sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pagou pra ver

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A cúpula do PCdoB resolveu pagar pra ver e decidiu dar todo apoio à permanência de Orlando Silva no Ministério do Esporte. E pediu ao ministro para resistir no cargo e não pedir demissão em nenhuma hipótese. A interpretação é de que cabe à presidente Dilma Rousseff bater o martelo se ele deve continuar ou não. A posição do partido foi relatada pelo presidente da legenda, Renato Rabelo, ao secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, e à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

"O que está acontecendo é mais profundo, trata-se de uma tentativa de desestruturar os partidos da base do governo", avalia a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), num esforço de blindar o ministro. Segundo ela, nada foi comprovado contra Silva, enquanto seu acusador, o policial militar João Dias Ferreira, estaria sob investigação por desvio de recursos públicos justamente por ordem do ministro.

Dilma Rousseff sinaliza para a manutenção do Ministério do Esporte sob controle do PCdoB, mas deixa em dúvida a permanência de Orlando Silva: "Meu governo respeita o PCdoB, acha que tem quadros absolutamente importantes para o país. Não vamos entrar nesse processo, que é irracional. Nós temos de apurar os fatos, investigar e, apurada a culpa das pessoas, puni-las. Isso não significa demonizar quem quer que seja e muito menos partidos que lutaram no Brasil pela democracia". Dilma queixou-se do noticiário sobre o caso: "Vazam falas minhas e não falei com ninguém".

Pressão

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) se encontra hoje com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (foto), do PSB, para definir a estratégia de pressão contra a votação da redistribuição de royalties do pré-sal, que passa agora pela Câmara. A bancada dos estados confrontantes terão mais tempo, porque o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que votará o projeto até a primeira semana de novembro. A decisão do Senado sobre os royalties desestrutura as finanças capixabas.

Orçamento

Relator geral do Orçamento da União, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) entregou ontem seu parecer preliminar à Comissão Mista de Orçamento. A única novidade anunciada é a possibilidade de as cidades com menos de 50 mil habitantes apresentarem emendas em valores entre R$ 300 mil e R$ 600 mil. Serão beneficiados 4.953 municípios.

Proeza

Vice-presidente do Senado, a petista Marta Suplicy (foto), de São Paulo, comemora o resultado do primeiro ano de atuação no cargo. Primeiro, conseguiu o reconhecimento de direitos funcionais iguais para casais homoafetivos e heteroafetivos (licença-gala, por exemplo); segundo, atualizou os planos de saúde dos 18 mil servidores e respectivos dependentes, com a eliminação de distorções e o restabelecimento do equilíbrio atuarial e financeiro; e, terceiro, viabilizou a criação do Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça no âmbito do Senado. Tudo com apoio do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Assombração

Um fantasma ronda os cartolas da Fifa: o gesto da Colômbia em relação à Copa do Mundo de 1986. Para espanto geral, em 5 de novembro de 1982, o presidente Belisário Betencourt anunciou: "Como preservamos o bem público, como sabemos que o desperdício é imperdoável, anuncio aos meus compatriotas que o Mundial de Futebol de 1986 não será na Colômbia. Não se cumpriu a regra de ouro de que o Mundial deveria servir à Colômbia e não a Colômbia à multinacional do Mundial. Aqui temos muitas outras coisas a fazer e não há sequer tempo para atender as extravagâncias da Fifa e seus sócios".

Hipóteses

Parlamentares governistas que já dão como certa a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte especulam com duas possibilidades: a troca de Silva por um nome forte do PCdoB, sinalizando para o Congresso que a legenda continua prestigiada, ou a permanência do secretário executivo, Waldemar de Souza, interinamente, até uma possível reforma ministerial, na qual o PCdoB seria realocado em outra pasta.

Entrave// 

O Palácio do Planalto espera que a Câmara vote até a semana que vem a PEC da Desvinculação de Receita da União (DRU). Mas antes de apreciar a matéria em plenário, o governo tem um caminho difícil pela frente: a votação da MP 540, que cria o Brasil Maior. Segundo um parlamentar governista, a proposta é uma "colcha de retalhos" e faz uma minirreforma tributária no setor produtivo.

Agência/ Dois nomes estão sendo examinados na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado para compor o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Marcelo Bechara de Souza Hobaika e Rodrigo Zerbone Loureiro.

Tchê/ O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defende a inclusão da erva mate entre os produtos beneficiados com a isenção do PIS/Confis . "Queremos tornar a erva mate tão conhecida durante a Copa como ficou conhecida a Amarula na África do Sul", afirmou.

Nenhum comentário: