sábado, 2 de outubro de 2010

O telecatch

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


Nos primórdios da tevê brasileira, um programa de luta livre fez muito sucesso na extinta TV Excelsior do Rio, Canal 2. O telecatch era uma mistura de luta livre, baile à fantasia, encenação teatral e circo. Combates de mentirinha, nada a ver com as sangrentas lutas nas arenas de Mixed Martial Arts (MMA) de hoje em dia. Guardadas as devidas proporções, o debate eleitoral de quinta-feira à noite, na TV Globo, não passou de um telecatch eleitoral, em que a principal preocupação dos participantes foi não se machucar na discussão, jamais nocautear o adversário.

O desempenho de Dilma Rousseff (PT) foi mais do que compreensível. Líder da disputa, entrou de cor de rosa nos estúdios, preocupada apenas em não se desgastar. Não fez nenhuma proposta audaciosa, nem comentário mais agressivo sobre os adversários. Suas respostas foram sempre de acordo com o "mais do mesmo" que caracteriza sua campanha. Era o que estava no script. José Serra (PSDB), surpreendentemente, jogou a toalha. Na única oportunidade que teve de se confrontar com Dilma, optou por se dirigir a Marina Silva (PV). Detalhe: com o cuidado de não melindrar a candidata verde.

A propósito, se houvesse um júri para escolher o vencedor , a ex-seringueira levaria por pontos. Foi quem defendeu as reformas - inclusive a da Previdência - e mais buscou o embate, ora contra Dilma, ora contra Serra. Plínio de Arruda Sampaio (PSol), o veterano bom de briga, quando tratou do tema do funcionalismo, desperdiçou a única oportunidade de questionar a petista sobre o escândalo que derrubou sua ex-auxiliar Erenice Guerra da Casa Civil da Presidência da República. Ficou a dúvida: amarelou ou a luta estava combinada?

Providencial

Dilma Rousseff batizou o primeiro neto, Gabriel, filho de Paula Rousseff Araújo, que nasceu no último 9 de setembro, ontem, em Porto Alegre. Depois da cerimônia, disse que foi batizada e crismada e que o ato manteve a tradição religiosa da família. O gesto foi uma resposta à onda de boatos contra a candidata, um deles de que não havia batizado o neto porque não acredita em Deus. A campanha da petista atribui a boataria aos líderes religiosos que apoiam o tucano José Serra.

Pé de valsa

Astro do filme Chega de saudade, de Laís Bodanzky, a história dos frequentadores de uma gafieira, o ator Stepan Nercessian é mais uma celebridade prestes a conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados. Engana-se, porém, quem pensa que ele é mais um Cacareco da eleição. Ex-presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro, onde exerce o segundo mandato de vereador pelo PPS, o ator é presidente da Casa dos Artistas e integra o elenco da TV Globo desde 1971.

Duro na queda

O líder do DEM no Senado, José Agripinoé um dos raros sobreviventes da famosa lista de desafetos que o presidente Lula pretendia derrotar nestas eleições. Caminha para a reeleição no Rio Grande do Norte, enquanto outros caciques da legenda, como Heráclito Fortes (PI) e Marco Maciel (PE), enfrentam enormes dificuldades para preservar os respectivos mandatos de senador.

Doa a quem doer

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, esteve ontem com o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. O motivo da visita foram as denúncias envolvendo o genro do ministro, Adriano José Borges, acusado de suposto lobby junto ao STF em favor de Joaquim Roriz. Brito, que votou pela impugnação do ex-governador, exigiu todo o rigor na apuração do caso.

Carta-bomba

Celeiro de escândalos no governo Lula, os Correios já mantêm na chocadeira mais uma bomba: o contingenciamento de recursos do Orçamento deste ano para a contratação, sem licitação, de serviços de terceiros em substituição aos atuais franqueados. Vai estourar no colo do novo governo, como restos a pagar no montante de R$ 240 milhões

Às urnas

Amanhã, o candidato do Psol à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, votará às 10h, perto de casa, no Colégio Santa Cruz, no Alto do Pinheiro, São Paulo. No mesmo local fica a seção eleitoral de José Serra (PSDB), que por isso mesmo ainda não definiu a hora em que pretende votar. Marina Silva (PV) comparecerá às urnas por volta das 8h30, na sede do Incra em Rio Branco (AC). Dilma Rousseff (PT) votará cedo em Porto Alegre (RS), longe do presidente Lula, cuja seção eleitoral, à qual comparecerá pela manhã, fica em São Bernardo do Campo (SP).

Cartel / A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Rio de Janeiro (Femerj) estuda pedir ressarcimento junto às empresas de gases industriais condenadas por prática de cartel pelo Cade. Segundo o presidente da Femerj, Benedito Marques dos Santos Filho, os gases medicinais representam um dos maiores custos para os hospitais, que "são obrigados a aceitar absurdas imposições para garantir a manutenção de produto essencial a seus pacientes".

Na lista / Dos 193 responsáveis por despesas que os Tribunais de Contas brasileiros julgaram irregulares e que são candidatos às eleições de 2010, 93 foram autorizados a concorrer. São 69 candidatos a deputado estadual, um a distrital, 22 a deputado federal e um a suplente de senador. A relação dos candidatos está no site www.excelencias.org.br.

Goleada / Os advogados de Dilma Rousseff ganharam a disputa com os tucanos. Obtiveram nos tribunais mais pedidos de resposta e ações de inconstitucionalidade. Houve até gol contra da campanha de José Serra, no caso do direito de resposta que era para permanecer no ar por 10 dias no site do tucano, mas, por esquecimento, a campanha do PSDB o manteve acessível por dois meses. Foi a página mais visitada do site.

Nenhum comentário: