domingo, 4 de julho de 2010

Eu tenho a força

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Com o Brasil fora da Copa do Mundo, a sucessão presidencial vai esquentar mais cedo. Ainda mais depois de pesquisas de intenção de voto que resgatam a competitividade do candidato do PSDB, José Serra, e obrigam a candidata do PT, Dilma Rousseff, a descer do salto alto. A eleição está polarizada entre os dois e pode ser decidida no primeiro turno. A candidatura de Marina Silva (PV) corre o risco de ser esmagada em razão do pouco tempo de televisão.

» » »

O “já ganhou” petista tem seus motivos. A vantagem estratégica de Dilma seria inquestionável. Além de um governo muito bem avaliado e de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gozar de sua mais alta popularidade, a petista ainda teria espaço para crescer no rastro do prestígio de Lula. Seria uma questão de correlação de forças.

» » »

Dilma encarna a continuidade dos programas sociais e de investimentos do governo Lula, cujo marketing proporciona elevados índices de aprovação à atual administração federal. Conta com o apoio de 10 partidos — PMDB, PDT, PSB, PCdoB, PR, PRB, PSC, PTC e PMN, além do PT —, com palanques fortes nas 27 unidades da Federação. E dispõe de mais tempo de televisão e de rádio para fazer sua campanha eleitoral do que José Serra.

Sintonias

José Serra conduz sua campanha de forma autista, queixam-se os aliados do tucano. Traça o seu rumo eleitoral com base em pesquisas do marqueteiro Luiz Gonzalez. A crise para a escolha do vice revelou as dificuldades de entendimento do tucano com os parceiros da coligação PSDB-DEM-PTB-PPS. Esse problema, entretanto, foi superado pelo impacto das aparições em programas de rádio e TV ao longo de junho. Serra não mudará seu estilo de liderança.

Paralelos

As pesquisas revelam que Dilma Rousseff tem mesmo grande dificuldade nos estados do Brasil meridional: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apesar dos índices de aprovação do governo e da popularidade do presidente Lula serem bons na região. Nesses estados, tradicionalmente, a velha cultura patriarcal brasileira teve menos influência. E os eleitores são menos sensíveis ao discurso paternalista do presidente Lula, bem ao estilo do nosso velho sebastianismo ibérico.

Televisão

A campanha eleitoral começa oficialmente na terça-feira, exceto na televisão e no rádio, nos quais os programas eleitorais somente serão exibidos a partir de 17 de agosto. Até lá, precisará ser explicada a polêmica decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que verticalizou a campanha na mídia eletrônica.

Denúncias

Com a rejeição do pedido de intervenção no Distrito Federal, a subprocuradora Raquel Dodge, responsável pelo inquérito Caixa de Pandora, aguarda o relatório da Polícia Federal para denunciar os envolvidos no escândalo de corrupção do DF. O relatório apresentará perícias feitas no material apreendido durante as investigações, além de sugestões para possíveis desdobramentos. Na mira da PF estão empresários que prestaram serviços ao GDF nos últimos anos.

Périplo

O tour do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela África, que começou ontem por Cabo Verde, onde se realiza a Cúpula Brasil-Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental , inclui a Guiné Equatorial, o Quênia, a Tanzânia, a Zâmbia e a África do Sul. O Brasil fará acordos bilaterais nas áreas de saúde, agricultura, de biocombustíveis e até de isenção de vistos, mas a prioridade do presidente Lula é negociar o sistema de tevê digital brasileiro em parceria com o Japão.

Brigalhada

Candidato tucano ao governo do Paraná, o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa tem o apoio de 12 partidos: DEM, PPS, PTB, PP, PMN, PSDC, PHS, PSL, PRP, PSB, PTC e PTN. Enfrenta a coalizão de Osmar Dias (PDT), que reúne o PMDB e o PT, e mais cinco candidatos de partidos nanicos: Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSol), Amadeu Felipe da Luz Ferreira (PCB), Avanilson Araújo (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB).

Paradas


As obras do canal de transposição do Rio São Francisco nos municípios de Cabrobó e Petrolândia, no sertão pernambucano, estão paralisadas por falta de pagamento do governo federal. Os prejuízos à economia local são enormes.

Boicote

São Paulo só depende de uma autorização do Senado para pôr a mão no financiamento de mais duas linhas do metrô. O Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Japan Bank for International Cooperation já disponibilizaram os recursos, mas os três senadores do estado fazem oposição ao governo paulista. Valor do empréstimo: US$ 1,5 bilhão

Prazo - Os candidatos que pretendem disputar cargos no Legislativo e no Executivo nas eleições deste ano têm até as 19h de amanhã para se registrarem na Justiça Eleitoral. Para isso, eles precisam preencher dois formulários e juntar vários documentos. Detalhe: se não tiver a ficha limpa, precisará de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

Retrato - Além do Formulário de Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) devidamente preenchido e sete documentos, alguns em vias impressas e digitalizadas, os candidatos precisam apresentar fotografia em formato 5x7 sem moldura, frontal, em preto e branco, que deve ser entregue digitalizada e impressa em papel fotográfico fosco ou brilhante.

Nenhum comentário: