domingo, 22 de novembro de 2009

Cabeça do cachorro

Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

Uma delegação formada pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Emiliano José (PT-BA), Rui Pauletti (PSDB-RS) e Cláudio Cajardo (DEM-BA) fechou ontem um périplo por Venezuela, Colômbia e Equador. Não foi recebida por Hugo Chávez, mas conversou com os presidentes Álvaro Uribe, colombiano, e Rafael Correa, equatoriano, além de chanceleres, ministros da Defesa e chefes do Legislativo. Os três países andam em pé de guerra. O centro do problema não são as bases militares dos Estados Unidos na Colômbia, mas a presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) nas fronteiras com a Venezuela e o Equador.

» » »

Segundo Jungmann, coordenador do grupo, devido à grande desconfiança existente em relação ao acordo militar dos Estados Unidos com a Colômbia, qualquer acerto entre os três países depende da intervenção do Brasil no processo. Ou melhor, da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas negociações. Não apenas porque sua liderança é reconhecida por todos. O Brasil é o alicerce da integração econômica do subcontinente, via grandes empresas brasileiras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), “hoje a maior fonte de financiamento do capitalismo sul-americano”.

Guerrilha

O Brasil ficou de fora da confusão porque não permitiu nem permite que as Farcs operem na região da Cabeça do Cachorro, extremidade Noroeste do nosso território, na fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Um ataque dos guerrilheiros das Farcs a um antigo posto de fronteira do Exército brasileiro, no Rio Traíra, em 1991, no qual foram mortos três soldados, levou o governo a expandir a presença militar na região. Foram criados vários pelotões de fronteira, a partir de São Gabriel da Cachoeira, a 1.146km de Manaus, Rio Negro acima. E o troco veio 11 anos depois. Em 26 de fevereiro de 2002, o Exército matou cinco guerrilheiros que navegavam pelo Rio Japurá.

Selva

São Gabriel, com 22 etnias, é a maior cidade indígena do país. Jovens tucanos, desanas, baniuas, curipacos, cubeus, ianomâmis, tarianos, hupdas e de outras tribos são recrutados e treinados pelo Exército, para servir nos pelotões da fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Vigiam os rios Uaupés, Tiquié, Içana, Cauaburi, Pari-Cachoeira, Iauaretê, Querari, Tunuí-Cachoeira, São Joaquim, Maturacá e Cucuí. Sob o comando de jovens tenentes, em plena selva, toda manhã hasteiam a bandeira do Brasil e cantam o Hino Nacional.

Crise

Uribe disse a Jungmann (foto) que as Farc sobrevivem por causa dos santuários nas fronteiras da Venezuela e do Equador. E que a ajuda dos Estados Unidos salvou a Colômbia das mãos do narcotráfico. Desgastado pela falta de energia e por uma crise de abastecimento, Chávez explora a tensão na fronteira e a presença norte-americana para unir suas forças armadas e manter o apoio popular. Correa, porém, inicia uma lenta aproximação com a Colômbia e tenta se livrar da infiltração das Farcs, cujas bases no Equador foram destruídas por uma operação militar colombiana que provocou o rompimento entre os dois países.

Perigo//

Em depoimento na Câmara, respondendo ao deputado Osório Adriano (DEM-DF), o ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), admitiu que o maior gargalo de infraestrutura para a Copa de 2014 não são os estádios, mas os aeroportos das 12 cidades-sedes. A Infraero é responsável pelo atraso nas obras.

Malandro

Com todo respeito, como diria meu camarada Ancelmo Gois, o presidente Lula está como aquele malandro do samba de Bezerra da Silva, que apertou, mas não acendeu o cigarro. Já decidiu, mas faz suspense sobre o desfecho da extradição do italiano Césare Battisti, com base em controversa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o que fragiliza ainda mais o Judiciário e desgasta o governo brasileiro com as autoridades da Itália.

CredBrasília

O governador José Roberto Arruda (foto) pretende lançar, às vésperas do Natal, o banco de microcrédito do DF. O objetivo é tirar da economia informal 30 mil pessoas, com financiamentos de até R$ 20 mil para micro e pequenos empreendedores, entre empresas individuais e pessoas físicas. Para obter um empréstimo de até R$ 800, não será preciso avalista ou qualquer outra garantia. E quem pagar a parcela mensal do financiamento em dia terá 20% de desconto na tabela de juros. Os recursos serão provenientes dos fundos de Agricultura, de Geração de Emprego e de Turismo e do Banco de Brasília.

Persas

O presidente do Senado, José Sarney, mandou reforçar a segurança do Senado para a visita do polêmico presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, amanhã, às 15h30. Antissemita, ele chega com uma comitiva de 300 pessoas

Promoções/ O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) articula na Câmara a aprovação de projeto de lei de sua autoria que assegura promoções aos integrantes do quadro especial do Exército, integrado por mecânicos, armeiros e outros profissionais especializados. Hoje, esses militares batem no teto da carreira ao chegar a cabo ou terceiro-sargento, mesmo com 15 anos de serviço. A proposta prevê promoções a cada cinco anos, até o posto de sub-tenente.

Não abre/ Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de janeiro, Jorge Picciani, que controla o PMDB fluminense, não abre mão de uma das vagas ao Senado na chapa do governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição. Com isso, a proposta do presidente Lula de reservar uma vaga para o senador Marcelo Crivella (PRB) e outra para o prefeito de Nova Iguaçu, Lindeberg Faria, foi para o espaço.

Nenhum comentário: