sábado, 24 de abril de 2010

O cerco de São Paulo

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


O PT lança hoje a candidatura do senador Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo, num evento em que a ex-ministra Dilma Rousseff pretende fazer um discurso conclamando os paulistas a porem um fim na longa hegemonia tucana na administração do estado. Para desafiar o ex-governador José Serra (PSDB), Dilma pretende comparar os investimentos e as realizações do governo Lula, dos quais se considera a principal gestora, com as ações do governo FHC no estado.

» » »

Dilma precisa dos votos de muitos paulistas para vencer as eleições. Hoje, a avassaladora vantagem de Serra no estado, com 29,8 milhões de eleitores, neutraliza sua vantagem estratégica junto aos 35,9 milhões de eleitores do Nordeste. A candidatura de Mercadante, que vai para o sacrifício, é uma das âncoras de Dilma em São Paulo. A outra é a elevada aprovação do presidente Lula no estado. A parada é dura: o tucano Geraldo Alckmin larga com 61% de intenções de voto na corrida de volta ao Palácio dos Bandeirantes.

» » »

O problema de Dilma é que toda a estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para derrotar o tucano José Serra e elegê-la, até aqui, teve como eixo o isolamento político de São Paulo. A elite paulista foi estigmatizada como arrogante, exclusivista e preconceituosa. E de costas para o Nordeste e a pobreza do país. Depois do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o tucano José Serra personificaria esse estigma.

Brasília, 50 anos

A partir de hoje, atores da companhia teatral Caixa Cênica vão representar personagens históricos durante as visitas guiadas ao Congresso. Serão sete cenas, com oito atores, que reproduzem momentos marcantes do Parlamento brasileiro e da mudança da Capital para o Planalto Central. No início da visita, no Salão Negro, Juscelino Kubitschek conta aos turistas como adotou o sonho de Brasília, ao ser questionado por um eleitor em um comício na pequena cidade de Jataí (GO), logo no início da campanha que o levou à Presidência da República. Lucio Costa, Joaquim Cardozo, Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Ulysses Guimarães e Ruy Barbosa são os personagens encenados.


Fora

O bilionário empresário João Carlos Cavalcanti desistiu de ser vice na chapa do ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima(PMDB) — foto — ao governo da Bahia. Teria atendido aos apelos da família e dos sócios. Cavalcanti é acionista de empresas que têm a participação do grupo Votorantim e da MMX de Eike Batista, além de Daniel Dantas.


Berro

Ciro Gomes pode estar conformado com a falta de apoio da cúpula do PSB, mas não é bom cabrito. Depois de admitir publicamente que a cúpula do PSB vai mesmo retirar sua candidatura a presidente da República, em entrevista ao SBT, ontem, disse que vai espernear até a reunião da Executiva, marcada para terça-feira. Atira contra o presidente do PSB e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e critica a soberba do presidente Lula. Diz que gosta de Dilma Rousseff, mas que ela é despreparada para enfrentar Serra na campanha eleitoral e critica a aliança do PT com o PMDB . A propósito, argumenta que o tucano ganha mais com sua saída, pois apoiaria a petista no segundo turno se fosse candidato.

Sorriso

O tucano José Serra comemora o naufrágio da candidatura de Ciro Gomes como aquele cara todo engessado que sobreviveu ao trágico acidente de carro: não pôde rir. Além de se livrar dos ataques de Ciro na campanha, vai herdar a maioria dos votos do candidato do PSB.

Colegas

Michel Temer anda com o prestígio em alta no mundo jurídico, no qual é reconhecido como grande constitucionalista. Na sexta-feira, o presidente da Câmara reuniu pesos pesados do mundo jurídico. Além dos ministros Eros Grau (STF) e Asfor Rocha (STJ), advogados dos principais escritórios do país e o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, estiveram presentes. O encontro terminou com
uma foto dos presentes na residência oficial.

Maiores

O Brasil emplacou cinco empresas entre as 100 maiores do mundo: a Petrobras aparece em 18º, seguida do Bradesco (51º). As demais são o Banco do Brasil (52º), a Vale (80º) e a holding Itausa (82º). Na lista das 2 mil empresas mais importantes da economia mundial da conceituada revista Forbes, 33 são brasileiras.

Alvo/ A batata do ex-governador Joaquim Roriz está assando. O Ministério Público Federal continua defendendo a intervenção no Distrito Federal, mas a prioridade dos procuradores já é impedir que o pré-candidato do PSC ganhe as eleições e volte a comandar os destinos de Brasília.

Arrocho/
Servidores da Secretaria do Trabalho do GDF estão em pânico com o telefonema que os alertou de suas novas funções. Quem não arregaçar as mangas pode ir parar no olho da rua.

Prova/ O juiz Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, autorizou a realização das provas discursivas do concurso para Auditor Fiscal do Trabalho, amanhã, na Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Nenhum comentário: