domingo, 18 de outubro de 2009

A estratégia de Lula

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@diariosassociados.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre contra o tempo. Sabe que esse é o recurso mais escasso de seu governo. Acumula forças em todas as áreas, mas não pode parar a rotação da Terra, não tem como espichar o seu mandato, nem concorrer à reeleição. Precisa traduzir seu enorme prestígio popular em transferência de votos para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), cuja candidatura foi ameaçada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSB), que pretende concorrer ao Palácio do Planalto pela terceira vez, e pela dissidência da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV).

***

Bem-sucedido no combate à recessão, por causa da crise mundial, no plano político, o presidente Lula perdeu um ano dos quatro que tinha para viabilizar a continuidade do seu projeto de poder. Vive o drama de ter acertado a mão em quase tudo, até na escolha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016, mas ainda não tem a confirmação de que acertou no nome do sucessor. Desprezou a candidatura de Ciro e sequer percebeu a de Marina. Optou por Dilma, em quem aposta os oito anos de mandato, que larga em desvantagem eleitoral. Enquanto o governador de São Paulo, José Serra, e Ciro Gomes liderarem as pesquisas, a estratégia de Lula só pode ser carregar Dilma Rousseff nos ombros, até que o povo o faça. É simples assim. --> --> --> --> --

Vale

As críticas do presidente Lula à direção da Vale atiçaram parlamentares contra a empresa, principalmente nas bancadas de Minas e do Pará. A mineradora passou a sofrer ataques da tribuna da Câmara e as críticas da oposição à interferência do governo na empresa politizaram ainda mais a questão. Segundo o deputado Arnaldo Jardim (foto), do PPS-SP, as divergências entre o governo e a mineradora — cujo presidente, Roger Agnelli, está na berlinda — estão sendo infladas por motivações político-eleitorais, que “fogem à racionalidade dos interesses nacionais, do mundo das commodities e dos negócios com minérios e siderurgia”.

Pajelança

O PMDB fará uma grande reunião de seus caciques na próxima quarta-feira para mandar a seguinte mensagem ao público interno da legenda, uma aguerrida militância que vive às turras com o PT: está com a candidatura de Dilma e não abre. É que no sábado serão realizadas as convenções que elegerão os novos diretórios municipais e a cúpula da legenda quer esvaziar o discurso de prefeitos e vereadores do PMDB contrários à aliança. Alguns caciques questionam a pressa.

Pré-Sal

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (foto), relator da comissão especial que discute o projeto de criação do Fundo Social para partilha dos royalties do petróleo da camada pré-sal, busca uma solução salomônica para a divisão dos recursos destinados a Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e combate à pobreza. A ideia é regionalizar o fundo, estabelecendo percentuais de distribuição de acordo com os indicadores de arrecadação e pobreza de cada região. Assim, o Norte e o Nordeste serão mais contemplados do que o Sul Maravilha. Detalhe: os recursos a serem distribuídos serão os rendimentos das aplicações do fundo, e não a arrecadação propriamente dita.

Goiabeiras

A enrolada obra do Aeroporto de Goiabeiras, em Vitória, ganhou novo capítulo. O Ministério Público Federal no Espírito Santo instaurou inquérito civil para investigar deficiências no projeto que comprometeriam as condições de segurança da nova pista do terminal, a ser construída. Em 2006, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia encontrado sobrepreço na ampliação do aeroporto no valor de R$ 37 milhões

Inquilino/ O escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo terá novo endereço. Está de mudança para um edifício às margens da Marginal Pinheiros, com 10 vagas na garagem. Pelos próximos dois anos, o aluguel será de R$ 24 mil.

Menção/ A rede social da Câmara dos Deputados, conhecida como e-democracia, ganhou destaque no boletim Transparency and Government, do governo dos Estados Unidos. A publicação trata de iniciativas para estimular a participação de cidadãos no governo e no processo legislativo. O e-democracia tem duas comunidades destinadas a debater mudanças climáticas e o Estatuto da Juventude.

Trava/ A base aliada na Câmara dos Deputados terá de manter a pauta livre de medidas provisórias para a votação do marco regulatório do pré-sal, depois de 10 de novembro. Análise jurídica feita pela Mesa Diretora da Casa concluiu que as MPs trancam votações tanto nas sessões ordinárias quanto nas extraordinárias. Ou seja, a janela aberta pelo presidente Michel Temer (PMDB-SP) se manterá fechada.

Pantanal/ O PMDB de Mato Grosso do Sul ameaça apoiar a candidatura presidencial do PSDB caso o ex-governador Zeca do PT insista em se lançar contra a reeleição do governador André Puccineli (PMDB). O recado foi dado ao presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP), em jantar que reuniu 38 deputados peemedebistas, na quarta-feira, a maioria de estados onde há entraves para uma aliança com o PT.

Xerife/ Chefe da Interpol no Brasil, o delegado federal Jorge Barbosa Pontes foi eleito membro do comitê executivo da instituição encarregada do combate aos crimes transnacionais. O policial ganhou prestígio internacional com as operações Carrossel, que prendeu pedófilos em diversos países, Oxóssi e Nautilus, que investigaram crimes ambientais.

Verde//

Em campanha pelo desmatamento zero da Amazônia, em oposição à meta do governo de reduzir em 80% a devastação, o PV enviará a senadora Marina Silva (AC) encabeçando a delegação verde na Conferência do Clima de Copenhague, em 7 de dezembro.

Nenhum comentário: