de Osmar Dias (PDT). Será o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB). A petista Gleisi Hoffman manteve a candidatura ao Senado. Na chapa de Beto Richa (PSDB), o vice será o agora tucano Flávio Arns, ex-PT.

Pequenos

O senador José Nery (PSol-PA) foi à tribuna do Senado ontem para reclamar da exclusão dos candidatos à Presidência da República dos chamados partidos nanicos, que são ignorados pela mídia. Segundo ele, o candidato do PSol, Plínio de Arruda Sampaio, tem muito a acrescentar ao debate eleitoral.

Telhado/ O senador Marcelo Crivella (PRB) ainda não desistiu de concorrer ao Senado. É pressionado para ser candidato a deputado federal, pois está sem espaço na chapa formada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), com Jorge Picciani (PMDB) e Lindberg Faria (PT), candidatos ao Senado.


Crise/ A deputada federal Dalva Figueiredo (PT) não aceita a coligação da legenda com o PSB e vai apoiar a reeleição do governador do Amapá, Pedro Paulo (PP), e a candidatura do ex-governador Waldez Góes (PDT) ao Senado.

Perdeu/ O ex-vice-governador de Minas Clésio Andrade, atual presidente estadual do PR, foi desautorizado pela Executiva Nacional, que decidiu apoiar a reeleição do governador Antônio Anastasia. Clésio chegou a sonhar com a vice de Hélio Costa (PMDB).

Nenhum comentário: