sábado, 29 de outubro de 2011

Águas do cerrado

 Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Em pouco tempo, os mananciais de água que servem à população de Brasília poderão estar esgotados. A situação já chegou a um ponto crítico, pois a disponibilidade de água na capital do país é de 500 metros cúbicos por habitante. Segundo recomendação da ONU e da Unesco, quando a disponibilização de água bruta é de 1.750 metros cúbicos por habitante/ano, a realidade já pode ser considerada preocupante.


» » »

Essa revelação é do professor Henrique Chaves, da Universidade de Brasília (UnB), que denunciou o problema no seminário "Áreas degradadas no Centro-Oeste. Diagnóstico e soluções", organizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Especialista em manejo de bacias hidrográficas, ele destaca que, nos meses de estiagem, ou seja, de maio a outubro, Brasília vive em situação ainda pior de "estresse hídrico".

» » »

Um agravante do problema é a grande plantação de eucaliptos para produção de celulose e a agricultura irrigada de soja e de milho para exportação no Entorno do Distrito Federal. Nos últimos anos, pequenas e médias propriedades da região vêm sendo incorporadas às grandes fazendas de produção de commodities sem que haja a necessária fiscalização dos órgãos responsáveis pela preservação do meio ambiente. Os olhos d"água do cerrado também estão secando.

Fronteiras//

Segundo a Agência Antidrogas Americana (DEA), o Peru ultrapassou a Colômbia como maior produtor de cocaína do mundo. O fenômeno é atribuído ao Sendero Luminoso, organização guerrilheira de inspiração maoísta que controla quase metade das plantações de coca e à presença dos cartéis mexicanos no território peruano.

Pilatos

A decisão sobre a polêmica em torno da distribuição dos royalties de petróleo está nas mãos do Congresso Nacional. Esse foi o recado que a presidente Dilma Rousseff deu ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em conversa por telefone. A bancada capixaba no Congresso tem três senadores, como todos os demais estados, mas apenas 10 deputados. Casagrande acredita que um bom acordo entre estados produtores e não produtores somente será possível se a presidente da República participar das negociações.

PIB verde

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Sarney Filho, do PV-MA, articula a aprovação do PIB Verde pela Comissão Nacional da Rio+20, que será realizada em julho do ano que vem, no Rio de Janeiro. Uma das propostas é a taxação zero para tecnologias voltadas à produção de energias renováveis.

Filme

Presidente da comissão criada na Câmara para investigar a importação de lixo hospitalar apreendido no Porto de Suape, no litoral sul de Pernambuco, o deputado José Augusto Maia (PTB-PE) quer punição exemplar para a empresa Império do Forro de Bolso, que usava lençois descartados de hospitais americanos na confecção de bolsos de jeans. A importadora queimou o filme de pequenas companhias do polo de confecções de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Foram atingidas 22 mil empresas

Brilho

O ex-BBB Jean Wyllys, do PSol-RJ, é um dos favoritos ao prêmio Congresso em Foco de melhor deputado federal do ano. Disputa a posição com o colega de legenda Chico Alencar (PSol-RJ). Militante da diversidade, o deputado celebridade tem se destacado na atuação parlamentar.

Cataratas/ Um "tuitaço" em prol da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza marcará o fim da primeira plenária do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, hoje, em Foz do Iguaçu (PR). A eleição acaba em 11 de novembro. Estão no páreo 28 finalistas.

Prestígio/ A presidente Dilma Rousseff vai à posse do médico Roberto Kalil como titular da cátedra de cardiopneumologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Na última sexta-feira, a presidente cancelou toda a agenda para se recuperar de uma forte gripe. Kalil é seu médico.

Conectados/ Servidores e deputados na Câmara ganharam uma nova ferramenta de comunicação interna: um sistema de mensagens instantâneas, semelhante ao das redes sociais, que foi implementado para que todos estejam conectados.

Nenhum comentário: