quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Itamar, a esfinge mineira

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz
luizazedo.df@diariosassociados.com.br

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aproveitou a entrega da Ordem do Ipiranga, na terça-feira, para um jantar com aliados do PMDB e do PPS no Palácio dos Bandeirantes, no qual buscou se aproximar do ex-presidente Itamar Franco (PPS), peça-chave no xadrez político mineiro de 2010. Participaram do encontro o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), o ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal Maurício Correa e o presidente do PPS, Roberto Freire, todos amigos do ex-presidente da República.

###

Nos rapapés, Serra lembrou que Itamar teve a coragem de fazer o Plano Real e foi único presidente a eleger o sucessor, desde Arthur Bernardes. Conhecido por seu estilo “mercurial”, Itamar sempre teve uma relação tensa com os tucanos paulistas. Agora, seu destino político é uma incógnita, pois pode se candidatar ao Senado, disputar o governo de Minas ou ser o vice na chapa de Serra, indicado por Aécio Neves (PSDB).


Cotação//

Expoente da corrente desenvolvimentista do governo, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, é o preferido do setor produtivo para o lugar de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central. Especialista em política industrial, seu desempenho prático como executivo do banco surpreendeu o mundo empresarial.


Esquerda, volver

O senador Adelmir Santana (DF) deixa o DEM e se filia ao PSB, hoje, às 10 horas, na sede da legenda, para se candidatar à reeleição ao Senado. A operação foi comandada pelo líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF), que pisa em ovos para não romper com o governador José Roberto Arruda(DEM).


Retranca

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu procurou o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), para tentar convencê-lo de que a melhor opção para Ciro Gomes seria se candidatar ao governo de São Paulo. Cauteloso, Cid escutou o petista em silêncio e encerrou a conversa sem tratar do assunto. Diz que só falará de eleições no ano que vem. Dirceu move mundos e fundos para remover a candidatura de Ciro a presidente da República.


Araguaia


Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, viajam amanhã para o Araguaia, onde acompanharão as escavações em buscas de ossadas de guerrilheiros e militares mortos em confronto na década de 1972. Os dois seguirão para as localidades de Butuma e Bacaba, onde o Exército recebeu informações da existência de restos mortais. A dúvida é se a operação será mais uma pirotecnia ou realmente ajudará a elucidar o sumiço dos corpos dos guerrilheiros mortos.


Zen

O secretário de Articulação Regional e ex-prefeito do Recife, João Paulo (foto), não pretende mover uma palha em relação a 2010 sem determinação da cúpula do PT, ou melhor, do presidente Lula. Em nível nacional, está com a ministra Dilma Rouseff (PT). No plano estadual, sua prioridade é a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB). João Paulo não acredita que Ciro Gomes (PSB) mantenha a candidatura.


Minoritários

A polêmica sobre a participação dos sócios minoritários na capitalização da Petrobras continua. Os investidores estrangeiros representam 38,9% do capital, contra 39,8% de ações do governo federal. Mas quem corre o risco de ficar a ver navios, literalmente, são os investidores brasileiros (21% do capital), principalmente pessoas físicas que compraram ações com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: 248.218 trabalhadores

Mercosul/ O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), pedirá vista do parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) contrário ao ingresso da Venezuela no Mercosul, hoje, na Comissão de Relações Exteriores. O governo tenta ganhar tempo até que o debate sobre Honduras esfrie.

Solidário/ O deputado Marcelo Melo (PMDB-GO) apresentou ontem à liderança do PMDB na Câmara dos Deputados sua renúncia ao cargo de vice-líder da bancada. Aliado do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, que se filiou ontem ao PSC, Melo bateu de frente com colegas de partido por conta de Roriz.

Escanteio/ Artilheiro do pequeno Botafogo-DF e vereador de Goiânia, o atacante Túlio (PMDB) tentou discursar, ontem, na festa de filiação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao PMDB. Foi frustrado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, o ex-senador Maguito Vilela, que não quis saber do falatório.

Gongo/ O PDT negocia com o senador Jefferson Praia (AM) a entrega do comando estadual do partido ao deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB-AM). Em contrapartida, Castelo Branco promete encorpar a legenda com a filiação de dois deputados estaduais e vereadores de seu grupo político.

Hoje, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: