segunda-feira, 28 de maio de 2012
Randolfe, o desafinado
Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 27/05/2012
Um senador faz a diferença na CPI mista do caso Cachoeira: o jovem Randolfe Rodrigues (PSol-AP), que no fim do ano completará 40 anos. Desafina o coro dos integrantes da comissão, sejam governistas ou representantes da oposição, que não querem dar um passo além da fronteira já estabelecida pela Polícia Federal em suas investigações.
» » »
Ao defender a tese de que a prioridade dos trabalhos deve ser a análise dos documentos em poder da comissão e o cruzamento dos dados com os registros de financiamento de campanha, Randolfe lança uma luz na escuridão.
» » »
Na farta documentação em poder dos parlamentares, por exemplo, Randolfe apurou a transferência de R$ 40 milhões da Delta para contas laranjas de Cachoeira e outras empresas a ele vinculadas, que foram efetuadas em agências bancárias do Rio de Janeiro.
Fratura
Segundo o deputado Chico Alencar, do PSol-RJ, a linha do silêncio adotada pela defesa de Carlos Cachoeira e por quase toda a quadrilha foi quebrada por Vladimir Garcez, figura- chave na quadrilha do contraventor goiano, por seus vínculos comerciais e políticos. "Garcez é expressão viva do consórcio empresarial e criminoso Cachoeira/Delta", argumenta.
Desabou
A transação imobiliária da mansão de R$ 1,4 milhão do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), será o argumento do PT para a convocação dele. Segundo os petistas, a transação desnuda relações do ex-diretor da Delta Cláudio Abreu e das empresas de lavagem de dinheiro de Carlos Cachoeira com o tucano.
Sigilos
Líderes do PSDB ainda acreditam num acordo com o PMDB para evitar a convocação de Perillo pela CPI mista do caso Cachoeira, que deve apreciar a proposta amanhã. Avaliam que os peemedebistas estão temerosos de que a ida de Perillo à comissão torne inevitável a convocação do governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB).
Violência
A CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado realiza amanhã, em Natal, audiência pública para investigar as rotas do crime no Nordeste. Assim como Salvador, Recife e Fortaleza, a capital potiguar figura entre as cidades de origem do tráfico para fins de exploração sexual.
As vítimas, em sua maioria, são jovens entre 15 e 25 anos enganadas por aliciadores.
Tráfico
A Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil (Pestraf) revelou, em 2002, a existência de 241 rotas de saída no país . Segundo o Ministério da Justiça, todos os anos são levados para o exterior 60 mil jovens
A pedidos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em remover todos os obstáculos apontados pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, para conseguir o apoio dos socialistas ao petista Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O maior deles é a candidatura à reeleição do prefeito do Recife, João da Costa (PT).
Eleições// O PSDB realizará, na quarta-feira, o encontro de candidatos a prefeitos nas 100 maiores cidades do país. Será no Carlton Hotel, em Brasília.
Ministro/ A presidente Dilma Rousseff indicou o desembargador gaúcho Hugo Carlos Scheuermann para a vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aberta pela saída da ministra Rosa Maria Weber, hoje no Supremo Tribunal Federal (STF).
Escravidão/ O Congresso Nacional realizará amanhã uma sessão solene conjunta para lembrar os 124 anos da Abolição da Escravatura, por iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e do deputado Domingos Dutra (PT-MA). A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, em nome do Imperador Dom Pedro II, em 13 de maio de 1888. A sessão está marcada para as 11h, no plenário do Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário