terça-feira, 22 de março de 2011

O distritão e a janela

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Ganham força na Câmara as propostas do “distritão”, de autoria do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e da reabertura de prazo para transferência de partido em pleno mandato, uma reivindicação de deputados insatisfeitos que desejam pular do barco da oposição para a base do governo.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), relator da última tentativa de reforma política e que volta a defender a aprovação do voto em lista e do financiamento de campanha, é um dos mais frustrados com a revolução do debate sobre as mudanças nas regras.

Ontem, durante seminário promovido pelo Sindilegis, a preocupação de Caiado foi compartilhada pelos cientistas políticos Jairo Nicolau e Renato Lessa, estudiosos do assunto. O troca-troca partidário é coisa nossa; já o “distritão” só existe em quatro países. O mais importante deles é o Afeganistão.

MPs//

A presidente Dilma Rousseff pretende completar os primeiros 100 dias de governo no próximo 1º de abril com mais uma característica diferente das de seu antecessor: no quesito medidas provisórias, ela deve enviar no máximo seis MPs durante esse período.

Censura

A Comissão de Ética Pública aprovou ontem uma censura pública à ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra (foto), demitida do cargo sob suspeita de nepotismo e tráfico de influência no fim do governo Lula. Ex-braço direito da presidente Dilma Rousseff, continua em desgraça no novo governo.

Feeling

O governo esperava as pesquisas de opinião de avaliação dos primeiros 100 dias de governo Dilma para afinar o tom do discurso nos próximos meses. Como o resultado do primeiro Datafolha foi um empate técnico com o governo Lula em igual período, a linha de atuação atual será mantida. Dilma teve 1% a menos que o seu antecessor: 47% de aprovação.

Juros

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa hoje de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir a política monetária. É a primeira vez que Tombini vai ao Senado desde a posse. O mercado ficou cabreiro com a declaração da presidente Dilma de que o governo vai combater a inflação com crescimento econômico.

Processado

A cúpula do Democratas pretende processar o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. A legenda repudiou as declarações do ex-chefe do Executivo local em entrevista à revista Veja de que tinha dado dinheiro de caixa dois para políticos da sigla. Arruda foi expulso do partido quando se tornou pivô do escândalo conhecido como mensalão do DEM no DF, que acabou lhe custando o mandato.

Meta

Preocupado com a meta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Cabo Patrício (PT), determinou uma faxina nos cargos de confiança da Casa. Com isso, a meta quadrimestral de gastos do Legislativo, que deveria ter como teto 1,6% da receita corrente líquida, deve ficar bem próxima de 1,5%.

Politização

O subprocurador-geral da República Antônio Fonseca encaminhou ofício à Casa Civil questionando nomeações políticas de dirigentes das agências reguladoras. De acordo com Fonseca, “as escolhas pouco técnicas facilitam a captura pelo ‘espírito animal’ do mercado e enfraquecem a proposta legítima de intervenção econômica”. Também defendeu mais autonomia das agências e mais clareza sobre o modelo de órgão regulador pretendido pelo governo.

Seminário/ Na quinta-feira, no Hotel Royal Tulip, a Arko Advice promove o primeiro Fórum Brasília de Políticas Públicas, que terá a participação do vice-presidente da República, Michel Temer; do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS); do ministro da Agricultura, Wagner Rossi; e da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Vice/ O deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) figura na lista dos possíveis vice-líderes do governo na Câmara. Se não houver empecilho na legenda, deve assumir o cargo após a votação do texto que aumenta para cinco e oito o número de vice-líderes da minoria e do governo, respectivamente.

Nenhum comentário: