quinta-feira, 19 de abril de 2012

O gênio à solta

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 19/04/2012
 
Presidente em exercício do Congresso, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) agendou para hoje a instalação da CPI mista que investigará as relações do contraventor goiano Carlos Cachoeira com políticos e empresários. Houve adesão maciça dos governistas à CPI, além do apoio unânime da oposição. A CPI do Cachoeira é uma espécie de gênio solto no Congresso; muitos gostariam de vê-lo de volta à garrafa.

»   »   »

O Palácio do Planalto monitora a CPI, instalada depois de uma forte articulação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros petistas, à revelia da presidente Dilma Rousseff. Dividido, somente hoje o PT deve anunciar o nome do relator da comissão. Os líderes do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do PT, Jilmar Tatto (SP), vetam o nome do ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (SP) e tentarão emplacar o ex-líder da legenda Paulo Teixeira (PT-SP) no cargo.

»   »   »

A CPI corre o risco de virar um ajuste de contas entre o PT e o PSDB, em razão do envolvimento de auxiliares dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), com Cachoeira. Dos partidos da base aliada, o PMDB é o mais cauteloso com a CPI. Teme que a comissão acabe virando o foco para o governo do Rio de Janeiro, cujo governador, Sérgio Cabral Filho, é uma das estrelas da legenda.

Manda quem pode//

O Palácio do Planalto comemorou a redução dos juros cobrados para pessoas físicas e pequenos empreendedores anunciada ontem pelos bancos privados. Depois do puxão de orelha da presidente Dilma Rousseff, os banqueiros resolveram jogar a toalha.

Da paz

Indicado pelo líder do PMDB para compor a CPI, o deputado Luís Pitiman (PMDB-DF) nega qualquer animosidade com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. "Minha posição é de independência. Vou defender em primeiro lugar os interesses dos eleitores do Distrito Federal."

Recados

Empenhado em preparar terreno para a própria defesa, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) já procura os colegas do Senado para conversar, principalmente os do Conselho de Ética. A maioria evita o contato. Quem conversou ouviu do político goiano que ele não está disposto a ir para a guilhotina sozinho.
 

Radioterapia

O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá nos próximos cinco anos 80 aceleradores lineares, equipamentos usados para radioterapia, além de outros equipamentos destinados ao tratamento de câncer. No total, serão investidos R$ 505 milhões

Cascudo

Os deputados Vieira da Cunha (RS) e Miro Teixeira (RJ) foram os indicados pela bancada do PDT na Câmara para integrar a CPI mista do caso Cachoeira. Um dos primeiros a assinar o pedido de CPI, o deputado José Antonio Reguffe, do Distrito Federal, ficou de fora. Seu nome foi vetado pela cúpula da legenda.

Na posse

Quem marcou presença na concorrida posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem, foi o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). O futuro político de seu partido depende de decisão do TSE sobre o direito da legenda a tempo de televisão e recursos do fundo partidário na proporção do número de deputados federais. Se a resposta for negativa, o projeto de Kassab corre risco de naufrágio em alto-mar.

Livros/ Professor e autor de livros, inclusive infantis, o deputado Chico Alencar (PSol-RJ) fará palestra hoje, na Biblioteca Nacional, às 13h, sobre diversidade indígena, ecologia e literatura infantil. Na ocasião, relançará os livros Passarinhos e gaviões – uma fábula da democracia e Miltopeia, este em parceria com o falecido Herbert de Souza, o Betinho. O evento faz parte da Bienal do Livro.


Adiamento/ Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado Sarney Filho (PV-MA) pressiona o presidente da Câmara, Marco Maia, para adiar a votação das mudanças no Código Florestal, uma vez que o relatório do projeto até agora não foi apresentado. A votação está marcada para 24 de abril.

Férias/ A partir de amanhã, o jornalista Edson Luiz responderá interinamente pela coluna. Até breve!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lei de Murici

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/04/2012
 
 Não foi apenas uma visita de cortesia o encontro de segunda-feira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submeteu a um cateterismo seguido de angioplastia. Foi uma conversa política, da qual também participaram os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PTB, Gim Argello (DF), além de Zequinha Sarney (PV-MA).

Lula deixou claro que não está preocupado com os petistas envolvidos no escândalo de Cachoeira. Como o coronel Pedro Nunes Tamarindo na campanha de Canudos, adotou a lei de Murici: cada um cuide de si. Com palavras mais duras, foi o que disse aos aliados quando consultado sobre o envolvimento de auxiliares diretos do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), com o contraventor Carlos Cachoeira. O ex-presidente da República quer a cabeça do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Ontem à tarde, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), e Gim Argello anunciaram que haviam recolhido 28 assinaturas de senadores para a CPI — 15 da oposição e 13 do bloco PTB-PP, uma a mais do que o mínimo exigido para a instalação da CPI mista. À noite, o número subiu para 54. Pouco antes, Sarney oficializou um pedido de licença de 15 dias, período em que a senadora Marta Suplicy exercerá a presidência da Casa. Pelo regimento do Congresso, nesse caso, caberia à vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), instalar a CPI.

Sem pressa

Quem não está com a menor pressa para instalar a CPI antes da volta de Sarney é o líder do PMDB, Renan Calheiros, que até ontem não havia confirmado o nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para presidi-la. "Ainda estou consultando a bancada", desconversa. A legenda tem direito a indicar cinco titulares e cinco suplentes para a comissão.

Esperança

Renan Calheiros ainda tem esperança de que o Supremo Tribunal Federal (STF) libere as informações solicitadas pelo Senado sobre a Operação Monte Carlo, o que possibilitaria ao Conselho de Ética processar o senador goiano Demóstenes Torres (sem partido) sem necessidade da CPI mista.

Desafetos

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), tem mais pressa. Designou Luiz Pitiman (DF) e a goiana Íris de Araújo para representar a bancada de deputados da legenda na CPI mista. São desafetos, respectivamente, dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marconi Perillo.

Repouso

Por recomendação do cardiologista Roberto Kalil Filho, o senador José Sarney permanecerá no Hospital Sírio-Libanês até o fim desta semana. Ontem, as visitas foram restritas. Além da família, apenas o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) estiveram com o presidente do Senado. Segundo Zequinha Sarney, seu pai estava com 70% da artéria entupida e poderia ter um infarto fulminante se não fizesse a angioplastia.

Bônus

O Tesouro Nacional anunciou ontem a emissão de bônus da República nos mercados europeu e norte-americano, com cupom de juros de 8,5% ao ano e vencimento em 5 de janeiro de 2024. Liderada pelos bancos HSBC e Goldman, Sachs & Co, a emissão chega a
R$ 3 bilhões

Tumulto/ O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), chegou a ser expulso da tumultuada reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que ontem aprovou o fim da chamada guerra dos portos, após interromper aos gritos a fala do senador Aloisio Nunes Ferreira (PSDB-SP), defendia a indústria paulista. Capixabas, goianos e catarinenses estão inconformados com o fim dos incentivos fiscais com base nas alíquotas interestaduais do ICMS.

Na China/ Plantio de florestas e logística de transporte, além das tecnologias utilizadas pela China para irrigação, aquicultura e extensão rural são os temas que serão tratados pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), na próxima semana, na China, em reuniões com autoridades e empresários chineses e brasileiros.

Qualificação/ O Ministério do Turismo recebeu mais de 54 mil inscrições nas cidades-sede da Copa das Confederações para o programa de qualificação do governo federal. São oferecidas 240 mil vagas gratuitas em 32 atividades relacionadas ao turismo, como recepcionistas, camareiras, taxistas e garçons. As pré-inscrições podem ser feitas no www.pronateccopa.turismo.gov.br.

terça-feira, 17 de abril de 2012

De fatos e versões

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 17/04/2012
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff afinaram a viola quanto à CPI mista do caso Cachoeira. Não haverá pirotecnia, como aparentemente o primeiro quereria, nem a comissão será obstruída, como gostaria a segunda. Supostamente mais interessado na instalação da comissão, o PT está dividido e não sabe ainda quem será indicado relator da comissão, prerrogativa da legenda.

Os líderes do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e da bancada, Jilmar Tatto (SP), preferem o petista mineiro Odair Cunha para relatar a CPI. Os demais líderes da base governista não escondem a preferência pelo ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP). Mas o único que está brigando pela posição é o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que nenhum dos caciques controla, nem o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).

Alguém já disse que, na política, a versão é mais importante do que os fatos. Para gregos e baianos, o perigo da CPI mista que investigará as atividades criminosas de Cachoeira e suas relações com os políticos é que os fatos revelados pelas operações Monte Carlo e Las Vegas, ambas da Polícia Federal, poderão se impor às versões, como as reais ligações do contraventor com a Construtora Delta, que executa obras para vários estados e também para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Convocado

Assim que a CPI mista do caso Cachoeira for instalada, o líder do PSDB na Câmara, o pernambucano Bruno Araújo, pretende convocar o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta Construções S/A. Os tucanos também pedirão a quebra dos sigilos fiscal e telefônico do empresário. Em áudio gravado ilegalmente, Cavendish afirma que é possível ser convidado para obras oferecendo dinheiro a políticos. Para o líder do PSDB, as declarações são gravíssimas.

Transparência//

Secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton participa hoje da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto. Lançada há oito meses pela presidente Dilma Rousseff, anfitriã do evento, e pelo presidente norte-americano Barack Obama, contará com a participação de 42 países.

Garimpo

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) comandará mesa- redonda com representantes do governo e dos garimpeiros de Serra Pelada em Curionópolis, no Pará. O evento será promovido pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, a pedido do parlamentar, para resolver um conflito entre a cooperativa dos garimpeiros e a Colossus, que explora o garimpo.

Não gostou

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, deixou ontem a reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, indignado. Fora tratar do projeto PRS n° 72/10, que reduz a alíquota do ICMS e acaba com o Fundap (fundo de incentivo às atividades portuárias), mas não gostou do tratamento recebido: "Não concordamos com essa decisão abrupta do governo federal, principalmente em relação ao sistema, que já dura 40 anos", argumentou. Casagrande queria uma mudança gradativa, ao longo de oito anos, para acabar com o fundo.

Perdas

As perdas anuais do Espírito Santo com a mudança no ICMS interestadual somariam R$ 1 bilhão

Verdade/ Dona Tereza, viúva do operário Manoel Fiel Filho, assassinado nas dependências do DOI-Codi de São Paulo em 1975, será a estrela da audiência pública de hoje, às 14h, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Na ocasião, será exibido o filme Perdão, mister Fiel, de Jorge Oliveira, que resgata a memória do metalúrgico.

Juros/ O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne hoje e amanhã para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic). O mercado aposta na redução de 9,75% para 9% ao ano. A ata da reunião será divulgada no dia 26.

Guerra/ A Comissão de Assuntos Econômicos vota hoje o parecer do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ao projeto de resolução que uniformiza as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior. Braga propôs a adoção de uma alíquota única de ICMS de 4% para operações interestaduais para produtos importados. A alíquota entraria em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013.

Dívidas/ Deputados estaduais de todo o país se reuniram ontem na Assembleia Legislativa do Acre, em Rio Branco, para que o Brasil discuta a renegociação da dívida dos estados com o governo federal. Querem a alteração do atual indexador da dívida, o Índice Geral de Preços — Disponibilidade Interna (IGP-DI), para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

domingo, 15 de abril de 2012

A banca na berlinda

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 15/04/2012

Os bancos privados nacionais estão assustados com a agressividade do governo na ofensiva para forçar a redução dos spreads bancários. Não é somente por causa da maciça campanha de marketing do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para avançar no mercado de crédito. É por causa da aliança do governo com os bancos estrangeiros, acostumados a operar no exterior com taxas de juros muito mais baixas.

 » » »

 Pegos de surpresa pelo jogo bruto da presidente Dilma Rousseff, que transformou a redução dos spreads bancários num discurso político de governo, ainda procuram entender a nova situação. Antes, tinham um representante de peso na equipe econômica, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Agora, o presidente do BC, Alexandre Tombini, é um funcionário de carreira da instituição.

 » » » 

Só agora começam a levar a sério a meta de reduzir os juros a 2% reais até 2014, que pode ser uma mudança de paradigma semelhante ao fim da correção monetária para o sistema financeiro, com a diferença de que não existe um Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional) para os bancos privados brasileiros aguentarem o tranco. Será um salve-se quem puder.


Caixa-preta// 

A inclusão da Operação Vegas no objeto de investigação da CPI mista do caso Carlos Cachoeira pegou a oposição de surpresa. Investigou as atividades criminosas do contraventor goiano em Miami, na Flórida (EUA), onde teria um navio e participação num cassino. Cachoeira levava os amigos para a jogatina.

Duelo 

 O marqueteiro João Santana, que comandou a campanha da presidente Dilma Rousseff, deve assinar contrato para dirigir a estratégia de tevê da campanha à reeleição do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Vai encarar outro craque do marketing político: Renato Pereira, da agência Prole, responsável pelas campanhas do governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Ele está em Caracas a serviço do oposicionista Henrique Capriles Radonsky.

Sai do chão

Preocupada com o desempenho do candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a cúpula petista aumenta a pressão para obrigar a senadora Marta Suplicy a entrar na campanha. O problema é que a ex-prefeita da capital está esperando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer a mesma coisa, o que depende principalmente de sua saúde.

Atrasadinho 

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), exigiu do relator do projeto do novo Código Florestal, Paulo Piau (PMDB-MG), a apresentação de seu parecer até a terça-feira. Quer dar uma semana aos partidos para que estudem o texto do substitutivo preparado por Piau, que costuma deixar tudo para ultima hora. Cineminha Segundo a Fundação Getulio Vargas, entre março de 2010 e março deste ano, o cineminha de domingo ficou mais caro 7,87% . Para calcular a inflação, foram considerados o ingresso, o lanche e o estacionamento, que subiu 15,03%

Alambrado 

Com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), fora da disputa, o senador Armando Monteiro, do PTB-PE, está "costeando o alambrado" para ser candidato a prefeito do Recife, como diria o ex-governador Leonel Brizola. O cavalo vem arreado.

Jipes

De olho nas vantagens do novo regime automotivo, a inglesa Jaguar Land Rover cogita abrir uma fábrica no Brasil. Além de carros de luxo, fabricará os jipes Land Rover e pretende disputar as concorrências das Forças Armadas com o modelo Defender. Avalia que não terá adversários nas compras dos militares, incluídos aí também as polícias militares e incluídos aí também as polícias militares e o corpos de bombeiros.

 Cartórios/ O ministro Cezar Peluso deixa para o sucessor na presidência do Supremo Tribunal federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, o julgamento do caso dos concursos para escolha de titulares de cartórios. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 40% dos cartórios em todo o país estão em situação ilegal.

 Petróleo/ O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, vai à Comissão de Meio Ambiente do Senado na terça-feira para explicar o Plano Nacional de Contigenciamento contra vazamentos de petróleo. Presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a comissão já fez duas audiências públicas sobre o assunto.

Doa em quem doer

 Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
 Correio Braziliense - 14/04/2012

O PT indicará o relator da CPI mista que investigará as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com os políticos, no rastro das operações Monte Carlo e Vegas, da Polícia Federal. O PMDB preferiu indicar o senador Vital do Rêgo (PB) para presidir a comissão. Os dois cargos são espinhosos. Os membros da CPI serão submetidos a uma espécie de tomografia computadorizada, principalmente o presidente e o relator. Quem não estiver bem de saúde, é melhor não aceitar a tarefa.

»   »   »

No PT, não há uma disputa entre candidatos ao cargo de relator, há preferências por Cândido Vaccarezza e Paulo Teixeira, ex-líderes do governo e da bancada, respectivamente. Nenhum dos dois briga pela posição. Os deputados André Vargas (PR) e Carlos Zarattini (SP) também estão cotados. Porém, nada impede que apareça outro nome até a instalação da CPI.

»   »   »

Prevalece a lógica de ajuste de contas entre o PSDB e o PT, cada qual acusa o adversário de envolvimento na rede criminosa de Cachoeira e procura esconder os próprios podres. O DEM, o mais atingido pelo escândalo por causa do senador Demóstenes Torres (GO), livrou-se do problema com seu afastamento do partido. Porém, entre os líderes de bancada, há o entendimento de que a CPI deve ser focada nos fatos e na depuração do Congresso, ou seja, nos parlamentares e demais políticos envolvidos com atividades criminosas, e não nos partidos.

A dois

A conversa de ontem entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será decisiva para o futuro da CPI. Foi surpreendida com a criação da comissão, anunciada quando estava nos Estados Unidos. Quem chutou a Jabulani foi o segundo. Dilma não gosta de ser a última a saber do que acontece na base do governo. Lula costuma saber antes de acontecer. Um acordo entre ambos pode resultar na escolha do relator da CPI.

Fiscais

Pedro Simon, do PMDB-RS, disse ontem no Senado que vai procurar os presidentes da OAB e da CNBB para pedir que acompanhem os trabalhos da CPI e do Conselho de Ética no Senado. Também apelou às redes sociais para que fiscalizem a atuação dos parlamentares. "A imprensa informa que os partidos tentam esvaziar as investigações", afirmou o senador gaúcho.

Vai baixar//

A presidente Dilma Rousseff ontem voltou a sinalizar a redução da taxa básica de juro, atualmente em 9,75% ao ano. Quer taxas mais próximas aos padrões internacionais. Dilma também considera os spreads bancários "tecnicamente de difícil explicação". A próxima reunião do Copom será na semana que vem.

Otimista

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), afirmou ontem que o PT não conseguirá direcionar o andamento da CPI do Cachoeira, mesmo que mantenha sob seu controle e de aliados a presidência e a relatoria da comissão. "Num caso desses, não há como engessar a investigação. Os fatos que vão surgindo são mais fortes que qualquer tentativa de blindagem", disse.

À mesa

Até hoje, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está com a pulga atrás da orelha. Depois de sair da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, na quarta-feira, deu de cara com o ministro do Tribunal de Contas da União José Jorge e o ex-senador Jorge Bornhausen (PSD), seu adversário em Santa Catarina, que estavam almoçando no restaurante do Senado. Ideli foi à comissão para esclarecer a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca, que o TCU questiona.

Mínimo

Segundo o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a equipe econômica projeta mínimo de R$ 729,20 para 2013. Em relação aos R$ 622 atuais, o valor corresponde a um reajuste de 7,3%

Fora dessa/ O ministro da Educação, Alozio Mercadante, nega participação nas articulações para instalação da CPI mista do caso Cachoeira: "Quando senador, nunca gostei de ministros interferirem no meu mandato. Não farei o mesmo. Ao que me consta, o pedido de CPI nasceu da recusa do Supremo Tribunal Federal em dar acesso a informações solicitadas pelo Congresso Nacional", explica.

Terra Legal/ O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobra do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, mais celeridade na regularização fundiária em Rondônia e na Amazônia. "Essa ação é essencial para o desenvolvimento ordenado da Região Norte, pois a falta de regularização, ou seja, do título de propriedade da terra na mão do agricultor, é um dos principais motivos para o desmatamento na Amazônia", disse.

Aborto/ Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional (Abdconst), Flávio Pansieri comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou o aborto de fetos anencéfalos: "A decisão da maioria dos ministros do Supremo é acertada. A decisão fixa de forma definitiva um estado laico no Brasil".

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O jogo da oposição

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 13/04/2012
 
A oposição resolveu pôr a boca no trombone contra eventuais manobras governistas antes mesmo de a CPI mista que vai investigar o contraventor Carlos Cachoeira ser instalada. "Ao contrário do PT, defendemos uma apuração ampla, que alcance todos os agentes públicos e privados, sem exceção, que mantinham algum contato com Cachoeira", prega o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

»   »   »

Para os tucanos, uma "operação abafa" — como foi atribuída à oposição pelo presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão — de fato estaria em curso, mas para evitar o julgamento do caso do "mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal (STF). São réus no escândalo que abalou o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o ex-deputado José Dirceu e outros dirigentes petistas.

»   »   »

O tiroteio entre o PSDB e o PT promete continuar durante todo o funcionamento da CPI, que já virou uma arena política. Os tucanos acusam os petistas de querer uma CPI chapa branca com o objetivo de proteger os filiados à legenda envolvidos com Carlos Cachoeira. O PT cerca-se de cuidados para não perder o controle da comissão, que pode virar uma caixa de surpresas, como aconteceu outras vezes no Congresso.


Perdeu//

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp indeferiu o pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado do contraventor Carlos Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça do governo Lula. Cachoeira permanecerá na cadeia até decisão da 5ª Turma do STJ sobre o mérito da petição.

Pessoal

Presidente do PSDB, o deputado pernambucano Sérgio Guerra transformou a disputa entre tucanos e petistas num embate pessoal com Rui Falcão. "O presidente do PT mente e tenta confundir a opinião pública, numa atitude que não honra a democracia brasileira ou seu próprio partido. Merece nosso repúdio", disse, respondendo às críticas feitas pelo petista no Twitter.

Jogou duro

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi um dos dirigentes petistas que mais brigou pela instalação da CPI mista do caso Cachoeira. Era um dos mais empenhados em convencer a cúpula da legenda a apoiar a CPI na reunião com o presidente do PT, Rui Falcão.

Baú

A inclusão da Operação Vespa no objeto de investigação da CPI pelos petistas pegou a oposição de surpresa, pois o caso corre em sigilo de Justiça e até hoje não houve nenhum vazamento sobre as investigações. O episódio saiu do baú para constranger o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que supostamente teria engavetado o inquérito.

Sobrou

Sobrou para o senador Humberto Costa (PT-PE) a relatoria do caso Demóstenes no Conselho de Ética do Senado, depois de uma rodada de sorteios e sucessivas desistências dos colegas. Lobão Filho (PMDB-MA), Gim Argello (PTB-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) não aceitaram a tarefa por causa das inevitáveis pressões que sofreriam. O parlamentar pernambucano ainda está sujeito a elas.

Fofocas

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que acaba de trocar dois secretários e o presidente do Instituto Chico Mendes, passou um pito nos funcionários da pasta. Mandou todos se concentrarem no trabalho e acabarem com o disse me disse. "É natural que as pessoas saiam. Todo mundo tem prazo de validade. É como remédio", afirmou, minimizando as mudanças.

Grotões

Do total de 2.582 municípios com menos de 50 mil habitantes selecionados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, 1.663 serão contemplados pela primeira vez. Para a construção de 107.348 casas, o governo gastará R$ 2,8 bilhões
 
Recuou/ Depois de assinar recurso para que a proposta de Lei da Palmada fosse discutida pelo plenário da Câmara antes de ser encaminhada ao Senado Federal, o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) retirou o apoio à proposta para atender a apelos de instituições ligadas à proteção da criança e do adolescente. "Combater a violência doméstica é mais importante."

Seminário/ Na próxima quarta-feira, o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, fará a abertura do "I Seminário: práticas jurídicas inovadoras", no Anexo II da Câmara dos Deputados. O evento será realizado pela AMB e pela Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira.

Supremo/ Os ministros do STF receberam nesta semana o livro O progresso das mulheres no Brasil, lançado pela ONU Mulheres e escrito por Jacqueline Pitanguy e Leila Barsted. A obra defende, entre outros pontos, a liberalização do aborto.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lavou as mãos

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 12/04/2012

A presidente Dilma Rousseff foi surpreendida pela decisão do Congresso de abrir uma CPI mista para investigar as relações do contraventor Carlos Cachoeira. Estava nos Estados Unidos e tomou conhecimento do fato consumado, mas decidiu lavar as mãos. O assunto é problema do Congresso. Quem no governo manteve relações perigosas com o banqueiro da jogatina goiana e seus outros negócios que se explique sobre o que andou fazendo. E esclareça tudo fora do cargo.

»   »   »

O vice-presidente da República, Michel Temer, que ainda exercia a Presidência na terça-feira, não foi surpreendido pela CPI, foi atropelado. No jantar de comemoração de aniversário do PMDB, ainda procurava entender o que estava acontecendo. A iniciativa da bancada petista na Câmara, motivada pelo desejo de vingança por causa do julgamento do mensalão e das recentes denúncias contra integrantes da legenda baseadas em vídeos gravados pela arapongagem de Cacheira, era avaliada como um gesto sem pé nem cabeça devido às relações de integrantes da legenda com o contraventor.

»   »   »

Ontem, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), justificava a decisão de endossar a CPI mista: "A proposta veio da bancada na Câmara, nós encampamos. É preciso investigar tudo e desmantelar essa rede de arapongagem". Nos bastidores do Palácio do Planalto, Pinheiro está sendo acusado de açodamento. Embora a presidente Dilma tenha lavado as mãos, ministros da Casa avaliam que CPIs costumam "dar dores de cabeça ao governo".

Por dentro

A presidente Dilma Rousseff chegou às 6h dos Estados Unidos e às 11h já estava no Palácio do Planalto, despachando com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A agenda oficial era a execução dos programas da pasta, mas o assunto mais quente foi a Operação Monte Carlo.

Camarote

O líder da bancada do PMDB na Câmara, o potiguar Henrique Eduardo Alves, já iniciou as conversas para indicar os nomes da legenda que vão compor a CPI. Até agora não apareceu nenhum integrante da sigla nas gravações da Operação Monte Carlo, nem mesmo de Goiás. A disposição da bancada do PMDB é assistir de camarote ao embate entre o PT e o PSDB na CPI.

Espeto de pau

Em casa de ferreiro, espeto de pau. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), decidiu pleitear a presidência da CPI mista que vai investigar o caso Cachoeira, deixando a relatoria da comissão para um senador indicado pelo PMDB. Na verdade, o partido assumiu uma posição menos agressiva em relação à Operação Monte Carlo. Todos os parlamentares consultados na bancada se recusaram a aceitar a relatoria.

Dura Lex

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, escolhido para substituir a ministra Laurita Vaz como relator do pedido de habeas corpus do contraventor Carlos Cachoeira, notabilizou-se pelo jogo duro contra os juízes suspeitos de corrupção em diversos tribunais regionais quando era corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Tô fora//

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, não pretende deixar o cargo tão cedo. Já comunicou o fato aos colegas de bancada do PMDB no Senado. Com isso, pôs um ponto final nas especulações de uma eventual candidatura à Presidência da Casa na sucessão de José Sarney (PMDB-AP).

Pluralista/ Cerca de 2 mil prefeitos estão em Brasília para o encontro de hoje com a presidente Dilma Rousseff, que pretende lançar o programa Minha Casa, Minha Vida para as cidades com menos de 50 mil habitantes. Os que vão disputar a reeleição, não importa o partido, estão rindo à toa.

Convite/ O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto se encontra hoje com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. O motivo da visita é o convite para a cerimônia na qual assumirá a Presidência do STF, em 19 de abril.

Azebudsman/ A propósito da nota intitulada Lépido, publicada ontem na coluna, a assessoria do senador João Ribeiro (PR-TO) informa que ele reassumiu o mandato, do qual havia se licenciado para tratar de diabetes. Desde que voltou a exercer o cargo, caminha todos os dias por recomendações médicas. Por isso, já perdeu 15 quilos e está "vendendo saúde".

Juros

Em queda há quatro meses, a taxa média de juros para pessoa física cobrada por instituições financeiras não se mexeu em março, apesar das pressões do governo para que os bancos privados reduzam os spreds bancários: 6,33%

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ventilador ligado

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 11/04/2012

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP), resolveu ligar o ventilador da Operação Monte Carlo e desnudar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com integrantes do Congresso Nacional e outras autoridades, doa em quem doer. Recebeu apoio da maioria dos líderes de bancada, a começar pelo PT, cujos parlamentares veem na investigação a oportunidade de um ajuste de contas com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

»   »   »

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dado aval ao líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), para bancar a CPI, que estava sendo cobrada pela oposição. O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), desde a semana passada cobrava a instalação de uma CPI mista, composta por deputados e senadores, para "apurar o funcionamento de toda a rede criminosa".

»   »   »

No Senado, o ex-governador Aécio Neves (MG) comemorava ontem o acordo para a instalação da CPI mista, com a expectativa de que aprofundará as investigações, até chegar ao caso Waldomiro Diniz. O envolvimento de Cachoeira com o ex-assessor parlamentar da Casa Civil, à época comandada pelo ex-deputado petista José Dirceu, supostamente seria o ponto de partida das articulações parlamentares do contraventor. A rigor, ninguém sabe até onde vão essas relações no Congresso.

Assinaturas/ Para o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a CPI tem "100% de chance" de ser instalada depois do acordo que fechou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que também apoia a comissão.     "O assunto é grave e a dimensão que tomou exigia uma tomada de decisão do Congresso", sentenciou. A abertura da comissão ainda depende da coleta de assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

Janelinha/ Os deputados Fernando Francischini (PSDB-PR) e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) brigam para garantir uma vaga na CPI mista que vai investigar o caso Cachoeira. São considerados dois "fios desencapados" por líderes da Câmara e enfrentarão dificuldades nas respectivas bancadas para serem indicados. Ambos são delegados de polícia. Protógones foi o autor do pedido de CPI na Câmara.

Lépido/ O senador João Ribeiro (PR-TO), que pediu licença para tratamento, está vendendo saúde: ontem, caminhava com desenvoltura pela calçada, perto da quadra dos senadores, na companhia da mulher.

Baldeação//

Parecer contrário do procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, ao pedido do PSD de receber, já a partir deste ano, uma maior fatia dos recursos públicos destinados aos partidos políticos gerou o maior estresse entre os parlamentares da legenda. Temem que também ficarão sem tempo de televisão em 2014. Muitos já falam em abandonar a sigla.

Em separado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar hoje o fim da chamada guerra dos portos, mas terá que derrubar o relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), contrário à extinção do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), que beneficia o Espírito Santo. O voto em separado do senador Armando Monteiro (PTB-PE) pela constitucionalidade do projeto deverá ser aprovado. O governador capixaba, Renato Casagrande, estará hoje em Brasília para tentar evitar a aprovação do projeto.

Guerra

O senador Romero Jucá (PMDB-RO), autor do projeto que reduz a alíquota do ICMS e acaba com o Fundap do Espírito Santo, acredita que a mudança do indexador da dívida dos estados, anunciada pelo governo federal, ajudará a aprovação da sua proposta. "Foi uma solução encontrada pelo governo para diminuir a resistência para aprovação da lei do ICMS", afirmou Jucá.

Beques

O governo federal anunciou acordo com líderes do Senado para renegociação das dívidas dos estados, mas não combinou com os governadores, que estão estrilando. A proposta do governo é mudar o indexador da dívida dos estados, que atualmente é corrigida pelo IGP-DI, mais de 6% a 9% ao ano, dependendo do estado, para a taxa Selic.

Articulação

O governador de Minas, Antonio Anastasia, do PSDB, anunciou ontem em São Paulo que os governadores articulam a renegociação das dívidas dos estados: "Teremos uma reunião na Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que foi indicado para coordenar esse debate e apresentar alguma alternativa no que se refere não só à mudança do índice. Minas Gerais paga 13% da sua receita corrente líquida por mês à União, ou seja, cerca de R$ 300 milhões".

Saldo

A verba destinada ao contrato do Ministério da Pesca com a ONG Pro-Natureza não evaporou, como denuncia a oposição. O que não foi executado, segundo o governo, permanece na conta-corrente do convênio no Banco do Brasil: R$ 689.113,36

terça-feira, 10 de abril de 2012

A dívida dos estados

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 10/04/2012  

O governo aceita reduzir os juros das dívidas dos estados, mas não topa a substituição dos critérios atuais — o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais um percentual que varia de 6% a 9%, dependendo do estado — pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que são juros mais camaradas cobrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos seus empréstimos e financiamentos. Essa taxa de juros é fixada pelo Conselho Monetário Nacional e está em 6% ao ano.

A proposta do governo é aplicar a taxa Selic do Banco Central, que hoje está em 9,75% ao ano, e pode baixar até 8,75%, segundo as mais recentes previsões do mercado. Os governadores resistem à proposta porque suas dívidas continuariam impagáveis. Foram contraídas em 1997, quando governos estaduais deviam a instituições internacionais em dólares. Essas dívidas foram federalizadas. Na época, foi bom negócio, pois pagavam juros de 30% ao ano.

Porém, com o controle da inflação, os juros reais vinculados à taxa Selic também caíram, estando hoje na casa dos 3,75% ao ano, descontada a inflação. As dívidas estaduais, no entanto, crescem a taxas muito maiores, na casa dos 12% ao ano. Os estados, que deveriam ser os beneficiados pela federalização da dívida, passaram a ser penalizados e se tornaram eternos devedores da União porque as dívidas são retroalimentadas pelos juros. Ou seja, continuam a crescer apesar dos pagamentos.

Astronômicas

A dívida de São Paulo, o estado mais rico do país, era de R$ 40 bilhões. Já pagou R$ 75 bilhões e o valor subiu para R$ 171 bilhões. No fim, pode chegar a R$ 333 bilhões. Minas Gerais e Rio de Janeiro devem R$ 57 bilhões e R$ 56 bilhões, respectivamente. Pagaram muito mais do que isso. Os 23 estados têm débitos com o governo federal que, somados, chegam a aproximadamente R$ 400 bilhões.

Pacto

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tenta aprovar no Senado o acordo para renegociar as dívidas dos estados no meio de um pacote de mudanças tributárias. A principal deve ser votada amanhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado: o projeto que uniformiza as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior (PRS nº 72/10). Depois, segue para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Negociador

Lembram-se do ex-secretário do Tesouro Murilo Portugal? Em nome da Febraban, a federação dos bancos, o economista negocia com a equipe econômica do governo formas de reduzir as taxas de juros aos clientes. Os bancos privados pedem ao governo redução nos impostos, regras mais rígidas para recuperar o dinheiro emprestado ao inadimplente e mudanças no chamado Cadastro Positivo de informações de "bons pagadores". O governo pressiona para que os spreads baixem sem delongas.

Cenário

Andressa Alves de Mendonça, mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, entrou na mira da revista Playboy, que anda à procura da bela goiana de Goiatuba. O cenário ideal para o ensaio fotográfico é a cachoeira de Itiquira, com 168m de queda livre. Fica no município de Formosa e é a maior de Goiás.

Outro foco//

O Palácio do Planalto quer evitar que o caso do senador Demóstenes Torres (GO) atrapalhe a votação dos projetos de seu interesse no Congresso. Está mais preocupado com a situação na Câmara, onde pode surgir uma CPI que ninguém sabe direito como vai terminar.

Trancada/ Nove medidas provisórias trancam a pauta da Câmara. A mais importante é a MP nº 551/11, que diminuiu de 50% para 35,9% o valor do Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero), incidente sobre as taxas cobradas das companhias aéreas e dos passageiros.

Minha Vida/ A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara realizará audiência pública amanhã para discutir o andamento da implantação de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Consulados/ A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou ontem a abertura de dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre. Os novos consulados devem ampliar a concessão de vistos de turismo, de negócios e de estudos.

Solar/ O governador da Bahia, Jaques Wagner, inaugura hoje o Pituaçu Solar, o primeiro estádio de futebol a ser iluminado com energia solar na América Latina. Salvador quer sediar a Copa das Confederações em 2013. O projeto custou R$ 5,5 milhões.

domingo, 8 de abril de 2012

Boas Páscoas!

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 08/04/2012
Nunca se vendeu tanto chocolate no Brasil como na última semana. Tudo por causa da Páscoa e da "nova classe média". Essa é uma expressão cunhada pelo economista da Fundação Getulio Vargas Marcelo Neri, que acaba de lançar um livro sobre o tema — A nova classe média, o lado brilhante da pirâmide (FGV/Saraiva) — para designar a classe C, um extrato econômico visto pejorativamente pelas elites do país (a classe A) e pela classe média tradicional (a classe B).

»   »   »

O livro de Neri mostra que as mulheres, os negros, os analfabetos e os nordestinos foram os grupos que mais progrediram de vida. São famílias que ultrapassaram a pobreza e devem somar 60% da população em 2014, chegando a 118 milhões de pessoas. Em 2003, a classe C representava apenas 65,8 milhões de pessoas.

»   »   »

Essa nova classe C tem até dois filhos; na década de 1960, a média era superior a seis. Está mais preocupada com a educação desses filhos e com o emprego formal. De 2003 a 2011, seu crescimento no Nordeste foi de 42%; no Sudeste, de 16%. Ao contrário do que muitos imaginavam, inclusive Neri, a nova classe média está mais apoiada na produção do que no consumo.


Mudança

Essa mudança social silenciosa é mais sustentável do que supõem os críticos dos programas de transferência de renda do governo, que dão base à chamada classe E. "Mais do que frequentar templos de consumo, o que move a nova classe média brasileira é a produção. A Carteira de Trabalho é o seu principal símbolo", explica Neri. O emprego formal, as aposentadorias, o número menor de dependentes para cada família, a maior escolaridade, tudo isso contribui para que as desigualdades sociais estejam se reduzindo.


Bizu//

Conversas entre o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e os principais banqueiros do país provocaram a queda dos juros no mercado futuro e estão dando o que falar. O governo pressiona os bancos privados a acompanharem o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal na redução dos juros do crédito bancário para reaquecer a economia.
Sem papo

Até hoje o ex-governador José Serra, do PSDB, candidato a prefeito de São Paulo, não procurou o secretário de Energia do estado, José Aníbal, para pedir apoio. Não perdoa sua insistência na manutenção das prévias do PSDB. Aníbal, que obteve 31% de votos das prévias, também não está interessado na conversa. Foi assim que Napoleão perdeu a guerra.

Pente-fino

O governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) resolveu monitorar todas as alianças que estão sendo feitas pelo PT nas eleições municipais, com um olho no prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e outro na movimentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano desconfia de que ambos estão montando um cerco eleitoral ao Palácio dos Bandeirantes, de olho nas eleições de 2014.

Grampos

O contraventor Carlinhos Cachoeira deve ser convocado a prestar depoimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara. O deputado Fernando Francischini, do PSDB-PR, pretende apresentar amanhã um requerimento nesse sentido. O agente aposentado da Polícia Federal Joaquim Gomes Thomé e o sargento aposentado da Aeronáutica Idalberto Matias, o Dadá, também serão convocados. São acusados de grampear Francischini.

Poupança

Voltou à pauta da equipe econômica a mudança das regras da caderneta de poupança. O Banco Central deve promover mais duas reduções na taxa de juros, que deve chegar a 8,75%

Business/ Empresários brasileiros vão se reunir amanhã com os colegas norte-americanos em Washington. Apostam na recuperação da economia dos EUA para compensar as perdas com a crise europeia. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), o encontro será encerrado pela presidente Dilma Rousseff e contará com a participação da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Comitiva/ Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da Educação, Aloizio Mercadante, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, acompanham a presidente Dilma Rousseff na viagem aos Estados Unidos.

Escola/ O ministro da Defesa, Celso Amorim, resolveu acelerar a implantação do câmpus de Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG-Brasília). Servirá para intensificar o intercâmbio entre membros do governo federal, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de recursos humanos em assuntos de defesa. A implantação do novo posto não afetará as atividades já desenvolvidas na ESG-Rio.

sábado, 7 de abril de 2012

A nova classe média e um Brasil que muita gente desconhece...Entrevista com o economista Marcelo Nery, da FGV

Sócios da desaprovação

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 07/04/2012
 
Há muitas maneiras de os políticos lerem uma pesquisa. Uma delas é pôr uma lente de aumento nas avaliações setoriais que apontam os pontos fracos do adversário. É mais ou menos o que a oposição procura fazer ao interpretar os números da última pesquisa CNI/Ipope, que apontam a presidente Dilma Rousseff com 77% de aprovação. Quando o assunto é impostos, saúde, segurança pública, taxa de juros, combate à inflação e educação, a insatisfação suplanta a aprovação, destacam.

»   »   »

Sendo assim, a avaliação positiva do governo no combate à fome e à pobreza, à defesa do meio ambiente e à geração de emprego teria mais peso para a opinião pública do que os itens reprovados, considerando-se os bons resultados da avaliação geral do governo e o prestígio da presidente da República com a opinião pública. Por que isso aconteceria? Talvez a explicação esteja no fato de governadores e prefeitos — inclusive os de oposição — serem sócios majoritários do governo federal nos quesitos saúde, educação e segurança pública.

»   »   »

O caso dos impostos é emblemático: 65% desaprovam o governo, cuja aprovação se resume a 28%. A recriminação à política tributária chega a 81%, mas nem de longe é possível imaginar um cenário de "desobediência civil" em razão da "derrama". Ora, é exatamente essa carga tributária de 38% do Produto Interno Bruto (PIB) que garante o enorme poder de intervenção do governo federal e, em menor escala, dos demais entes federados (leiam-se governadores e prefeitos) na vida política nacional.

Colaboração

Com os governos de São Paulo, Minas, Paraná, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte nas mãos, o isolamento da oposição perante a opinião pública é muito maior do que deveria, considerando-se o chamado "poder instalado". Porém, os governadores de oposição, a começar pelo tucano Geraldo Alckmin, não fazem oposição sistemática ao governo federal. Muito pelo contrário, mantêm excelentes relações com a presidente Dilma Rousseff.


Implacável

Quando se imagina uma oposição implacável, o personagem que mais a simboliza é Carlos Lacerda, que fez da antiga Guanabara um "tambor" político da nação após a inauguração de Brasília e foi um dos protagonistas da destituição do presidente João Goulart no golpe militar de 1964. Para seus adversários, com suas denúncias, Lacerda teria levado ao suicídio o presidente Getúlio Vargas.

Caiu no real

Certa vez, numa reunião do PT, o então prefeito de Santos, David Capistrano Filho, já falecido, chegou a dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria fazer oposição ao governo Itamar Franco como Carlos Lacerda fazia. Na ocasião, a cúpula do PT havia entrado em parafuso por causa do Plano Real. Lula subiu o tom das críticas à política de combate à inflação e perdeu a eleição para Fernando Henrique Cardoso, embora fosse o franco favorito da disputa. Desde então, nunca mais deu ouvidos aos economistas do PT que apostaram no fracasso do Real.

Malas prontas//

A presidente Dilma Rousseff viaja amanhã para os Estados Unidos. Além de se encontrar com o presidente Barack Obama, pretende fazer uma visita ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Está previsto um encontro com os estudantes brasileiros do programa Ciência Sem Fronteiras, na famosa Universidade de Harvard.

Faraônico

O governo corre atrás do prejuízo para retomar as obras de transposição do Rio São Francisco, que já pode ser chamado de projeto faraônico. Para retomar o que está parado, em abril serão licitados quatro conjuntos de intervenções no valor de R$ 2 bilhões

Greve

Acampados na Câmara dos Vereadores do município baiano de Lauro de Freitas, professores e trabalhadores da educação da cidade estão em greve de fome desde quinta-feira. Parados desde 26 de março, não aceitam a perda do adicional de 54% aos salários.

Conselho/ O PSDB resolveu atacar a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pela retaguarda. Vai ao Conselho de Ética da Presidência da República pedir que analise a execução do contrato com a ONG Pró-Natureza para criação de peixes em Brasília, feita pela ministra. Evaporaram R$ 869,9 mil.

Ponto fraco/ A Polícia Federal investiga um novo personagem no elenco de suspeitos da Operação Monte Carlo. Chama-se Ítala, suposta amante do contraventor Carlos Cachoeira.

Comandos/ O almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld e o tenente-brigadeiro-do-ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes assumiram, respectivamente, o Comando de Operações Navais da Marinha e a direção-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. Ambos ocupavam postos estratégicos no Ministério da Defesa (MD).

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que fazer?

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 06/04/2012
 
A oposição naufragou nas urnas das eleições de 2010 e ainda corre o risco de afogamento, enquanto a presidente Dilma Rousseff surfa nas ondas de sua popularidade. Esse é o avesso da pesquisa CNI/Ibope desta semana. Vejamos: a desaprovação de Dilma caiu de 21% para 19%; a desconfiança, de 26% para 24%. A oposição nunca esteve tão isolada desde a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

»   »   »

O que fazer? Digamos que a oposição resolva bater duro no governo e poupar a presidente Dilma Rousseff para explorar o descolamento de sua imagem da administração que comanda, que tem 56% de bom e ótimo e 34% de regular. Mesmo assim, será como malhar o ferro a frio, pois o número dos que acham que o governo é ruim ou péssimo caiu de 9% para 8%.

»   »   »

Para complicar ainda mais a vida da oposição, paira no ar uma espécie de "ame-o ou deixe-o" — o slogan do regime militar no auge do milagre econômico. Apenas um entre 10 brasileiros vê o país de forma pessimista. Mesmo com a crise internacional e a queda do Produto Interno Bruto (PIB), que foi de 27% no ano passado, a presidente Dilma Rousseff desliza sobre a prosperidade da maioria da população, que vê as desigualdades sociais se reduzirem.

Royalties/ 

A Comissão dos Royalties da Câmara, encarregada de encontrar uma solução para disputa entre estados produtores e não produtores de petróleo, só vai se reunir com o governo federal após o relator do grupo, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentar seu relatório. A informação é da vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que integra a comissão.


Guardião

O deputado Miro Teixeira, do PDT-RJ, resolveu pôr no ventilador todas as gravações feitas pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo. Estão no site A Lei dos Homens (http://www.leidoshomens.com.br) as degravações das escutas telefônicas que flagraram as conversas do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos. São de arrepiar o cabelo.

Miséria

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou ontem que o Plano Brasil sem Miséria, menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff, alcançou 550 mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza. O objetivo é atingir 16,2 milhões de brasileiros

Ele e ela

Agora é lei: segundo o Diário Oficial, as instituições públicas e privadas são obrigadas a expedir diplomas e certificados com a flexão do gênero para nomear profissão ou grau. As pessoas que já tiverem o diploma podem pedir à instituição que altere o documento, sem custos. A nova lei, de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), foi aprovada pelas comissões de Educação e Cultura e da Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter terminativo.

Eleições//

O prazo-limite para desincompatibilização de cargos para os candidatos a eleições municipais de outubro termina amanhã. Quem não deixar os cargos públicos pode ter indeferido seu registro de candidatura pela Justiça Eleitoral.

Impostos

O senador Aécio Neves (foto), do PSDB-MG, criticou o pacote econômico do governo, que, segundo ele, se limitou a criar salvaguardas para alguns setores da economia. "O que defendemos é uma desoneração geral." Segundo o ex-governador de Minas, o grande problema é a altíssima carga tributária. "Eu repito o que tenho dito sempre: nós estamos avançando no Brasil para viver num tempo pré-JK, em que grande parte de nossa pauta de exportações era feita por commodities."

Vai rezar

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai aproveitar a Páscoa para meditar. Precisa decidir se aceita o convite feito pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para ser o presidente da Comissão de Ética do Senado, que vai analisar o pedido de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido) por quebra de decoro parlamentar. A resposta será dada na segunda-feira. O político paraibano faz parte do antigo "grupo dos oito", os dissidentes da bancada, e deve trabalhar pela cassação de Demóstenes se aceitar a missão.


Gripe/ Nos últimos 10 dias, dois índios, um bebê e um adulto morreram em Roraima em decorrência de uma síndrome respiratória aguda, com sintomas característicos da influenza A (H1N1), a gripe suína. O Laboratório Central de Boa Vista está analisando 40 amostras colhidas nas aldeias.

Verdade/ Deputados da Comissão de Direitos Humanos e da Subcomissão da Verdade querem a cabeça de Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. O corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), terá prazo de 45 dias para apresentar parecer sobre o caso. O parlamentar ameaçou fisicamente ex-militares que resolveram colaborar com a Comissão da Verdade.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Caiu na rede!!!

Acesse aqui todos os documentos da Operação Monte Carlo | Lei dos Homens

Na ponta da prancha

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 05/04/2012
 
O DEM resolveu jogar ao mar, ou melhor, do alto da cachoeira, o seu ex-futuro candidato a presidente da República, senador Demóstenes Torres (GO), cada vez mais enrolado com os negócios ilícitos e articulações políticas suspeitas do contraventor Carlinhos Cachoeira. Mas não pedirá a cassação de seu mandato por infidelidade partidária. "Fizemos a nossa parte, tirando-o do partido. Agora, o problema é do Senado", avisa o presidente do DEM, José Agripino Maia (RN).

» » »

O senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP), na linha de frente dos que querem a cassação de Demóstenes pelo Conselho de Ética do Senado, explica que o DEM teria motivos de sobra para cassar o mandato do parlamentar por infidelidade partidária, mas isso permitiria que ele concorresse nas próximas eleições, pois não seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

» » »

O jovem parlamentar luta pela cassação no Conselho de Ética, mas tem dúvidas sobre a verdadeira posição da bancada do PMDB no caso. Presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) já deu sinais de que não acenderá uma vela por Demóstenes, mas tudo dependerá do líder da bancada do PMDB, Renan Calheiros (AL), cuja posição neste caso somente será esclarecida quando indicar o novo presidente do Conselho de Ética.

 
Exceção

Randolfe não deixa de ter certa razão. Cassação no Senado é mais ou menos como corda em casa de enforcado, um assunto considerado dos mais desagradáveis, tanto que o único cassado até hoje foi o senador Luiz Estevão (PMDB-DF). Os demais que estiveram na mira do Conselho de Ética — como Antônio Carlos Magalhães, Jader Barbalho, José Roberto Arruda e Joaquim Roriz — renunciaram ao mandato para não ficarem inelegíveis.

Nove a um

O presidente da Câmara, Marco Maia, do PT-RS, viajou ontem para Porto Alegre convicto de que a maioria dos deputados da Casa quer a instalação de uma CPI para investigar o envolvimento de parlamentares com Cachoeira. "De zero a dez, a chance é nove", avaliou. Com três comissões parlamentares já instaladas, a Câmara pode pôr para funcionar mais duas comissões de inquérito, uma delas seria para tratar desse assunto. "Nós vamos decidir na semana que vem", garante Maia.

Caçada//

Foragido, Geovani Pereira da Silva, que cuidava da contabilidade do contraventor Carlos Cachoeira, virou uma espécie de homem-bomba. Escafedeu-se com os arquivos do chefe, inclusive vídeos e áudios gravados pelos arapongas ligados ao esquema. A Polícia Federal aperta o cerco para prendê-lo.

Pingue-pongue

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, de PE, distribuiu ontem uma entrevista na qual defende o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que ontem demitiu uma assessora envolvida na Operação Monte Carlo: “O partido não enxerga muita coisa, uma funcionária está envolvida nessas fitas gravadas. Nós estranhamos que essas fitas sejam seletivas, sempre voltadas para a oposição. A gente tem muita calma. O que houver para investigar, vamos investigar. O que houver para esclarecer, vamos pedir esclarecimentos. Reiteramos, de maneira muito tranquila, a confiança no governador de Goiás”, disse.

Nas nuvens

O Palácio do Planalto comemorou a pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, em que os índices de aprovação da presidente Dilma Rousseff cresceram de 72% (novembro) para 77% (março). No mesmo período, houve queda da desaprovação, que passou de 21% para 19%. As turbulências políticas entre Executivo e Legislativo ajudaram a alavancar a confiança na presidente Dilma. Subiu de 68% para 72%, enquanto a desconfiaça caiu de 26% para 24% entre novembro passado e março deste ano.

Otimismo

O governo é considerado "ótimo/bom" por 56% dos brasileiros, 34% avaliaram a gestão como "regular" (na pesquisa anterior eram 32%) e apenas 8% disseram que o governo é "ruim/péssimo" contra 9% no levantamento anterior. Além disso, 58% dos entrevistados estão otimistas e apenas 10%, pessimistas com o país.

Seca

Depois de muito apelo ao ministro da Integração, Fernando Bezerra, a União dos Prefeitos da Bahia e a bancada baiana no Congresso conseguiram que ele liberasse mais R$ 20 milhões para o combate à seca no estado. O ministro já tinha liberado R$ 10 milhões. No total, serão R$ 30 milhões.

Lei seca/ A Câmara deve votar na próxima quarta-feira o Projeto de Lei n º 3559/12, que amplia o escopo de provas contra o motorista que dirigir alcoolizado. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a nova lei, o bafômetro passará a ser usado como instrumento de defesa. "O próprio cidadão vai querer fazer o teste para provar que não está alcoolizado." Vídeos e depoimentos de testemunhas passarão a ter valor legal como prova de embriaguez.

Visita/ A presidente Dilma Rousseff resolveu trabalhar na quinta-feira sem sair do Palácio da Alvorada. Receberá o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, na residência oficial para uma reunião de trabalho. O Palácio do Planalto funcionará normalmente.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sorria, você foi filmado

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/04/2012
 
Conta um político goiano, daqueles que levam tudo na base da gozação, mesmo quando o próprio pescoço corre risco, que só aceitava conversar com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, na sua casa, para não ser filmado. "Assim mesmo, dentro da piscina, de sunga, com água pelo pescoço."

» » »

Os arquivos de Cachoeira, cujos ilícitos alavancavam seus negócios de empresário bem posicionado na sociedade local, seriam tão ou mais generosos do que os grampos feitos pela PF, que já levaram à desgraça o senador Demóstenes Torres. E colocaram em xeque os deputados federais goianos Sandes Júnior (PP), Rubens Otoni (PT), Jovair Arantes (PTB) e Carlos Alberto Leréia (PSDB), além de Stepan Nercessian (PPS-RJ), amigo de Cachoeira, que também é goiano.

» » »

Há rumores de que Cachoeira estaria na iminência de se tornar réu colaborador, passando às autoridades mais informações do que as obtidas nas investigações, o que fecharia o cerco a políticos e empresas envolvidas em ilícitos. Até magistrados estariam enrolados nos seus grampos, alguns dos quais serviram de base para denúncias da imprensa, como as imagens (sem áudio) dos encontros do ex-ministro José Dirceu num hotel de Brasília.

A distância

A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o Palácio do Planalto à distância regulamentar do caso Cachoeira. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, do PMDB-AM, trata o assunto como um caso de polícia. Quanto ao senador Demóstenes Torres, responderá por quebra de decoro na Comissão de Ética da Casa.

Na carne

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, do Paraná, assinou pedido da Frente de Combate à Corrupção solicitando a apuração das denúncias de envolvimento de parlamentares com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso por envolvimento com um esquema de jogos ilegais. Bueno ressaltou que assinou o documento em nome do partido e a pedido do deputado Stepan Nercessian
(PPS-RJ), citado nas investigações da PF.

Terminal

Dos deputados envolvidos no caso Cachoeira, os mais comprometidos seriam Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO). Os grampos da Polícia Federal sobre eles revelam transações suspeitas. Leréia já admite até que será cassado, mas ainda não decidiu se vai renunciar ao mandato.

Casa de ferreiro

O PT mantém cautela em relação ao caso Cachoeira. O envolvimento do deputado Rubens Otoni, flagrado em vídeo pedindo R$ 100 mil a Cachoeira para financiar a sua campanha, pôs a bancada petista na defensiva. Além disso, o julgamento do caso do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) levou a cúpula da legenda a evitar confrontos em plenário sobre o assunto.

Aqueceu

A venda de veículos no Brasil cresceu 21,02% em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No mês passado, foram emplacadas 483.643 unidades

Bloco//

O PTB e o PR formaram um bloco no Senado, liderado pelo senador Gim Argello (DF). O vice-líder é o senador Blairo Maggi (MT), que recusou convite da presidente Dilma Rousseff para ser ministro dos Transportes. O bloco reduz a influência do senador Alfredo Nascimento (AM) na bancada, que volta a integrar a base do governo.

Merenda/ A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e o Ministério da Saúde fecharam um acordo de cooperação técnica com a Organização Pan-americana da Saúde. A parceria visa implementar ações voltadas à promoção da alimentação saudável nas escolas particulares.

Ficha limpa/ O CNJ analisa, na próxima semana, proposta de resolução que obriga todos os tribunais do país a contratarem apenas pessoas com ficha limpa para ocupar cargos de confiança. A intenção do CNJ é estender as mesmas exigências da Lei da Ficha Limpa aos funcionários do Judiciário que não foram aprovados em concurso público.

Livro/ Foi lançado ontem, em Porto Alegre, mais um livro que lança luzes sobre os desaparecidos da Guerrilha do Araguaia. Antes do Passado (Arquipélago) é de autoria da publicitária Liliane Haag Brum.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Lembranças históricas de Maria Prestes - 3a1 (21/03/2012)

A sucessão de Sarney

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 03/04/2012
 
O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), não descarta a eleição do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para a Presidência da Casa na sucessão de José Sarney (PMDB-AP), em 2013. Mas faz a ressalva de que isso deve ser uma "construção política". E também de que há outros nomes possíveis, entre os quais, o seu, é claro.

» » »

Na verdade, desde a substituição de Romero Jucá (PMDB-RR) na liderança do governo, a hegemonia do grupo Sarney-Renan no Senado entrou em xeque. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), é, supostamente, a alternativa mais robusta na sucessão. Porém, não tem liderança entre os colegas de bancada e, na teoria, seria o candidato da presidente Dilma Rousseff e não, propriamente, de Sarney, que perderia o controle da pasta que hoje ele ocupa.

» » »

Outros candidatos entraram na roda. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB-RN), já está em campanha. O presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), é outro. E até mesmo Romero Jucá se posicionou na linha de largada da disputa. Ou seja, foi aberta a sucessão de Sarney. O problema é que o PMDB pode até perder o comando da Casa se a tal "construção política" não acontecer.

Surra// 

O governo anuncia hoje um pacote de desoneração da indústria com foco também na inovação tecnológica para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros. A expectativa no mercado é grande. Ontem, a equipe econômica foi "espancada" pela presidente Dilma Rousseff para melhorar o projeto de restrição a produtos importados e redução da carga tributária.

Competitividade

As velhas câmaras setoriais estão de volta. A presidente Dilma instala hoje os conselhos de competitividade — com representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores — dos seguintes setores: Petróleo e Gás; Naval; Automotivo; Complexo da Saúde; Defesa; Aeronáutica e Espacial; TICs/Complexo Eletroeletrônico; Bens de Capital; Mineração; Metalúrgica; Higiene Pessoal; Perfumaria e Cosméticos; Indústria Química; Celulose e Papel; Energias Renováveis; Construção Civil; Móveis, Calçados, Confecções e Joias; Agroindústria; Comércio; Serviços; e Serviços Logísticos.

Rocada

Cresce o disse me disse no Palácio do Planalto sobre novas mudanças no governo. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (foto), iria para a presidência da Itaipu Binacional. Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ocuparia o lugar. O senador Blairo Maggi (MT), representando o PR, substituiria o político mineiro.

Chicana

O lobby para anular a concessão do aeroporto de Viracopos ganhou força na Casa Civil, que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para questionar a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), contrária ao recurso de uma das empreiteiras derrotadas. Briga de cachorro grande, pode acabar em mais um escândalo.

Sem perdão

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), deu sinal verde à comissão disciplinar da legenda para expulsar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O prazo dado para que ele apresente sua defesa é apenas uma formalidade. Segundo a cúpula do DEM, ele não tem como se explicar de forma convincente sobre as relações com o contraventor Carlos Cachoeira.

Quatro por um

A oposição no Recife resolveu lançar vários candidatos para levar a eleição para a prefeitura da capital de Pernambuco ao segundo turno. São eles: Mendonça Filho (DEM), Raul Jungmann (PPS), Daniel Coelho (PSDB) e, agora, Raul Henry (PMDB). Quem está gostando é o governador Eduardo Campos, do PSB, que torce pela candidatura do ex-deputado petista Maurício Rands. O prefeito João da Costa (PT), que pleiteia a reeleição, virou estorvo para a cúpula do PT.

Nem aí

O alto valor da verba indenizatória recebida pelos deputados estaduais do Amapá é um escândalo. Mesmo assim, o presidente da Assembleia Legislativa, Moisés Souza (PSC), se recusa a tratar do assunto. Cada um dos 24 deputados recebe até R$ 100 mil mensais

Imposto/ A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar ainda hoje o projeto que uniformiza as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do
exterior. O governo tem pressa e quer aprovar a mudança até o fim do mês.

Luzes/ O deputado José Antonio Reguffe (PDT-DF) criticou os tribunais e os órgãos públicos que deixam as luzes acesas à noite e nos fins de semana. "É um desrespeito ao contribuinte. Se fosse o dinheiro do salário deles, não fariam isso", protesta. Segundo o deputado, no fim de semana à noite, tem prédio que parece um navio iluminado.

O vice de Serra

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 01/04/2012
 

A disputa pela Prefeitura de São Paulo não é um passeio pela Avenida Paulista, mesmo para um candidato franco favorito, como o ex-governador tucano José Serra. A prova de que o caminho é pedregoso foram as prévias do PSDB, nas quais o candidato tucano levou um tremendo calor. O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Tripoli, obtiveram 31,2% e 16,7% dos votos, respectivamente, contra 52,1% de Serra, que saiu da disputa menor do que entrou.

» » »

Até hoje Serra não ligou para José Aníbal para pedir apoio. A relação entre os dois nunca foi um mar de rosas, mas piorou com as prévias. No fundo, Serra esperava que Aníbal e Trípoli desistissem da candidatura, assim como o fizeram os secretários estaduais de Meio Ambiente, Bruno Covas, e de Cultura, Andrea Matarazzo.

» » »

Agora, Serra está às voltas com a escolha de seu vice. Mandou recado para o DEM, que namora a candidatura do deputado Gabriel Chalita (PMDB), de que espera o apoio da legenda, mas não lhe entregará a vaga de vice. Tem posição semelhante em relação à Soninha Francine, do PPS, que gostaria de tirar da disputa, porém, não em troca da vice. Essa cadeira está mesmo reservada para alguém indicado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esse sim, o seu aliado principal na política paulista.
 
Pressão

É avassaladora a pressão da cúpula do PSB para que o presidente da legenda em São Paulo, Márcio França, desembarque da candidatura de José Serra e apoie o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, candidato do PT. A candidatura própria está descartada: a ex-prefeita Luiza Erundina não quer entrar em canoa furada

Barganha

O PSB transformou o apoio a Haddad em São Paulo numa moeda de troca. Em 2008, elegeu 314 prefeitos e fez 7,2 milhões de votos. Agora, quer melhorar o desempenho e conta com o apoio dos petistas em várias capitais, a começar por Belo Horizonte (MG), onde o prefeito Marcio Lacerda disputará a reeleição.

Criação

O Ministério da Cultura prorrogou os editais do Prêmio Economia Criativa. As inscrições poderão ser feitas até 16 de abril, para Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras, e até 30 de abril, para Apoio à Pesquisa em Economia Criativa. Ao todo serão distribuídos
R$ 4,1 milhões.


Implodiu

Maurício Rands, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB), está a um passo de ser o candidato do PT à prefeitura de Recife, com apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A corrente liderada pelo senador Humberto Costa já desembarca da administração do petista João da Costa, que pleiteia a reeleição.

Apostas

Apesar das pressões de tucanos e petistas, o deputado Paulinho da Força (PDT) diz que será candidato a prefeito de São Paulo e não abre. Ninguém acredita, apesar de o sindicalista apostar jantares e garrafas de uísque com os interlocutores incrédulos.

Confederações

Com o avanço das obras da Fonte Nova, o governador da Bahia, Jaques Wagner, tenta incluir Salvador na Copa das Confederações, que será realizada em junho do próximo ano. Wagner embarcou ontem para Zurique para se reunir com o comando da Fifa e garantir a presença da Bahia. O estádio deve ficar pronto em dezembro.

Sucessor/ O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciou publicamente que pretende eleger como seu sucessor o deputado federal João Leão, seu correligionário. Os candidatos do PT e do DEM, Nelson Pelegrino e ACM Neto, respectivamente, ainda não acreditam.

Palestra/ O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, falará amanhã sobre A independência do Poder Judiciário e a liberdade de imprensa na América Latina no encontro promovido pela Certal-Flam, entidade que congrega associações de magistrados das Américas, na Universidade de Miami, na Flórida.

Crédito//

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciarão forte redução nas suas taxas de juros e ampliarão o crédito ao consumidor. A presidente Dilma Rousseff pressiona os bancos privados a também baixarem os juros.

As greves na floresta

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 31/03/2012
 
O governo está cortando um dobrado com os empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Como se não bastassem os atrasos nas obras de transposição do Rio São Francisco e de construção da Ferrovia Transnordestina — que tiraram a presidente Dilma Rousseff do sério —, agora o problema é a paralisação das construções de três hidrelétricas no Norte do país: Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia; e Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

»    »    »

Quando a dor de cabeça com as empreiteiras não é o superfaturamento das obras ou o desvio de recursos públicos, surge por causa das péssimas condições de trabalho e dos baixos salários. Ao todo, 43 mil trabalhadores estão de braços cruzados. Somando a usina hidrelétrica de Teles Pires, na divisa de Mato Grosso e Pará, representam um investimento total de R$ 56,6 bilhões.

»    »    »

Os três canteiros de obras viraram uma praça de guerra devido às greves dos trabalhadores, que ameaçam promover um quebra-quebra como os do ano passado, quando até o Exército interveio para conter os peões revoltados. Dessa vez, foi chamada a Força Nacional, que já cerca os canteiros de obras.

Rebelião

Encarregado de resolver o assunto, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, não consegue pôr fim às greves. Motivo: a petista Central Única dos Trabalhadores (CUT), que controla os sindicatos de trabalhadores das quatro usinas, perdeu o comando sobre a peãozada.
 
Conlutas

Uma nova geração de sindicalistas ligada à pequena Conlutas, a aguerrida central sindical organizada pelo PSTU, assumiu a vanguarda do movimento. São operários especializados que já rodaram os canteiros de obras de todo o país, comunicam-se horizontalmente e têm várias greves nas costas. Como falta mão de obra qualificada, têm mais estabilidade nos empregos.


Veterano

Lembram do José Maria de Almeida, candidato à Presidência da República pelo PSTU? É ele que comanda os sindicalistas do Conlutas. Metalúrgico, participou das greves do ABC de 1978 e foi um dos 10 sindicalistas presos com Lula na época. Zé Maria liderou a greve com ocupação da siderúrgica Mannesmann, em 1989, durante o governo do general João Batista Figueiredo. Fundou o PSTU quando a Convergência Socialista foi expulsa do PT.

A nata// 

Na viagem que fará aos Estados Unidos para um novo encontro com o presidente Barack Obama, em 9 de abril, a presidente Dilma Rousseff visitará o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o mais avançado centro de tecnologia do mundo. É para lá que pretende mandar os melhores estudantes brasileiros da rede pública.

Chumbreca

Parece praga de almirante. O petroleiro João Cândido, batizado por Lula em 2010 em homenagem ao marinheiro negro que liderou a Revolta da Chibata, não consegue navegar. Hoje, os técnicos da Samsung farão mais uma tentativa de pôr o motor do navio para funcionar. Na quinta-feira, o barco deixou o cais de acabamento do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape, com a ajuda de rebocadores, mas a prova de mar foi abortada pelo comandante Carlos Augusto Müller.

Resgate

Dois helicópteros e 20 militares brasileiros deixaram Manaus ontem com destino a São Gabriel da Palha, no Norte do Amazonas, para ajudar no resgate de 10 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), sob supervisão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Quatro militares e seis policiais são os últimos reféns em poder dos guerrilheiros. Um avião cargueiro médio com peças de reposição dos helicópteros e equipe de mecânicos acompanhará a operação, que deve ocorrer neste fim de semana.
 
Doação

O Brasil resolveu ajudar o governo do Equador e o Alto Comissário da ONU para Refugiados (Acnur), que abriga 55.700 refugiados, a maioria, colombiana. Foram doados pelo Itamaraty US$ 500 mil

Invalidez/ A deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) comemora a promulgação da emenda constitucional originada da PEC de sua autoria que garante aposentadoria integral aos servidores públicos aposentados por invalidez. A medida corrige uma distorção deixada pela reforma da Previdência de 2003 e resgata um antigo direito dos trabalhadores.

Hidrovia/ A derrocagem, dragagem e sinalização da Hidrovia do Tocantins, bem como das obras do porto de Marabá, foram excluídas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) questiona a decisão do governo, já que a obra possui estudo de viabilidade, projeto básico e licença ambiental.