domingo, 2 de maio de 2010

A cara do vice

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Vice na chapa de presidente da República é muito importante, tanto que dois deles já chegaram à Presidência da República desde a eleição de Tancredo Neves, em 1985, no colégio eleitoral: os ex-presidentes José Sarney (PMDB) e Itamar Franco (PPS). É tão importante que a indicação do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), para vice de Dilma Rousseff (PT), a contragosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje é a grande âncora estabilizadora da aliança do PT com o PMDB, trunfo de Dilma na eleição.

» » »

Quem não está conseguindo resolver o problema da vice, porém, é o candidato tucano José Serra. Desde quando Dilma Rousseff deixou o governo, o ex-governador de São Paulo nada de braçada, sem cometer nenhum erro, nenhuma gafe, ocupa os espaços na mídia com desenvoltura e pula todas as cascas de banana. Serra não perde uma oportunidade de entrar em sintonia com o presidente Lula, inclusive nos elogios à escolha do presidente da República como um dos homens mais influentes do mundo pela revista Time, para neutralizar a estratégia de Lula na eleição: o “nós contra eles”.

» » »

O principal problema da campanha de Serra, porém, está longe de se resolver e pode ser a encruzilhada que separa o caminho da vitória do da derrota. Serra quer Aécio Neves na vice, mas o ex-governador de Minas recusa a tarefa. Itamar Franco, que seria uma opção em Minas, sequer foi ao lançamento da pré-candidatura de Serra. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), político mineiro eleito pelo Rio de Janeiro, foi vetado pelo ex-prefeito Cesar Maia e o ex-deputado Márcio Fortes, porque é aliado do governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB). Serra sabe que a escolha do vice vai decidir a eleição, mas empurra o problema com a barriga. Não tê-lo ainda é uma desvantagem estratégica em relação a Dilma Rousseff. E o futuro escolhido pode ser uma grande decepção.


Na pressão//

O PT vai se afastar cada vez mais do governo de Rogério Rosso (PMDB), que está sendo monitorado pela CGU, pelo SNI e pela PF. A bancada da legenda na Câmara Legislativa começa a bater no novo governador do Distrito Federal, que já anda às turras com seu padrinho político, o deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB-DF).

Cravo

Candidato ao governo da Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (foto), do PMDB-BA, ficou enciumado com a empatia entre o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e o governador Jaques Wagner (PT), em encontro com empresários na ilha de Comandatuba. Temer elogiou o empenho do petista no início do governo Lula em prol da aliança com o PMDB. Geddel não gostou e entrou, enfurecido, no gabinete de Temer, acusando-o de querer desestabilizar sua candidatura. Temer telefonou para um site de notícias e criticou o governador.

Molinete

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado engavetou a proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de incluir automaticamente na malha fina da Receita Federal a declaração de imposto de renda de parlamentares, prefeitos, governadores, presidente da República, ministros, membros do Judiciário e ordenadores de despesa. Relator, Francisco Dornelles (PP-RJ) concluiu que o projeto era inconstitucional.

Cerzido

O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos (foto), encontrou-se na sexta-feira com o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Decidiram tentar uma conversa com o presidente Lula para resolver o impasse do PT no Ceará. Ciro Gomes (PSB-CE), muito magoado, ainda não quer ouvir falar em acordo.

Lá pode

Alta comissária das Nações Unidas para direitos humanos, a sul-africana Navi Pillay criticou ontem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a Lei de Anistia e pediu o fim da impunidade no Brasil. “Essa decisão é muito ruim. Não queremos impunidade e sempre lutaremos contra leis que proíbem investigações e punições”, disse. Lá na África do Sul, a anistia beneficiou os agentes do regime de apartheid.

Artilharia

Caçula dos Gomes, o deputado estadual Ivo Gomes (PSB-CE) entrou na briga contra os petistas no Ceará e atacou a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Também disparou contra o ex-ministro da Previdência José Pimentel (PT), que reivindica uma vaga de candidato ao Senado na chapa do governador do Ceará, Cid Gomes.

Sem fundo

A dívida líquida do setor público chegou a 42,4% do Produto Interno Bruto, soma de bens e serviços produzidos no país. Segundo o Banco Central, já é de R$ 1,366 trilhão

Balança/ Dezesseis diretórios regionais do PTB fecharam no apoio à candidatura à Presidência da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). Apesar da aversão aos petistas do presidente do partido, o ex-deputado cassado Roberto Jefferson, São Paulo deve ser um dos poucos estados a apoiar o tucano José Serra.

É hoje/ Manifestação pela aprovação do projeto Ficha Limpa. No Rio de Janeiro, a concentração é a partir das 9h, em frente ao Posto 9, em Ipanema. A passeata, concebida pelo grupo Nova Organização Voluntária Estudantil (Nove), será realizada simultaneamente em São Paulo e em Belém.

Em tempo/ O novo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, disse ao deputado líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), que o projeto Ficha Limpa poderia ser aplicado nas eleições deste ano se for aprovado até 3 de julho. A data limite para registro das candidaturas é 5 de julho.

Nenhum comentário: