segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fio desencapado


Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 22/09/2013

A CPI da Espionagem do Senado virou um fio desencapado, com grande potencial de criar mais problemas do que encontrar soluções para o governo. Presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aliada da presidente Dilma Rousseff, as atividades da CPI seguem o roteiro característico de outras comissões: ninguém sabe como vai terminar. A grande preocupação do Palácio do Planalto é com o fato de que os documentos vazados pelo ex-funcionário da Agencia de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden sobre a espionagem norte-americana em diversos países, inclusive o Brasil, são uma caixa-preta.

» » »

Os documentos estão em poder do jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian. Ele mora no Rio de Janeiro com o namorado brasileiro, David Miranda, que chegou a ser detido em julho, por nove horas, pela polícia britânica no aeroporto de Heathrow, em Londres, exatamente por causa dessas informações. O jornalista tem publicado os documentos seletivamente. Sabe-se que a NSA monitorou conversas da presidente Dilma Rousseff e atividades da Petrobras, mas não se sabe o conteúdo desses grampos.

» » »

A irritação de Dilma com a situação é tanta que ela cobrou do colega norte-americano Barack Obama, pessoalmente, explicações sobre tudo o que foi monitorado, e acabou por cancelar a visita de Estado que faria aos EUA em outubro, porque considerou os esclarecimentos insatisfatórios. Além disso, na terça-feira, o assunto deve ser o centro do discurso na Abertura da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, para onde viajará hoje.


Computadores


Vanessa Grazziotin pretende viajar a Moscou para ouvir o ex-agente da NSA Edward Snowden, que está asilado na Rússia, para obter mais informações sobre a espionagem norte-americana no Brasil. Pretende também ouvir o jornalista Glenn Greenwald e o namorado dele. Para pôr mais lenha na fogueira, na terça-feira, a CPI analisará um pedido de informações do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que pretende obter da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Federal a cópia integral dos inquéritos destinados a apurar o furto de dois computadores portáteis da
Petrobras no início de 2008.


Segredos 

Para Requião, a divulgação do escândalo da espionagem norte-americana relativa a dados sigilosos da Petrobras faz lembrar “o estranho e não explicado” furto dos computadores da estatal. Requião, que defende a suspensão do leilão do Poço de Libra, acredita que os dois fatos estejam vinculados, visto que os equipamentos continham dados sigilosos sobre a capacidade produtiva de campos petrolíferos do pré-sal e, além disso, o transporte dos computadores era feito por empresa estrangeira sediada nos Estados Unidos. Detalhe: as grandes petroleiras
norte-americanas desistiram de participar do leilão do campo de petróleo do pré-sal de Libra, marcado para 21 de outubro.


Conselheiro//

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), embarca hoje para os Estados Unidos na comitiva da presidente Dilma Rousseff que vai à 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York. O petista deverá ser um dos coordenadores da campanha da reeleição.


Pedofilia 

A CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estará novamente em Manaus, amanhã e terça-feira. O cronograma de trabalho traçado pela presidenta da comissão, deputada Erika Kokay (foto), do PT-DF, e pela relatora, deputada Liliam Sá (PR-RJ), prevê a realização de quatro reuniões, sendo duas em caráter sigiloso. Serão ouvidos Eudes de Souza Azevedo; o sargento da PM e ex-secretário municipal Antônio Aguiar — ex-segurança do ex-prefeito Adail Pinheiro (PRP) —, além do proprietário da empresa Mega Models, Fábio Martins Marques, e testemunhas sob proteção.


Campanha

O senador Aécio Neves, do PSDB-MG, resolveu subir o tom contra a presidente Dilma Rousseff. “Temos hoje um governo do marketing comandando as decisões governamentais”. Segundo ele, o papel da oposição é apresentar propostas e andar pelo país, mas “o que há de diferente e inusitado neste momento no Brasil é a ação do governo, porque não temos mais uma presidente da República, temos uma candidata a presidente da República que se move e se movimenta única e exclusivamente em razão da eleição”.


Andanças

O tucano esteve ontem em Maceió e anunciou vários encontros regionais para discutir os problemas do país. “Vamos estar em Curitiba, com grande encontro da Região Sul, depois estaremos em Manaus, em grande encontro da Região Norte. Depois, em Goiânia, na região Centro-Oeste. Intercalado a esses grandes eventos, faremos reuniões em São Paulo, que é quase um país, e em outros estados do Sudeste”, disse Aécio.


Arapongas/ O trabalho na Assembleia Nacional Constituinte e a atividade política dos constituintes fora de Brasília eram acompanhados de perto também pelos agentes do Sistema Nacional de Informação (SNI), que manteve em funcionamento uma prática adotada no regime de exceção iniciado em 1964. Segundo o Arquivo Nacional, a bisbilhotagem é comprovada em 2.250 documentos do SNI.

Greves/ Anteprojeto apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre greves no serviço público suspende a remuneração dos servidores nos dias não trabalhados e torna obrigatória a comunicação da paralisação com 15 dias de antecedência. Pelo menos 50% dos servidores públicos terão que continuar trabalhando em caso de greve do funcionalismo, independentemente do setor em que atuem.

Bancários/ A paralisação dos bancários deve continuar amanhã. Segundo o comando dos grevistas, o movimento atinge 7.282 agências.

Nenhum comentário: