sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rito de passagem

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), intensificou suas articulações para a formação de um novo partido que sirva de rito de passagem para mais um troca-troca de legendas sem risco de perda de mandato. Com isso, espera atrair parlamentares que hoje estão na oposição e desejam transitar para a base do governo, em busca de um porto seguro nas próximas eleições. Parlamentares do DEM e do PPS são os mais assediados.


» » »

A ideia é criar um partido de vida efêmera, que depois será abandonado por seus integrantes. A movimentação de Kassab ainda está sob suspeita no Palácio do Planalto por causa das notórias ligações do prefeito paulistano com o ex-governador José Serra, candidato do PSDB derrotado pela presidente Dilma Rousseff nas eleições passadas. Porém, suas articulações criam grande confusão nos partidos de oposição e, por isso, estão sendo estimuladas.

» » »

O poder de fogo de Kassab pode ser medido pela participação da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) no projeto. Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a líder ruralista votou a favor do salário mínimo de R$ 545 proposto pelo governo. Aos aliados perplexos com a sua decisão de deixar o DEM, ela explicou que precisa de liberdade para viabilizar sua candidatura ao governo de Tocantins. Kassab tenta atrair também o ex-líder do PPS Fernando Coruja (SC), aliado do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), que articula o novo partido no Sul do país.

Leilão

Por causa das eleições do próximo ano, Kassab pisa no acelerador. Negocia o desembarque do partido que pretende criar e abandonar com o vice-presidente da República, Michel Temer, que tenta atraí-lo para o PMDB, e com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), interessado em fortalecer sua legenda nos estados do Sul para viabilizar sua candidatura a presidente da República. Kassab oferece passe livre para os que ingressarem no novo partido. Sua prioridade é fazer o sucessor na Prefeitura de São Paulo e disputar o Palácio dos Bandeirantes. É cada um por si e o novo partido por todos.

Voando

Lembram-se do norte-americano Jan Paul Paladino, o piloto do jato Legacy, que colidiu com o avião da Gol em setembro de 2006, causando a morte de 154 passageiros e tripulantes do Boeing? Pois bem, continua voando. A American Airlines ignora os dados técnicos e periciais comprobatórios de que ele cometeu conscientemente várias falhas que levaram à queda da aeronave brasileira.

Polêmico

No primeiro discurso na tribuna da Câmara desde que assumiu o mandato parlamentar, o deputado e ex-BBB Jean Wyllys (PSol-RJ) declarou que está recolhendo assinaturas para apresentar uma proposta de emenda à Constituição(PEC) que legalizará a realização de casamentos civis gays no Brasil.

Correção

O senador Ricardo Ferraço (ES) propôs à bancada do PMDB que defenda no Congresso Nacional, com a tabela de correção do Imposto de Renda, uma política de reposição gradual das perdas acumuladas no período de 1995 a 2010, que atingem 64% frente à inflação do período.

Minerais

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em 2010, 1.290 novas jazidas minerais foram descobertas no país. As de ferro atingiram 2,5 bilhões de toneladas, com teor médio de 42%. As de ouro, 1,3 bilhão de toneladas, com teor médio de 2,57 gramas por tonelada. “O país está na rota dos investimentos nacionais e internacionais em pesquisa de novas jazidas, bem como na ampliação da produção mineral”, comemora o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery.

Câmbio

Desde ontem, os Correios e as lotéricas estão autorizados a fazer operações de câmbio manual e transferências de pequenos valores. O limite é de US$ 3 mil

Juntos

PSDB, DEM e PPS prometem protocolar no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) das mais rápidas desde a sanção de uma lei pela presidente da República. Os partidos afirmam que a Adin contra o artigo que autoriza os reajustes do salário mínimo para os próximos três anos por decretos já está quase pronta e será protocolada no Supremo assim que a lei for sancionada pela presidente Dilma.

Violência

Pesquisa do Instituto Sangari, divulgada ontem, mostra que a violência está avançando no Nordeste. Em Pernambuco, porém, a queda é acelerada. Desde 2007, na região metropolitana do Recife, foi reduzida em mais de 40%. Esse desempenho é melhor do que os de Nova York e Bogotá nos quatro primeiros anos dos respectivos planos de combate à violência. O governador Eduardo Campos (foto), do PSB, confere pessoalmente os números em reuniões sistemáticas de monitoramento com a cúpula policial. Onde houve redução da violência, os policiais são premiados com um salário a mais no ano. Onde sobrou violência, o gestor é defenestrado.

Recado/O ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, desautorizou publicamente o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), a falar em nome do Planalto sobre a criação de um novo imposto para a Saúde. Luiz Sérgio quis deixar claro que a iniciativa não partiu da presidente Dilma Rousseff.

Besteirol/O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deu uma no cravo e outra na ferradura ao comentar o projeto de regulação da mídia que herdou do governo Lula. Durante seminário sobre telecomunicações, disse que a proposta era consistente, mas precisava ser revista porque tinha “um monte de besteiras”.

Geladeira/O deputado Sandro Mabel (PR-GO) deve passar o carnaval esfriando a cabeça em Aspen, Colorado (EUA). Quando voltar, ele enfrentará o processo disciplinar em seu partido, que já impôs uma série de sanções ao parlamentar. Mabel garante que não arredará o pé da legenda.

Nenhum comentário: