domingo, 14 de março de 2010

São Sebastião

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, em março de 1565, e liderou a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, com apoio do cacique Arariboia, de Niterói. Reza a lenda que recebeu o auxílio milagroso do rei Dom Sebastião, que sumiu na batalha de Alcácer-Quibir, durante as Cruzadas e deu origem ao Sebastianismo. Daí o nome da cidade, em homenagem a São Sebastião, mártir católico. Salvador de Sá e Benevides, sobrinho-neto do fundador da cidade, foi governador da capitania do Rio de Janeiro, governador-geral da repartição das Minas e almirante da Costa do Sul e do Rio da Prata no período colonial. Quando os holandeses ocuparam o Nordeste, comandou uma força de socorro que partiu do Rio de Janeiro em defesa de Salvador, capital colonial. Mais tarde, armou a esquadra carioca que pôs para correr os holandeses e os calvinistas franceses que ocupavam Angola (1648) e se refugiaram na Cidade do Cabo, dando origem aos boers.

» » »

Por essas e outras — e sobretudo a descoberta de ouro e pedras preciosas na região de Minas Gerais —, o Marquês de Pombal, em 1763, transferiu a capital da colônia para o Rio. Com a fuga da família real, a cidade virou sede da corte de D. João VI. E foi a capital do Brasil durante o Império e a maior parte do período republicano, concentrando as principais forças do Exército e a esquadra. Com a fundação de Brasília, em 1960, tão festejada pelos cariocas, o Rio de Janeiro começou a perder o bonde.
A fusão da Guanabara com o antigo Estado do Rio, em 1975, não resolveu o problema do esvaziamento econômico (industrial e financeiro) e nivelou por baixo a política local, que sempre havia se pautado pelo debate nacional. A redenção começou a vir com a exploração de petróleo, cujos royalties financiam a administração e a economia fluminenses. Sem eles, o estado vai pro sal. Agora, se quiser tê-los de volta, o governador Sérgio Cabral, além de mobilizar cariocas e fluminenses, terá que rezar muito para São Sebastião . O Rio de Janeiro nunca esteve tão isolado na política e enfraquecido no imaginário nacional.


Na paz /
Sumida dos holofotes nos últimos tempos, a primeira-dama, Marisa Letícia, acompanhará o marido no tour pelo Oriente Médio, no qual o presidente Lula visitará Israel, Jordânia e Palestina, entre hoje e quinta-feira. Terão a companhia do governador da Bahia, Jaques Wagner, e sua de esposa, Fátima Mendonça, amigos do casal.

Pressa

A oposição joga a culpa da derrota do governo na votação da partilha dos royalties do pré-sal na pressa do presidente Lula em votar o novo marco regulatório do petróleo antes das eleições. Mesmo o líder dos tucanos na Câmara, deputado João Almeida (PSDB-BA), admite entre os seus que a matéria, como foi aprovada, pode quebrar o estado do Rio de Janeiro, a quem deveria mesmo caber uma parte maior para compensar os impactos de ser produtor.

Matheus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, para que o ajudem a reverter na base governista a posição favorável à emenda de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e de Humberto Souto (PPS-MG) que distribui entre todos os estados e municípios do país os royalties de petróleo. Se for derrubada no Senado, a matéria voltará ao plenário da Câmara.

Louça

No Palácio do Planalto sobram críticas ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (foto), por sua atuação na discussão do novo marco regulatório do petróleo. Contrário ao regime de partilha, Cabral se indispôs com os governadores dos estados não produtores. Enfraquecido, sofreu um ataque de piranha no Congresso, onde o clima hoje é favorável à derrubada de um eventual veto do presidente Lula.

Dossiê suspeito

O procurador Patrick Salgado Martins, da 4ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, não encontrou qualquer ligação entre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) e recursos que teriam ido parar em conta aberta no exterior para abastecer o esquema do mensalão. “Nenhum indício de envolvimento do ex-prefeito foi detectado. Não há provas contra Pimentel. Se houvesse, teria sido denunciado”, argumenta. O Ministério Público Federal não dá mais detalhes do inquérito que corre em segredo de Justiça. É, mas pelo jeito, o tal dossiê foi mesmo montado.

Atirador

O deputado tucano Gustavo Fruet (foto) é o novo líder da minoria na Câmara. Especialista na investigação de denúncias de corrupção, é um dos que mais conhece o caso do mensalão do PT. Será candidato ao Senado pelo Paraná.

Gravidez/ Com base em voto do juiz federal Alysson Maia Fontenele, a Justiça Federal acolheu recurso de Margarete Maria de Lima, ex-secretária parlamentar da Câmara dos Deputados, exonerada mesmo estando grávida. Receberá todos os vencimentos até quatro meses depois do nascimento de seu filho, inclusive férias, 13º salário e demais benefícios.

Choque/ O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) confidenciou à cúpula do PMDB que já estaria decidido em relação à eleição. Desconfiado de que os petistas votarão apenas nos seus, e com bons números nas pesquisas tanto para o Senado quanto para o governo, Jader afia a espada para disputar o Palácio dos Despachos contra a petista Ana Júlia Carepa.

Freio/ Novo vice-líder do governo na Câmara, Benedito de Lira (PP-AL), substituirá o deputado Ricardo Barros (PP-PR), aquele que chutou o pau da barraca da Petrobras na Comissão Mista de Orçamento. Em Alagoas, onde a chapa de apoio ao governo federal se repete contra Teotônio Vilela (PSDB), Lira andava assanhado com
a ideia de ser vice do tucano.

Com Norma Moura

Um comentário:

Governo disse...

Olá,
Você já ouviu falar na questão dos royalties, que o Rio de Janeiro vai perder recursos imprescindíveis para o desenvolvimento, né? Mas você sabe bem o que são os royalties e o que vai mudar se a emenda Ibsen for aprovada? Então, se quiser saber mais sobre os impactos no Rio de Janeiro e nos estados não-produtores de petróleo, o secretário de Fazenda do RJ, Joaquim Levy, explicou bem toda a questão >> http://bit.ly/cGuxrB
Por isso, vamos participar quarta-feira agora (17) da marcha CONTRA A COVARDIA – EM DEFESA DO RIO. A concentração é na Candelária, às 16h. Entenda o que é assistindo ao vídeo no nosso canal no YouTube >> http://bit.ly/aBGWPl
E veja as fotos do lançamento da campanha, sábado >> WWW.flickr.com/photos/GovRJ