sábado, 3 de dezembro de 2011

Foco nas donas de casa

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A oposição ainda vai pastar bastante antes de tirar casquinha da crise mundial. É o preço de certo "quanto pior, melhor". O pacote de bondades lançado pelo governo na quinta-feira para estimular o consumo mirou as donas de casa. Não foi à toa que a máquina de lavar roupa foi o item mais beneficiado pela redução de impostos. É um bem de consumo durável que beneficia diretamente as mulheres, principalmente as que trabalham fora de casa.

O pacote anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi concebido com a assessoria de quem entende do riscado: a empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, cotada para entrar no novo ministério a ser anunciado em janeiro pela presidente Dilma Rousseff. As principais reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) são para fogões (de 4% para zero), geladeira (de 15% para 5%), máquinas de lavar (de 20% para 10%) e tanquinhos (de 10% para zero).

Com a indústria nacional em forte desaceleração, o governo resolveu reagir com oferta de crédito (redução do IOF), desoneração tributária (redução do IPI) e limitações às importações de automóveis e brinquedos (elevação de alíquotas de importação). Sofre críticas da oposição por estimular o endividamento da população e favorecer o lobby da indústria nacional, que precisa melhorar a qualidade e a produtividade ( sobretudo a automobilística). Uma suposta "bolha de crédito" poderia levar o país à breca. No curto prazo, porém, o povo não dá ouvidos à oposição: as medidas darão fôlego à economia, ao emprego e à renda. Estimulam um tipo de consumo que melhora a qualidade de vida da população mais pobre.

Comida

O governo aproveitou o pacote de bondades para prorrogar até o fim de 2012 as isenções de PIS/Cofins, cujas alíquotas voltariam a 9,25% em 31 de dezembro, do trigo, da farinha de trigo e do pão francês. Aproveitou para incluir no pacote o macarrão. Para os consumidores, representam um alívio no bolso de R$ 284 milhões.

Convocação// 

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), revelou ontem que a presidente Dilma Rousseff pode solicitar a convocação extraordinária do Congresso para concluir a aprovação da desvinculação das receitas da União (DRU). "É uma possibilidade. Estamos discutindo com o governo e com os partidos, inclusive da oposição, um calendário de votação no Senado."

Alô, alô, Lula

A primeira providência do presidente de Câmara, Marco Maia (PT-RS), ao assumir interinamente a Presidência da República, foi telefonar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em tratamento contra o câncer. Segundo o petista, foi uma conversa de torneiro mecânico pra torneiro mecânico. "Ele está muito bem, falante e contente com os resultados da quimioterapia até o momento", relatou Maia.

Calúnia

O Supremo Tribunal Federal negou pedido de exceção da verdade apresentado pelo ex-secretário Durval Barbosa em processo movido contra ele pelo deputado Augusto Carvalho, do PPS-DF. Conforme consta na acusação apresentada na 8ª Vara Criminal de Brasília, Durval Barbosa é indiciado pela prática do delito de calúnia, por ter acusado Augusto Carvalho sem apresentar provas. Com esta decisão, Augusto segue com o processo contra o delator do mensalão do Distrito Federal.

Diagnóstico

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou a amigos que os riscos assumidos pela equipe médica por não submetê-lo à cirurgia no tratamento do câncer de laringe foram a seu pedido. O objetivo é preservar a sua voz. No caso de uma eventual recidiva, porém, o tratamento quimioterápico não surtiria o mesmo efeito e a cirurgia seria inevitável. A propósito, na assessoria de Lula todos se referem à doença como "o diagnóstico".

Êxodo

Com a vitória de correntes islâmicas nas eleições parlamentares do Egito, o Itamaraty se prepara para receber uma leva de cristãos coptas (25% da população) daquele país temerosos de um sistema político teocrático islâmico. O êxodo pode atingir 20 milhões de egípcios, que já estão procurando abrigo no exterior. A Igreja Copta Ortodoxa, principal autoridade cristã no Egito, tem diocese no Brasil.

Frente

O PSDB fechou apoio à reeleição de Rosinha Garotinho à prefeitura de Campos (RJ) no ano que vem. A mulher de Anthony Garotinho também terá o apoio do DEM na disputa contra Roberto Henriques, candidato do PSD, o aliado do governador fluminense Sergio Cabral (PMDB).

Guru/ Ex-presidente da UNE — exercia o cargo quando houve o golpe de 1964 —, o ex-governador de São Paulo José Serra prepara uma cartilha para os jovens tucanos que pretedem se candidatar a vereador nas eleições municipais de 2012. Será um decálogo com propostas do PSDB supostamente capazes de galvanizar os interesses da juventude. O lançamento será no dia 10, durante um seminário em Jundiaí (SP).

Reforço/ A presidente Dilma Rousseff deve anunciar a realização de concurso público para novos policiais federais que atuarão no tráfico de entorpecentes no país. O anúncio faz parte de um pacote de medidas de combate ao consumo de drogas, em especial o crack, que será divulgado na próxima quarta-feira.

Nenhum comentário: