sábado, 28 de maio de 2011

O irracionalismo tucano

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
 

Um dos traços característicos dos tucanos é o iluminismo, aquele mesmo do tipo “penso, logo existo”. No terreno da racionalidade são imbatíveis, têm mais e melhores soluções para quase tudo. O ex-governador paulista José Serra encarna melhor do que ninguém esse perfil. Por ele, a sucessão de Lula estava no papo, Dilma Rousseff era um poste…O resultado eleitoral de tudo isso é conhecido.

»   »   »

Curiosamente, o PSDB realiza a sua convenção nacional tomado pela irracionalidade. A luta interna fratricida parece não ter fim. Provavelmente desaguará numa disputa sangrenta entre Serra e o ex-governador Aécio Neves às vésperas das eleições de 2014. Não é um fenômeno estranho às derrotas, mas é no mínimo curioso que seja protagonizado por políticos que sempre colocam a razão acima de todas as coisas.

»   »   »

Na política, a correlação entre virtudes e circunstâncias muda como as nuvens, para usar a famosa comparação do senador mineiro Magalhães Pinto. Mas há contingências que sepultam aspirações de gerações inteiras. Talvez seja esse o significado das duas derrotas de José Serra em eleições presidenciais, a primeira para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, quando ele ainda era um “sapo barbudo” e Fernando Henrique Cardoso exercia a Presidência; a segunda, no ano passado, para a presidente Dilma Rousseff.

Exemplo
Dois vice-líderes do governo na Câmara caíram em desgraça no Palácio do Planalto: Osmar Serraglio (foto), do PMDB-PR, e Rebecca Garcia (PP-AM). Ambos votaram contra o governo na reforma do Código Florestal, na última terça-feira, e enfraqueceram ainda mais o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP)

Vacina
Somente  Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, atingiram a meta de vacinação contra a gripe estabelecida pelo Ministério da Saúde: 80% da população de risco.

Parceria
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, firmou parceria com o governo francês para reforçar a cooperação policial internacional nos aeroportos dos dois países. O acordo tem como meta facilitar a atuação de policiais franceses nos aeroportos do Brasil e de policiais brasileiros em aeroportos da França, na tentativa de fechar o cerco ao tráfico de cocaína que sai do Brasil com destino à Europa.

Fominha
Parlamentares da Frente da Família, que esta semana conseguiram barrar a distribuição com mensagens anti-homofóbicas nas escolas brasileiras, andam incomodados com a atuação do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) nos atos públicos sobre o tema. A queixa é que o parlamentar carioca tem atropelado os demais colegas, tomando para si a atenção na mídia, que deveria ser de todos os integrantes da bancada.

Acordo
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso tenta convencer o ex-governador de São Paulo José Serra de que ele manteria seu prestígio e poder se assumisse a Presidência do conselho do partido. Se Serra aceitar, durante convenção nacional da legenda, hoje em Brasília, caberá ao ex-governador paulista definir o programa e as diretrizes partidárias. Já a condução das alianças ficaria a cargo do presidente da legenda, Sérgio Guerra, que deve ser reeleito.

Transparência/ Para facilitar o controle e acompanhamento dos gastos pela população, o deputado Antônio Reguffe (PDT-DF) apresentou à Mesa da Câmara um projeto de lei complementar que obriga os órgãos do governo a incluírem nos portais de transparência a discriminação das compras feitas pela administração pública. Atualmente, cada órgão divulga apenas o montante gasto e os fornecedores.

Cautela/ Um Comitê de Comunicação, sob o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi criado para evitar mais processos de juízes condenados que tiveram os nomes divulgados nas páginas dos tribunais superiores. Recentemente, um juiz ganhou uma indenização de R$ 1,5 milhão contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro magistrado recebeu R$ 160 mil. Em ambos os casos, os julgamentos foram públicos e transmitidos ao vivo pela internet. 

Cone Sul/ O documentário Perdão, Mister Fiel, de Jorge Oliveira, está entre os 11 filmes selecionados, dos 506 inscritos, que vão disputar o Troféu Panvision no Festival Audiovisual Mercosul, em Santa Catarina, entre 24 de junho e 1º de junho de 2011. O filme conta a morte sob tortura do operário Manoel Fiel Filho em São Paulo. Já conquistou 10 prêmios.

Campanha// A candidata francesa para ocupar o posto de Strauss-Kahn no Fundo Monetário Internacional (FMI), Cristina Lagarde, visita o Brasil na próxima segunda-feira. Ela tenta um encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a fim de buscar apoio do Brasil para ocupar a chefia do FMI.

Nenhum comentário: