segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nova obsessão

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Apesar do tratamento quimioterápico contra o câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua ativo. Nada acontece no PT sem que tenha o seu aval em matéria de grandes definições eleitorais. Lula recebe gente de todo o país, mas seu foco está nas eleições municipais paulistas.

» » »

O ex-presidente está convencido de que o PT tem todas as condições de vencer as eleições de São Paulo e retomar a administração da capital, que já foi comandada pela então petista Luiza Erundina (PSB) e pela senadora Marta Suplicy (PT). Lula trabalha com um cenário em que o candidato tucano é o ex-governador José Serra, que considera a parada mais indigesta. Se o tucano realmente não quiser entrar na disputa, Lula avalia que a eleição estará mais para o PT do que para o candidato do prefeito Gilberto Kassab (PSD), provavelmente o vice-governador Afif Domingos.

» » »

Uma vitória em São Paulo, secundada pela conquista de outras prefeituras de porte no interior paulista, daria ao PT a oportunidade de disputar para valer o Palácio dos Bandeirantes em 2014. Essa conquista seria a verdadeira obsessão de Lula. Fala-se que seu candidato será o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que concorre à reeleição. Lula avalia que destronar o PSDB do governo paulista é a condição para o PT consolidar sua hegemonia e prolongar ainda mais seu ciclo de poder.

Fogueira//

A oposição já se agarrou à aprovação da PEC 300, que estabelece piso salarial para as forças de segurança no país, como uma moeda de chantagem nas votações da Câmara e do Senado. O tema deve ser invocado nas próximas semanas para dificultar a votação dos últimos projetos de interesse para o Planalto em 2011.

Cautela

Há entre tucanos bem próximos ao ex-governador paulista José Serra uma forte torcida para que ele não entre na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2012. Temem uma eventual derrota. Avaliam que um desastre em seu próprio domicílio eleitoral teria efeito muito negativo para sua imagem nacional. Serra é o único tucano que venceu uma eleição na capital paulista.

Esnobou

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), fala com desdém das críticas da oposição ao governo Dilma Rousseff por causa das crises ministeriais: "Quem está em crise política não é o governo. Não é o governo que está encolhendo com a criação de novo partido para acolher parlamentares que querem deixar a oposição".

Pará

O referendo sobre a divisão do Pará hoje é a quarta consulta pública feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 1963, a população foi questionada se preferia sistema parlamentarista ou presidencialista, vencendo a segunda opção. Em 1993, voltou a ser consultada, dessa vez para decidir entre o regime de monarquia parlamentar ou república parlamentarista ou presidencialista. Venceu a terceira opção. O último referendo aconteceu em 2005, sobre a proibição da comercialização de armas de fogo no Brasil. Na ocasião, a maioria optou pelo " não", mantendo a venda de armas de fogo no país.

Festa

A sessão plenária da Câmara deve ter tom de festa na próxima quarta-feira. O governo convidou músicos e artistas de todo o país para acompanhar a votação da PEC da Música, que concede imunidade tributária a CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. Esse é um dos únicos temas que está em pauta no Congresso e tem o apoio da oposição. Quem vai faturar com a festa é a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Troco/ As federações da Indústria de São Paulo e do Rio de Janeiro (Fiesp e Firjan) estão em pé de guerra com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os líderes das duas entidades se juntaram para enfraquecer o presidente da CNI, Robson Andrade. A CNI não embarcou lobbies liderados pelas duas entidades.

Rixa/ O presidente eleito e afastado da OAB-PA Jarbas Vasconcelos promete partir para cima de seu desafeto político, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Açorda/ O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Savaltti, mostraram sintonia durante o lançamento do Plano Municipal de Turismo e do projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Turismo, sexta-feira, em Santa Catarina. Florianópolis, terra de Ideli, e São Luís, de Gastão, são ilhas colonizadas por açorianos.

Aniversário/ O Tribunal Superior Eleitoral inaugura sua nova sede na próxima quinta-feira, dia 15, em Brasília. O novo prédio do tribunal foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que faz aniversário no mesmo dia. Niemeyer completará 104 anos.

Publicado em 11 de dezembro, domingo, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: