quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A sombra de Serra

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente eleita, Dilma Rousseff, pretende chegar a um acordo com as centrais sindicais para que o salário mínimo ultrapasse os R$ 600 no próximo ano. A proposta de um mínimo nesse patamar foi uma pedra na bota ortopédica da petista na reta final da campanha eleitoral, pois foi apresentada pelo principal adversário na corrida eleitoral, José Serra (PSDB), e já virou bandeira da oposição na discussão do Orçamento de 2011, em curso no Congresso.

Ontem, o presidente Luiz Inácio lula da Silva voltou a classificar a proposta de Serra como demagógica. Tem autoridade para isso. Primeiro, por causa da trajetória de sindicalista, desde a luta pela recuperação da defasagem salarial de 1973, que desaguou nas greves do ABC de 1978 que o projetaram nacionalmente. Segundo, porque em seu governo houve uma progressiva recuperação do valor real do mínimo "principal fator da ampliação do mercado interno " e do prestígio de Lula entre os trabalhadores assalariados e aposentados.

Com Dilma é diferente. Ela ainda precisa mostrar a que veio aos trabalhadores. Não é um bom sinal bater de frente com as centrais sindicais que a apoiaram antes mesmo da posse, ainda mais num assunto no qual o candidato de oposição apresentou uma proposta de muita densidade eleitoral. Por essa razão, a promessa de aumento do salário mínimo para R$ 538,15 está sendo reavaliada. De quebra, Dilma também quer conceder um aumento ao Bolsa Família, bandeira da petista que o tucano José Serra tentou neutralizar ao propor uma 13º bolsa no fim do ano.

Antecipação

A política vigente de aumento do salário mínimo é a reposição da inflação anual mais um percentual equivalente ao crescimento do PIB do ano anterior. Trata-se de uma estratégia aprovada no Congresso para recuperar o seu valor original até 2023. Como a crise econômica mundial afetou o PIB de 2009, fazendo com os números se aproximassem de zero, Dilma está avaliando uma forma de compensação. Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, a saída seria antecipar uma parte do aumento projetado para 2012 (a inflação mais o crescimento do PIB deste ano, que pode ficar em torno dos 7,5%). É uma saída salomônica.

Interlocutor


Presidente da Câmara e vice-presidente da República eleito, Michel Temer (PMDB-SP) já é o interlocutor natural de Dilma Rousseff com os congressistas. Os líderes de partidos aliados preferem conversar com o peemedebista sobre a formação dos ministérios. Além de bom trânsito na Casa, Temer despacha do seu gabinete na Câmara.

Gênero

Vai ser difícil para Dilma Rousseff manter o mesmo relacionamento que Lula tem com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Ontem, a petista disse que é "radicalmente contra" o apedrejamento da iraniana Sakineh Ashtiani, acusada de adultério e de homicídio em seu país. Depois de se pronunciar como campeã da luta pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no Brasil, fica meio difícil não manifestar contrariedade com a discriminação às mulheres que ocorre no Irã.

Tarefeira

Indagada se estaria disposta a assumir um ministério no governo Dilma, a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), levou o assunto na gozação: "Estou sendo muito cotada para o ministério da liturgia, mas tem gente querendo que eu vá para o da eucaristia". A missão da petista é entregar o Orçamento da União "exequível" para Dilma até o fim do ano. "Depois disso, estarei à disposição para a tarefa a que me for atribuída."

Martelo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita, Dilma Rousseff. fecharão a compra de 36 aviões de caça para a Força Aérea Brasileira na conversa com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, na próxima semana, durante a reunião do G-20 em Seul, Coreia do Sul. A opção pelo modelo Rafale, da companhia francesa Dassault, ainda depende de uma redução nos preços. É um negócio que pode chegar a 4 bilhões de euros.

Balanço

A Comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza hoje uma avaliação do resultado das eleições de 2010. A sigla elegeu seis governadores, 35 deputados federais e quatro senadores, que estarão presentes na reunião. "Será um importante momento para avaliarmos todo o êxito alcançado tanto em primeiro quanto em segundo turno nas eleições deste ano", afirmou o primeiro-secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira. Trocando em miúdos, o PSB quer mais participação na Esplanada. Governará mais estados do que o PMDB e o PT.

Cadeiras/ O diretor executivo da Polícia Federal, delegado Luiz Pontel, segundo na hierarquia da instituição, substituirá, a partir de janeiro, o delegado Paulo Lacerda, adido policial do Brasil em Portugal. Já aposentado, Lacerda foi enviado para Lisboa logo após deixar a direção-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Na época, a agência foi acusada de participar de forma clandestina da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado Protógenes Queiroz, recém-eleito deputado federal pelo PCdoB paulista.

O eleito


O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, com 4.218 votos, foi o grande vencedor do prêmio Congresso em Foco, no qual jornalistas e internautas escolheram os parlamentares mais atuantes no Senado. Disputou com Marina Silva (PV-AC), que obteve 3.801 votos, e Eduardo Suplicy (PT-SP), que recebeu 3.317 indicações. Na Câmara, o mais votado foi o deputado Chico Alencar (PSol-RJ), com 3.075 sufrágios, seguido de Gustavo Fruet (PSDB-PR), com 2.534, e Luciana Genro (PSol-RS), com 2.502.

Menos mal/ A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje os indicadores industriais de setembro. A pesquisa mensal revela a evolução do faturamento, das horas trabalhadas, do emprego, da remuneração paga e do nível de utilização da capacidade instalada na indústria brasileira. Foram analisados 19 setores da indústria de transformação.

Fugaz/ Depois de uma passagem meteórica pela equipe de transição, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel voltou para a geladeira petista. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, porém, minimiza sua saída da equipe de transição: "Vamos discutir medidas administrativas imediatas, não têm nada a ver com a participação no futuro governo".

Nenhum comentário: