sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Regra Três

por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br

Entrevista coletiva do ex-presidente Itamar Franco (PPS), ontem, em Minas, ao lado do governador Antônio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição, e do ex-governador Aécio Neves (PSDB), que reiterou a intenção de concorrer ao Senado e descartou a vice de Serra. Aécio deixou no ar que Itamar pode ser candidato ao Senado ou mesmo ocupar a vice de Serra.

O senhor já resolveu se vai ficar com o Serra ou a Dilma, já definiu?
O meu partido, que é o PPS, já escolheu que é o governador de São Paulo, José Serra. Até contra a minha previsão, mas se adiantou e deu apoio, e eu vou cumprir a determinação partidária.

Vai cumprir mesmo a contragosto?
Há tanta determinação que a gente cumpre… O que queremos aqui, ao lado do governador, é conquistar o governo de Minas, mais importante.

A sua candidatura ao Senado? Parece que o senhor está no aguardo também.
Vai depender. Eu tenho que esperar, não posso dizer que sou candidato ao Senado se ainda não fecharam a chapa. Evidentemente que nem pré-candidato eu sou.

E com relação a ser candidato a vice de Serra, o senhor preferiria ser candidato ao Senado?
Nunca fui cogitado a ser vice de Serra.

Mas tiveram conversas...
Não podemos ficar no se....

Divisão//

O governo está muito dividido em relação ao aumento dos aposentados. A área econômica defende o veto como um chega pra lá na irresponsabilidade do Congresso em relação aos gastos públicos, com apoio da maioria dos ministros. Os líderes governistas querem, porém, que o aumento de 7,72% das aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo seja sancionado. O presidente Lula continua pensando no assunto.

Parado

O governo está rindo à toa com o movimento de obstrução que a oposição realiza na Câmara a pretexto de exigir a regulamentação da Emenda 29 da Saúde. Sob forte pressão corporativa para votar aumentos de diversas categorias, o esvaziamento da Câmara não é mau negócio para o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que chegou a defender um recesso legislativo durante a Copa.

Manobra

Representantes de policiais e líderes partidários na Câmara negociam um acordo com o governo em relação à PEC 300/08, que iguala a remuneração dos policiais militares e bombeiros dos estados àquela paga aos policiais do Distrito Federal. Os policiais concordam em não incluir na Constituição o valor do piso, ponto que era condenado pela equipe econômica. O governo, porém, teme que o valor do aumento volte ao projeto numa emenda de plenário.

Emenda

O líder da bancada do PSDB, João Almeida, da Bahia, defende o projeto original da Emenda 29 aprovado pelo Senado, que destina à Saúde 10% da receita corrente bruta do Orçamento da União. “O governo não se movimentou para garantir mais recursos à saúde. As verbas destinadas ao setor estão bem abaixo da necessidade. A matéria teve a votação iniciada na Câmara e o governo, insatisfeito, suspendeu o processo. Queremos que a regulamentação da emenda volte à pauta e o Congresso delibere sobre ela para que os resultados sejam sentidos no orçamento de 2011”, argumenta.

Emergência

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão (PMDB), fechou todas as emergências dos hospitais federais do Rio de Janeiro. Depois de encerrar as atividades dos prontos-socorros dos hospitais do Fundão, Bonsucesso, Ipanema e dos Servidores, agora acabou com o expediente do Hospital do Andaraí. Ao contrário do que muitos imaginam, o Rio de Janeiro — e não Brasília — concentra o maior número de funcionários públicos federais do país, graças, em boa medida, aos profissionais ligados ao Ministério da Saúde.

Conversas

Relator do novo Código Florestal, o deputado federal Aldo Rebelo, do PCdoB, antecipou o teor de seu relatório à senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Acredita que o diálogo com o agronegócio pode viabilizar a aprovação do novo código sem grande oposição dos ruralistas. O líder do Partido Verde, Eduardo Duarte (BA), cobra do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), que marque a data da votação do código e se queixa que os ambientalistas foram escanteados.

Verbas

Somente neste ano, a saúde poderia ter R$ 25,8 bilhões adicionais se a regulamentação da Emenda 29 estivesse em vigor. Para 2011, o valor ultrapassaria R$ 33 bilhões

40 anos/ Hoje, em Natal, o ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves, e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), comemoram 40 anos de vida pública. Caciques do PMDB e políticos potiguares confirmaram presença.

Azebundsman/ Troquei de Eliseu ontem na nota intitulada “O jogo bruto do PMDB”. O político citado é o gaúcho Eliseu Padilha (PMDB-RS) e não o senador Eliseu Rezende (DEM), que é mineiro.

Nenhum comentário: