segunda-feira, 2 de maio de 2011

Melhor separados

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sepultaram as esperanças de fusão do DEM com o PSDB. Preocupado com o assédio do prefeito Gilberto Kassab, fundador do PSD, aos prefeitos do interior paulista, Alckmin avisou a FHC que a proposta seria a porteira aberta para uma debandada nas bases dos dois partidos.


***

O veto frustra o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), que está com um pé no PSD e já avisou que só fica no DEM se for para operar a fusão com os tucanos. E pode provocar mais baixas na legenda oposicionista.

***

Quem gostou da notícia foi o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP). A legenda enfrenta dificuldades para a arregimentação de candidatos a prefeito e a vereador por causa dos boatos de que o partido pretenderia se incorporar ao PSDB.

Planície//

Terça-feira é a data-limite fixada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal para que os filhos e netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devolvam seus passaportes diplomáticos ao Itamaraty. Dias antes do fim do mandato de Lula, quatro filhos e três netos do ex-presidente obtiveram o documento.

Controle

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) discute com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, a criação de um sistema informatizado de acompanhamento e fiscalização de obras públicas federais. “Temos estudado os sistemas hoje existentes, mas nenhum apresenta, com transparência e riqueza de detalhes, informações suficientes para um acompanhamento da execução física, e não somente orçamentária, das obras financiadas”, justifica.

Troca-troca

Na contramão de outros insatisfeitos, o tucano Gustavo Fruet negocia com o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), sua transferência para a legenda com objetivo de disputar a Prefeitura de Curitiba. Assediado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fundador do PSB, Fruet vê o deputado estadual Ney Leprevost, candidato mais votado na cidade, como futuro adversário. O rival acaba de trocar o PP pelo PSD.

Saída

A ex-senadora Marina Silva, do PV, derrotada na disputa pela Presidência em 2010, já anda articulando uma alternativa caso seja derrotada na disputa interna do partido. Entre as possibilidades levantadas por Marina, está a de deixar a legenda e fundar uma nova sigla.

Aliança

Enquanto o PT não escolhe seu candidato à Prefeitura de São Paulo, o deputado Gabriel Chalita (PSB-SP), acerta os últimos detalhes de sua filiação ao PMDB, com aval do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que é petista. Chalita sonha com o apoio do PT no segundo turno.

Avisou

O deputado federal Ricardo Tripoli pretende disputar a vaga de candidato tucano a prefeito de São Paulo com os secretários estaduais de Energia, José Aníbal, e de Meio Ambiente, Bruno Covas, que também pleiteiam a candidatura. “Já conversei com o governador Geraldo Alckmin, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o ex-governador José Serra, que me garantiu que não será candidato”, explica. Trípoli avalia que as bases tucanas querem uma cara nova.

Títulos

No próximo 6 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga a lista dos eleitores cujos títulos foram cancelados por não comparecerem nem justificarem a ausência do voto nas últimas três eleições. O número chega a 1,4 milhão de pessoas

Sereno/ O ex-governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB), cujo nome não foi emplacado na Diretoria do Banco do Brasil, pleiteia uma vaga no Conselho Administrativo de Itaipu Centrais Elétricas. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), seu ex-aliado, trabalha contra.

Greve/ O deputado Roberto Policarpo (PT-DF), relator do projeto de reestruturação dos servidores do Poder Judiciário, negocia com o Ministério do Planejamento o aumento salarial da categoria, que ameaça entrar em greve na terça-feira.

Livros/ Doutores em direito constitucional, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o procurador da República Paulo Gonet lançam na quarta-feira, às 19h, no Espaço Cultural do STF, a sexta edição do livro Curso de direito constitucional (Saraiva), um best-seller jurídico. Na mesma ocasião, será lançado o livro Direito penal contemporâneo, escrito por vários juristas, entre eles Gunther Jakobs e Renato de Mello Jorge Silveira.

Publicado domingo, 1º de Maio, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: