sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Assalto aos royalties


Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@dabr.com.br

O Palácio do Planalto resolveu pisar no acelerador e votar a partilha do pré-sal na próxima semana, antes dos demais relatórios. Teme que as bancadas dos estados não produtores inviabilizem a aprovação do acordo fechado pelo governo com os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, ambos do PMDB. Segundo o acerto com Lula, 25% dos royalties seriam destinados aos estados produtores. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que diverge da proposta, comanda a rebelião das bancadas do Norte e do Nordeste, como a coluna antecipou.

“Todo mundo quer tirar um pouco dos royalties do Rio de Janeiro”, justifica o líder do PT, Cândido Vacarezza (SP), que negocia com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a inversão da pauta. Segundo o petista, a intenção é votar no começo da semana o relatório do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que estabelece a partilha dos royalties. Mesmo assim, segundo o parlamentar, será preciso fazer alguns “ajustes” na proposta para amansar os descontentes.

Bombou//

A equipe econômica estima que o país crescerá 2,5% no último trimestre, o que projeta uma taxa de crescimento “anualizada” de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas a previsão que deixa o ministro da Fazenda, Guido Mantega, rindo mais do que aeromoça é o aumento da arrecadação federal a ser divulgada na próxima semana.


Caixa

A propósito dos projetos do pré-sal, o líder do PSDB, José Aníbal(SP), está cismado com a pressa do governo para aprovar o projeto de capitalização da Petrobras, urgência que atribui a problemas de caixa. Para o tucano paulista, o socorro de R$ 2 bilhões da Caixa Econômica Federal à empresa, em outubro passado, ainda preocupa o mercado. Como o número é pequeno para uma empresa que investe somente este ano US$ 60bilhões, a única explicação para sua necessidade é a falta de capital de giro.

Fênix

O ex-governador de Minas Newton Cardoso quer renascer das cinzas. Na moita, arrebanha delegados para a convenção do PMDB mineiro com objetivo de recuperar o controle da legenda. Quem não está gostando da empreitada é o ministro das Comunicações, Hélio Costa, candidato ao governo mineiro. A deputada Maria Lúcia Cardoso, ex-mulher e desafeta de Newton, corre risco de perder a legenda e não concorrer à reeleição.

Cana-dura

Um pedido de vista coletivo adiou para a próxima semana a votação no Senado do projeto que altera as atribuições do Ministério Público e das polícias federal, civil e militar na repressão ao crime organizado. O líder do PT, senador Aloizio Mercadante, relator do projeto, no qual o MP exercerá o controle externo das polícias, tenta costurar um acordo para acabar com a disputa entre os órgãos. O petista também leva em conta o projeto do Ministério da Defesa que atribui poderes de polícia à Marinha e ao Exército nas fronteiras do país.

Mulheres


Pesquisa do Data Senado aponta que 62% das entrevistadas conhecem mulheres que já sofreram violência doméstica e familiar. Entre os tipos de violência, as mais citadas foram a física (51%), a moral (16%) e a psicológica (15%). No Brasil, uma mulher é espancada pelo marido ou companheiro a cada 15 segundos

Absoluto

O favoritismo do senador tucano Marconi Perillo, ex-governador de Goiás, inibe a candidatura do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), até agora o único que poderia enfrentá-lo na disputa pelo governo goiano. Pela mesma razão, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que se filiou ao PMDB, anda falando que permanecerá no cargo.

Recauchutagem/ Enquanto os 36 novos caças de última geração que o governo Lula pretende adquirir taxiam na pista do Programa FX-2, a Força Aérea Brasileira recauchuta mais 12 aviões F-5 adquiridos de segunda mão da Jordânia. O programa de modernização da frota de combate da FAB já reformou 34 caças norte-americanos F-5, que compõem a vanguarda da Força, juntamente com os velhos Mirages 2000, também reformados.

Sem-terra/ A bancada ruralista aprontou mais uma na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: aprovou, ontem, projeto do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) que condiciona a desapropriação de terras para fins de reforma agrária à prévia autorização do Congresso Nacional. A pretexto de combater os sem-terra, a comissão invadiu as atribuições do Executivo.

Olodum/ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que assinam vários decretos de regularização de terras quilombolas, vão levar o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, a um ato público na Praça Castro Alves, hoje, às 16 horas, em comemoração ao dia da Consciência Negra. Acostumado aos tiros para o ar de AK-45 dos soldados do Fatah, durante as solenidades palestinas, Abbas ouvirá pela primeira vez o canto de Margareth Menezes e o som dos tambores da Bahia.

Nenhum comentário: