sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jus esperneandi

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


A cúpula do PSB se prepara para remover a candidatura do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes a presidente da República, mas ainda não sabe como. É um desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde quando lançou a tese do candidato único da base, ou melhor, quando ungiu a candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. É uma necessidade para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente da legenda, candidato à reeleição que precisa do apoio dos petistas para enfrentar o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Ciro , porém, está indignado com o PSB.

» » »

“Não consigo entender o que quer de mim o meu partido — o Partido Socialista Brasileiro”, indagava ontem, no próprio site (www.cirogomes.com), estribado em pesquisas eleitorais que revelam a existência de 15 milhões de eleitores dispostos a votar em seu nome. “Mesmo sem que tenha na mão o poder de nenhuma máquina como as portentosas estruturas do governo federal e do governo de São Paulo, ou de, notoriamente, não ser o mais querido da grande mídia ou do baronato que comanda o país”, vangloria-se.

» » »

Ciro se tornou um aliado incômodo. Critica petistas e tucanos. E denuncia as pressões que está sofrendo. “Querem impor que ao invés de uma ampla opção arbitrada pelo povo, o jogo de poder seja decidido em gabinetes de Brasília”, dispara. Ciro considera seu dever lutar até o fim. “Se for derrotado, respeito. Mas amanhã algum brasileiro mais atento dirá que alguns não se omitiram quando se quis tirar o povo da jogada”, avisa.

Engenharia

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) monitora a pré-candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao Planalto. Se Ciro resistir ao cerco petista e conseguir emplacar sua candidatura, o tucano será pressionado a lançar um nome ao governo do Ceará para abrir palanque ao ex-governador José Serra (PSDB-SP).

Novas vagas

Pelo terceiro mês consecutivo, a geração de empregos bateu recorde no Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, foram criadas no mês de março 266 mil vagas. A estimativa é que abril seja ainda melhor para os trabalhadores, com a abertura de mais postos de trabalho. O número pode chegar a 340 mil.

Escudo

A Advocacia-Geral da União prepara o contra-ataque às queixas da Ordem dos Advogados do Brasil, que chiou da defesa do presidente Lula feita no caso das multas aplicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral por campanha antecipada. Se a polêmica ganhar dimensão, o advogado-geral, Luís Inácio Adams, argumentará que é legítima a defesa, já que o presidente Lula estava em evento oficial.

Dundum

Líder do PSDB na Câmara, o deputado João Almeida, da BA, dispara contra o líder do PT, Fernando Ferro (PE), ao rechaçar as insinuações de que o partido seria o responsável pela invasão que deixou o site do PT fora do ar por dois dias. “Ferro devia procurar entre os aloprados capazes de fazer tal desastre no PT. Não temos absolutamente nada a ver com isso.”

Fundos

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) desceu o sarrafo na decisão do governo de fortalecer com os fundos de pensão de empresas estatais, como a Petrobras, entre outras, os consórcios de empreiteiras que participarão do leilão da construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Pará. Previsto para o próximo dia 20, o leilão foi suspenso pela Justiça Federal, mas o governo recorreu. Quarta maior do mundo no Brasil, só perde para Itaipu. Seu custo total pode chegar a R$ 30 bilhões ao final das obras.

Aposentados

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), quer barrar na Casa o projeto que extingue a contribuição dos aposentados ao INSS retroativa a 1995, aprovada pelo Senado. “O Senado perdeu o juízo”, reclama. Atrás do prejuízo, que contou com a ajuda da base aliada — o relator do projeto foi o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) —, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (foto), do PMDB-RR, pedirá em plenário que o projeto volte para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Escalado

Apesar de corintiano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anda fazendo campanha para que o atacante Neymar, que vem massacrando os adversários do Santos com seus gols, seja convocado pelo técnico Dunga para a seleção brasileira de futebol.

Tucanou - Dirigido pelo deputado Benedito de Lira em Alagoas, o Partido Progressista está em cima do muro. O popular prefeito Cícero Almeida quer fechar com o pedetista Ronaldo Lessa, candidato ao governo, mas é dado como pule de 10 o apoio da legenda à reeleição do tucano Teotônio Vilela. “O PP apoiará o que for melhor para Alagoas. A única certeza agora é nosso palanque para a Dilma Rousseff”, adianta Lira.

Festa - Fanático pela tribuna do Senado, o piauiense Mão Santa (PSC-PI) era só alegria ao discursar ontem para os convidados da sessão em homenagem ao centenário de Chico Xavier. Empolgado com os aplausos, despachou a modéstia e se declarou um dos melhores cirurgiões do Brasil.

Raiz - O presidente da Infraero, Murilo Barboza, quer saber por que o Aeroporto Internacional de São Luís é tão deficitário. Desconfia que o seu status de internacional encarece os custos de operação. O estado não é rota de voo
para o exterior.

Reforço - Arquivo vivo do governo Lula, a ex-deputada Clara Ant deixou o gabinete pessoal da Presidência para atuar na campanha da petista Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: