domingo, 27 de janeiro de 2013

Dilma paga a conta

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 26/01/2013
 
O governo pretende investir R$ 100 bilhões este ano no programa de concessões de rodovias e ferrovias, mas espera que os grandes grupos empresariais do país façam a sua parte e entrem pra valer na disputa dos leilões. Foi esse o recado dado pela presidente Dilma Rousseff durante as conversas que teve com os peso-pesados do empresariado nacional.
 
Dilma teve conversas reservadas com alguns dos principais executivos do país: Rubens Ometto (Cosan), Murilo Ferreira (Vale), Marcelo Odebrecht (Odebrecht), Luiz Trabuco (Bradesco), Rodolpho Tourinho Neto (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada), Bruno Lafont (Grupo Lafarge), Eike Batista (EBX), Jorge Gerdau (Grupo Gerdau) e Antonio Portela Álvarez (Isolux Corsán), entre outros.
 
Na avaliação do Palácio do Planalto, o descontentamento do empresariado com o chamado Pibinho de 2012 (1% de crescimento) estava pautando a mídia e dando munição à oposição. O programa de financiamento do governo para as parcerias com o setor privado na área de logística é camarada: taxa de juros de 3% ao ano nas operações contratadas no primeiro semestre; e de 3,5% ao ano, no segundo semestre. O prazo de financiamento é de até 20 anos, com carência máxima de 36 meses.
 
Tiroteio


Luciano Coutinho, presidente do BNDES, durante jantar do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, cortou um dobrado para convencer os interlocutores de que a presidente Dilma Rousseff defende uma "criativa e produtiva" parceria com o setor privado. Os demais palestrantes foram os ministros das Finanças e da Fazenda da Colômbia, do Chile, do México e do Peru. Tudo para consertar o estrago feito em Davos pelas críticas do economista Pérsio Arida, do BTG-Pactual, à condução da economia brasileira. Um dos formuladores do Plano Real, Arida foi palestrante no evento.

Digitais


O PSDB pretende comparar o pronunciamento oficial da presidente Dilma Rousseff sobre a redução das tarifas de energia, em cadeia de rádio e televisão, às peças de propaganda de sua campanha eleitoral na representação que pretende fazer contra ela, por uso irregular da rede nacional. Tanto os programas de campanha como o do pronunciamento oficial foram dirigidos pelo marqueteiro João Santana.
 
Julgamento


A juíza substituta da 9ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, Raquel Vasconcelos Alves de Lima, que declinou da competência do julgamento do processo da Chacina de Unaí , encaminhará os autos do processo para a Vara Federal de Unaí (MG), município onde ocorreu o crime, em 28 de janeiro de 2004. Três auditores fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados em uma emboscada.

Mutirão


O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, do Paraná, que apoia a eleição do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-PR) para a Presidência da Câmara, quer que o Congresso Nacional promova um mutirão para votar matérias importantes que, sem apreciação, têm provocado questionamentos judiciais e prejudicado estados e municípios. "O Congresso precisa trabalhar para não ficar levando sucessivos puxões de orelha do Supremo e de outras instituições", argumenta. É o caso do Fundo de Participação dos Estados (FPE), cuja vigência caducou no fim do ano passado e foi prorrogada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, por cinco meses.
 
Aliados


Sócio de primeira hora da aliança do PT com o PMDB, já no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu saiu em defesa do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), candidatos a presidente do Senado e da Câmara, respectivamente. "Os adversários querem anular o favoritismo de Renan e Henrique Alves, e a imprensa, como sempre, dividir a base aliada e torpedear o governo", afirma o ex-ministro, no blog que mantém na internet.


 Sarrafo//

  O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) não larga o pé da ex-prefeita de Fortaleza Luiziane Lins. Diz que a petista deixou para o socialista Roberto Cláudio uma administração "mergulhada em esculhambação e roubalheira".

Azebudsman/ Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal , Romário Schettino puxou as orelhas desse colunista ontem, no Facebook, por causa da nota intitulada "No vermelho", sobre a redução da produção e do lucro da Petrobras, a ser anunciada no próximo balanço. Pegou pesado: "Dizer que está no vermelho quando a empresa obteve lucro de R$ 33 bi (2011), não dá! Convenhamos, isso é torcer contra o Brasil!!!".
 
Zona Franca/ O presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Antônio Silva, um dos vice-presidentes da Confederação Nacional da Indústria, foi nomeado para o Conselho da Suframa pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.
 
Chaguismo/ O livro Doutor Chagas, coordenado pelo ex-deputado constituinte Aloysio Medeiros e por dona Zoé Chagas Freitas, viúva do ex-governador Chagas Freitas, será lançado em 4 de março, quando o político carioca completaria 99 anos.
 

Nenhum comentário: