quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Presente de Natal

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) comemorou antecipadamente, em companhia dos correligionários, a chegada de Papai Noel. Pesquisa Datafolha divulgada ontem aponta-o como favorito absoluto à sucessão do governador José Roberto Arruda (sem partido), cuja reeleição já estava descartada. Se o pleito fosse hoje, Roriz (46% ) voltaria ao GDF no primeiro turno. Seu principal concorrente, o senador Cristovam Buarque (PDT), seria o segundo colocado (17%), bem à frente de Agnelo Queiroz (PT), Paulo Octávio (DEM) e Gim Argello (PTB). Caso fosse candidato, Arruda (8%) perderia para Roriz, Cristovam (13%) e Agnelo (10%).

***

O escândalo que se abateu sobre o Distrito Federal, o chamado “mensalão do DEM”, volatilizou o cacife eleitoral do governador Arruda, cujo único trunfo no processo sucessório passou a ser o comando administrativo do Distrito Federal. Sua governabilidade, porém, está por um fio. A pesquisa tem impacto no comportamento das forças políticas nacionais, sobretudo aquelas que atuam na Câmara Legislativa, cujo regimento interno retardou, mas não encerrou o processo de impeachment de Arruda.

Hamlet

Único nome em condições de disputar as eleições com Roriz, a quem sucedeu e por quem foi derrotado quando candidato à reeleição, Cristovam Buarque (foto) tem manifestado aos amigos e aliados a intenção de não ser candidato a governador. Preferiria renovar o mandato de senador e apoiar o deputado distrital José Antônio Reguffe (PDT), de quem é uma espécie de padrinho político. Com a pesquisa, porém, cresce a pressão para que mude de ideia.



Planície

Nas pesquisas sem Cristovam, o deputado distrital José Antônio Reguffe (6%) aparece em empate técnico com Paulo Octávio (7%) e Gim Argello (5%), mas a liderança da oposição é de Agnelo Queiroz, com 12%. Hoje, ninguém seria páreo para Roriz. Todos largam em grande desvantagem, exceto Cristovam. O petista selou um acordo com o deputado Geraldo Magela (PT-DF), que decidiu concorrer ao Senado. Agora, trabalha para fechar a chapa atraindo o apoio de Cristovam.

Dominó

A cúpula do DEM pretende entregar a cabeça do presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, que está licenciado, expulsando-o da legenda. Caso seja cassado por seus pares, haverá nova eleição para o cargo, ocupado interinamente pelo petista Cabo Patrício. A eleição pode decidir o futuro do governador José Roberto Arruda e do vice Paulo Octávio.

Absoluto

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), do PSB, segundo pesquisa Datafolha, também está absoluto. Com 57% das intenções de voto, seria reeleito no primeiro turno. A pesquisa foi um banho de água fria na candidatura do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que aparece com 28% dos votos e já não estava com muita disposição para concorrer ao pleito, apesar de pressionado pelo governador paulista José Serra (PSDB).

Leão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado para os empresários que querem aumentar a competitividade de seus produtos com a redução de impostos. A elevada carga tributária do país, para o governo, é um instrumento de redistribuição de renda e ampliação do mercado interno. Em tempo: novembro registrou a maior arrecadação de impostos e contribuições federais da história: R$ 72,090 bilhões


Preferencial/ O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), está rindo à toa. É o candidato do coração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora seu principal adversário, Anthony Garotinho(PR), também faça parte da base de apoio da ministra Dilma Rousseff (PT). Sem Fernando Gabeira (PV) na disputa, Cabral conta com o apoio de Lula para remover a candidatura do petista Lindberg Farias. Sonha com uma vitória no primeiro turno.

Muda/ O senador César Borges (PR) evitou se declarar a favor da aliança com o PMDB do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, contra o governador Jaques Wagner. Apesar de ter comparecido à convenção do PMDB, domingo em Salvador, o senador discursou sem deixar pistas da sua futura decisão. O governador Jaques Wagner (PT), com 39% nas pesquisas, lidera a disputa na Bahia, segundo o Datafolha. O ex-governador Paulo Souto (DEM) tem 24% e
Geddel (PMDB), 11%.

Escravos/ A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o texto do acordo que combate o tráfico ilícito de migrantes entre Mercosul, Bolívia e Chile. O pacto foi assinado em Belo Horizonte, em dezembro de 2004. A medida amplia o combate ao trabalho escravo de estrangeiros no Brasil.

Nenhum comentário: