quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nós contra eles

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, vão hoje ao Senado para debater a regulamentação do pré-sal com os senadores. É um esforço do governo para tentar aprovar os projetos de capitalização da Petrobras, de criação do Fundo Social e de regime de partilha para exploração de petróleo da camada pré-sal. O governo agora corre atrás do prejuízo com medo de não conseguir mudar o modelo de exploração de petróleo antes da eleição.

» » »

O debate sobre a mudança do marco regulatório de exploração de petróleo é conduzido pelo PT como um divisor de águas político e ideológico, que simbolizaria o “nós contra eles” que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva traçou como estratégia para petista Dilma Rousseff vencer as eleições. Quem é a favor do regime de partilha defenderia a Petrobras e as riquezas nacionais; aqueles que preferem o atual modelo de concessão seriam entreguistas. A lógica é maniqueísta, mas tem apelo popular.

» » »

Já funcionou para enterrar a CPI da Petrobras e todos os escândalos envolvendo a empresa. Serviu também para mobilizar os estados não produtores de petróleo, sobretudo os do Nordeste, em favor da aprovação do novo marco regulatório na Câmara. Mas provocou uma overdose no regime de distribuição de royalties entre estados e municípios com a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro(PMDB-RS))-Humberto Souto (PPS-MG), que liquida com a participação especial do Rio de Janeiro e do Espírito Santo na arrecadação de royalties. O governo quer deixar esse assunto fora da pauta. É muito difícil. A partilha dos royalties de forma igualitária foi o catalizador da aprovação do novo marco na Câmara.

Direto

O Senado deve votar o projeto Ficha Limpa sem emendas. A tese foi defendida pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) na reunião com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral realizada ontem no gabinete de José Nery (PSOL-PA). Também participaram da conversa os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Jefferson Praia (PDT-AM) e Augusto Botelho (PT-RR).

Perdeu

O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB-AP, advertiu aos líderes do governo ontem que o aumento dos aposentados de 7,7% e o fim do fator previdenciário são leite derramado. Sob o comando do senador petista Paulo Paim, do RS, a Casa deve endossar a decisão dos deputados. “A Câmara dos Deputados acabou com o fator previdenciário. A justiça foi feita”, declarou o petista em seu blog.

Casório

O PSC flertou com o PT, mas decidiu apoiar a candidatura à Presidência do tucano José Serra. A aliança deve refletir em todos os estados, exceto em Pernambuco, onde o partido fará vista grossa ao apoio do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC) ao governador Eduardo Campos (PSB), alinhadíssimo com o PT de Dilma Rousseff.

Último pio

O líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja, conseguiu o que muitos julgavam impossível: a aprovação pela Casa de sua emenda que pôs fim ao chamado fator previdenciário, redutor do valor das aposentadorias de acordo com a idade do aposentado, que acaba provocando um achatamento médio de 30% nos proventos. O parlamentar de Santa Catarina, porém, não colherá frutos eleitorais da decisão. Está abandonando a política para se dedicar à medicina.

Dobradinha

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá dois palanques no Rio Grande do Norte. Em reunião com os oito partidos da base do governo, ficou definido que a ex-ministra subirá nos palanques do candidato à reeleição Iberê de Souza (PSB) e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT). Uma visita da candidata ao estado está sendo agendada para o final do mês.

Tragédia

O número de usuários de crack hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão e a idade média para início do uso da droga é 13 anos

Perigo

Uma nova denúncia de vazamento na usina de urânio de Caetité, na Bahia, foi encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama. Segundo a Fundação Paulo Jackson — de apoio às vítimas de acidentes nucleares — milhares de litros de licor de urânio teriam vazado na área de extração e beneficiamento da usina.

Mães/A Comissão de Direitos Humanos do Senado homenageia hoje as mães dos seis adolescentes vítimas do maníaco de Luziânia. Como parte das comemorações do Dia das Mães, que acontece no próximo domingo, o presidente da comissão, Cristovam Buarque
(PDT-DF), e o vice, José Nery (PSol-PA), vão cobrar urgência na identificação dos corpos dos jovens assassinados e o retorno da Polícia Federal ao caso.

Palácio/O deputado distrital José Antonio Reguffe (PDT) entrou com representação no Ministério Público do DF pedindo uma auditoria e uma investigação nos gastos da obra da nova sede da Câmara Legislativa. Segundo ele, a obra tinha orçamento para conclusão de R$ 42 milhões, “mas já foram gastos mais de R$ 106 milhões, mais de duas vezes e meia que o previsto”.

Teto/O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), voltou a criticar a atuação da Infraero na administração dos aeroportos nacionais. O deputado usou a tribuna da Câmara e atacou a gestão dos contratos de concessões de áreas públicas nos 67 aeroportos brasileiros administrados pela empresa estatal.

Nenhum comentário: