quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Base rebelde

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O PPS caminha para fechar um acordo com o candidato do PT a presidente da Câmara, deputado Marco Maia (RS), que passará assim a contar com o apoio de todos os partidos da oposição, pois PSDB e DEM já sinalizaram na mesma direção. A força de Maia é o princípio da proporcionalidade na composição da Mesa, tese defendida pelo PT e pelo PMDB para manterem o rodízio entre as duas maiores bancadas no comando da Casa e que ganhou a adesão das legendas de oposição.


» » »

Esse acordo entre PT e PMDB já garantiu a eleição dos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do ex-deputado Michel Temer, hoje vice-presidente da República, para o comando da Câmara. Agora, seria a vez de Maia; depois, a do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), um dos artífices dessa aliança. O ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que concorreu à reeleição em 2006 e perdeu a disputa, tenta desfazer o arranjo: “A Câmara não é uma pizzaria”, ironiza, ao questionar a rotatividade de comando entre os dois maiores partidos.

» » »

Rebelo se movimenta como candidato, mas ainda mede o pulo para formalizar a participação na disputa, que depende do apoio do PSB e do PDT. Hoje, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) comanda uma reunião da bancada pedetista para definir a posição da legenda. Se fechar com Maia, a rebelião do chamado “bloquinho” (PSB-PDT-PCdoB) estará perto do fim e a candidatura de Maia, consolidada.

Biscoito

Quem também se movimenta para disputar a Presidência da Câmara é o deputado Sandro Mabel (foto),
do PR-GO. Depende fundamentalmente do apoio do PTB, cujo líder da bancada, Jovair Arantes (PTB), é um velho aliado seu. Caso mantenha a candidatura, Mabel criará instabilidade no baixo clero da Câmara, o que favorece uma disputa em dois turnos e, por isso mesmo, a manutenção da candidatura de Aldo Rebelo. O Palácio do Planalto, porém, trabalha para remover a candidatura de Mabel, que nunca foi de apostar no tudo ou nada.

Líder

A reunião da bancada do PT escolheu o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (foto), de Pernambuco, para líder no Senado, mas não chegou a um acordo em relação à Vice-Presidência da Casa. A indicação foi articulada pelo senador Walter Pinheiro (BA), novo líder do governo na Casa.

Acerto

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), fizeram um pacto de silêncio do PMDB com o PT, em reunião com os ministros da Casa Civil, Antônio Palocci, e o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Esse será o fórum de negociação dos cargos de segundo escalão, o foco das desavenças públicas entre as duas legendas. Falta combinar com os beques.

Identidade

Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão as primeiras capitais a receber a nova cédula de identidade nacional emitida pelo Ministério da Justiça. As cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto. O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura. Estão prontos 2 milhões de cartões

Cautela/Perto de completar um mês na Presidência da Câmara, Marco Maia tem evitado utilizar o gabinete e a residência oficial da Presidência da Câmara. As exceções são restritas às formalidades em encontros institucionais. Não quer se sentar na cadeira antes da hora.

Regalo/O presidente da CGTB, Antônio Neto, que é getulista de carteirinha, encomendou uma réplica em miniatura da estátua de Vargas que inaugurou em dezembro na sede do Sindpd (Sindicato dos Profissionais em Processamento de Dados), em São Paulo, para dar ao ex-vice presidente José Alencar, que está internado no Hospital Sírio-Libanês.

Nenhum comentário: