sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que fazer?

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 06/04/2012
 
A oposição naufragou nas urnas das eleições de 2010 e ainda corre o risco de afogamento, enquanto a presidente Dilma Rousseff surfa nas ondas de sua popularidade. Esse é o avesso da pesquisa CNI/Ibope desta semana. Vejamos: a desaprovação de Dilma caiu de 21% para 19%; a desconfiança, de 26% para 24%. A oposição nunca esteve tão isolada desde a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

»   »   »

O que fazer? Digamos que a oposição resolva bater duro no governo e poupar a presidente Dilma Rousseff para explorar o descolamento de sua imagem da administração que comanda, que tem 56% de bom e ótimo e 34% de regular. Mesmo assim, será como malhar o ferro a frio, pois o número dos que acham que o governo é ruim ou péssimo caiu de 9% para 8%.

»   »   »

Para complicar ainda mais a vida da oposição, paira no ar uma espécie de "ame-o ou deixe-o" — o slogan do regime militar no auge do milagre econômico. Apenas um entre 10 brasileiros vê o país de forma pessimista. Mesmo com a crise internacional e a queda do Produto Interno Bruto (PIB), que foi de 27% no ano passado, a presidente Dilma Rousseff desliza sobre a prosperidade da maioria da população, que vê as desigualdades sociais se reduzirem.

Royalties/ 

A Comissão dos Royalties da Câmara, encarregada de encontrar uma solução para disputa entre estados produtores e não produtores de petróleo, só vai se reunir com o governo federal após o relator do grupo, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentar seu relatório. A informação é da vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que integra a comissão.


Guardião

O deputado Miro Teixeira, do PDT-RJ, resolveu pôr no ventilador todas as gravações feitas pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo. Estão no site A Lei dos Homens (http://www.leidoshomens.com.br) as degravações das escutas telefônicas que flagraram as conversas do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos. São de arrepiar o cabelo.

Miséria

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou ontem que o Plano Brasil sem Miséria, menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff, alcançou 550 mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza. O objetivo é atingir 16,2 milhões de brasileiros

Ele e ela

Agora é lei: segundo o Diário Oficial, as instituições públicas e privadas são obrigadas a expedir diplomas e certificados com a flexão do gênero para nomear profissão ou grau. As pessoas que já tiverem o diploma podem pedir à instituição que altere o documento, sem custos. A nova lei, de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), foi aprovada pelas comissões de Educação e Cultura e da Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter terminativo.

Eleições//

O prazo-limite para desincompatibilização de cargos para os candidatos a eleições municipais de outubro termina amanhã. Quem não deixar os cargos públicos pode ter indeferido seu registro de candidatura pela Justiça Eleitoral.

Impostos

O senador Aécio Neves (foto), do PSDB-MG, criticou o pacote econômico do governo, que, segundo ele, se limitou a criar salvaguardas para alguns setores da economia. "O que defendemos é uma desoneração geral." Segundo o ex-governador de Minas, o grande problema é a altíssima carga tributária. "Eu repito o que tenho dito sempre: nós estamos avançando no Brasil para viver num tempo pré-JK, em que grande parte de nossa pauta de exportações era feita por commodities."

Vai rezar

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai aproveitar a Páscoa para meditar. Precisa decidir se aceita o convite feito pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para ser o presidente da Comissão de Ética do Senado, que vai analisar o pedido de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido) por quebra de decoro parlamentar. A resposta será dada na segunda-feira. O político paraibano faz parte do antigo "grupo dos oito", os dissidentes da bancada, e deve trabalhar pela cassação de Demóstenes se aceitar a missão.


Gripe/ Nos últimos 10 dias, dois índios, um bebê e um adulto morreram em Roraima em decorrência de uma síndrome respiratória aguda, com sintomas característicos da influenza A (H1N1), a gripe suína. O Laboratório Central de Boa Vista está analisando 40 amostras colhidas nas aldeias.

Verdade/ Deputados da Comissão de Direitos Humanos e da Subcomissão da Verdade querem a cabeça de Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. O corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), terá prazo de 45 dias para apresentar parecer sobre o caso. O parlamentar ameaçou fisicamente ex-militares que resolveram colaborar com a Comissão da Verdade.

Nenhum comentário: