terça-feira, 3 de agosto de 2010

O rumo da prosa

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Longe da campanha de José Serra e dos demais candidatos tucanos — nenhum deles faz muita questão de tê-lo no palanque —, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se tornou um crítico da linha de campanha adotada pelo PSDB no plano nacional. Considera uma canoa furada a estratégia de confronto de personalidades do marqueteiro de Serra, Luiz González, contra a petista Dilma Rousseff.

Na opinião de FHC, a discussão deslocada do plano político para o pessoal confunde o eleitor e facilita a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, na avaliação de FHC, se apropriou de todo o legado que recebeu dos antecessores, a começar pela estabilidade do Real. A falta de debate político, por isso mesmo, facilita a vida de Dilma Rousseff e só complica a de Serra.

As alternativas de Marina Silva (PV) e de Plínio de Arruda Sampaio (PSol) estão mais claras do que as divergências entre Dilma e Serra, que polarizam a campanha eleitoral. Nesse aspecto, o desconforto de FHC tem razão de ser e o debate de quinta-feira, na TV Bandeirantes, entre os candidatos a presidente da República, é uma oportunidade para que cada um apresente sua proposta de governo para o país.

Correio

A Associação Brasileira das Franquias Postais (Abrapost), representante oficial de 1,4 mil agências dos Correios — mais de 90% do total de franqueadas de todo o território nacional — esclarece que é absolutamente a favor do processo licitatório para a substituição da atual rede de prestadores de serviços postais. Foi a entidade que questionou os editais publicados pela ECT em dezembro de 2009 na Justiça Federal de todo o país. Devido a irregularidades, foram suspensas 80% das licitações.

Otimismo

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, candidato à reeleição pelo PSDB, comemora pesquisa do Ibope na qual obteve avaliação positiva de 76% dos entrevistados. Sua administração é considerada ótima/boa por 52% das pessoas que responderam ao levantamento, e como regular por 24%. O tucano acredita que sua atuação acabará se refletindo nas próximas pesquisas eleitorais. Nas últimas, ele aparece bem atrás do candidato do PMDB, senador Hélio Costa.

Ambições

A cúpula do PT acredita que terá as maiores bancadas da Câmara e do Senado, o que garantiria à legenda a presidência das duas Casas caso a candidata do partido, Dilma Rousseff, vença as eleições. A expectativa é alimentada pelo crescimento da sigla no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste do país. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), é o candidato à sucessão do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), vice de Dilma. No Senado, a história é outra: pelo regimento, o senador José Sarney, PMDB-AP, pode concorrer à reeleição.

Na carne

Será hoje o julgamento do mais importante processo administrativo disciplinar que já passou pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — o do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Medina, que poderá até ser aposentado compulsoriamente pelo órgão. O relator do processo é o corregedor Nacional de Justiça, Gilson Dipp. Medina está afastado da jurisdição desde maio de 2007, por suspeita de envolvimento em venda de decisões judiciais que favoreceriam a máfia dos caça-níqueis.

Vuvuzela

Puro fogo amigo, a carta anônima contra a empresária e modelo Marina Mantega — filha do ministro da Fazenda, Guido Mantega —, acusando-a de lobista em Brasília, circulava pela Esplanada desde maio passado. Ela é acusada de tráfico de influência junto ao vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, que era cotado para assumir a presidência da Previ. Ambos negam o fato. O texto de uma lauda virou um dossiê contra Mantega, que apoiava a indicação de Cafarelli. A intriga entre petistas do setor bancário endossa as críticas dos tucanos contra o aparelhamento do governo pelo PT e o uso de dossiês contra adversários nas campanhas.

Por ela

O Partido Verde (PV), de Marina Silva, é a legenda com o maior número de candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de outubro, à frente de partidos como PMDB e PT. De presidente a deputados estaduais e distritais, são 1.363 candidatos

Gaiola de cristal

No rastro da Operação Caixa da Pandora, o Sindicato dos Servidores da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do Distrito Federal quer aproveitar a mudança dos deputados distritais para a nova sede da Praça do Buriti para exigir mais transparência nos gastos dos parlamentares.

Trégua/ O presidente Lula dará um tempo na campanha de Dilma. Depois de viajar para a Argentina, onde participou da reunião do Mercosul, recebe amanhã, em Brasília, o presidente de Camarões, Paul Biya. Na sexta-feira, viaja ao encontro do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e depois, no sábado, comparece à posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.


Aquecimento/ Ao contrário de Dilma, que cancelou a agenda por dois dias para se preparar para o primeiro debate entre os presidenciáveis, na quinta-feira, na TV Bandeirantes, José Serra não pretende parar com as atividades externas. A agenda do tucano focará eventos na capital paulista ou em cidades vizinhas.

Nenhum comentário: